
Face ao declínio na procura dos cursos de Ciências Sociais, a universidade reestrutura a sua oferta. Para o professor Adilson Semedo, numa era dominada pela tecnologia, a capacidade de interpretar o humano nunca foi tão crucial.
A Universidade de Cabo Verde (Uni-CV) lançou uma nova licenciatura em Sociologia, uma aposta estratégica para revitalizar os estudos sociais e responder às novas exigências de um mundo cada vez mais complexo e mediado pela tecnologia. A decisão surge num contexto de decréscimo de alunos na tradicional licenciatura em Ciências Sociais, uma tendência que o professor Adilson Semedo atribui a uma narrativa global que tem priorizado as ciências exatas em detrimento das humanidades.
Numa conversa que marcou a estreia do podcast sobre a oferta formativa da Uni-CV, o docente, investigador e sociólogo defendeu que, paradoxalmente, a importância da Sociologia cresce à medida que avança a inteligência artificial. “Num futuro onde a interação com máquinas é crescente, a sociologia é crucial para a interpretação das culturas e dos códigos sociais, algo que as máquinas não podem fazer”, afirmou Semedo.
A nova licenciatura foi desenhada com um currículo robusto, que alia uma forte componente teórica e metodológica a um foco em temas prementes da realidade cabo-verdiana, incluindo as dinâmicas sociais geradas pela tecnologia. O curso, que conta com um corpo docente maioritariamente composto por doutorados, visa formar profissionais com uma visão crítica, capazes de atuar no ensino, na investigação ou na assessoria técnica em organismos públicos e privados.
Segundo o professor, a quebra na procura dos cursos de Ciências Sociais, acentuada a partir de 2015, não se deveu a uma falta de mercado, mas a uma mudança no “imaginário académico” nacional e internacional, que passou a ver as áreas tecnológicas como as “verdadeiras ciências”. “O discurso de que não há mercado para a área é falso. A Sociologia é uma área de futuro, pois trabalha com a sociedade, que está presente em tudo”, argumentou.
Inicialmente, a licenciatura em Sociologia será lecionada no campus da Praia, com a ambição de se expandir a outros polos.