5S2A5510_0d7bb.JPG

A Escola de Negócios e Governação da Universidade de Cabo Verde (Uni-CV), em parceria com a Representação da CEDEAO em Cabo Verde, está a promover, de 9 a 11 de junho, no Campus do Palmarejo Grande , a III Semana do Curso de Relações Internacionais e Diplomacia, este ano dedicada à celebração dos 50 anos da Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental (CEDEAO).

A cerimónia de abertura decorreu na manhã de segunda-feira, 9 de junho, na sala 101 do Edifício 8, e foi presidida pelo Vice-Reitor para o Ensino, Formação e Inovação Pedagógica, Professor Jorge Mendes Tavares, em representação do Reitor da Uni-CV. No seu discurso, o Vice-Reitor salientou o papel essencial da academia na promoção da paz, da cooperação regional e do pensamento crítico, sublinhando a importância da diplomacia e da integração como ferramentas para o desenvolvimento sustentável.

Durante a sessão inaugural, foi também exibido um vídeo institucional em homenagem ao cinquentenário da CEDEAO, seguido de sessões temáticas com a participação de embaixadores, académicos, especialistas e representantes de organizações regionais. Os painéis abordaram várias dimensões da integração regional africana, incluindo segurança, mobilidade, direito internacional e diplomacia económica.

O evento tem como principal objetivo fomentar o diálogo entre especialistas, decisores políticos, estudantes e sociedade civil sobre os desafios e oportunidades da integração regional. A programação inclui ainda simulações diplomáticas, mesas-redondas, apresentações académicas e atividades culturais, refletindo a diversidade de temas e abordagens da área de Relações Internacionais.

Hoje, 10 de junho, realiza-se a simulação de uma sessão ministerial do Conselho de Mediação e Segurança da CEDEAO, seguida de um painel sobre os caminhos futuros da integração económica. Amanhã, 11 de junho, o evento termina com comunicações de antigos estudantes do Mestrado em Integração Regional Africana, uma mesa-redonda sobre as consequências da saída do Mali, Burkina Faso e Níger da CEDEAO, bem como uma sessão dedicada à diversidade linguística e inclusão no espaço regional. 

A III Semana de Relações Internacionais e Diplomacia dirige-se, em particular, a estudantes e docentes das áreas das Relações Internacionais, Ciência Política, Direito, Economia e Estudos Africanos, mas também a investigadores, decisores públicos, representantes diplomáticos, organizações da sociedade civil e público interessado nas dinâmicas da cooperação internacional e da integração africana. O evento constitui-se como um espaço privilegiado de aprendizagem e reflexão académica, que combina o rigor científico com a atualidade política, promovendo uma visão crítica e informada sobre os grandes desafios contemporâneos da região. Ao reunir especialistas de renome, académicos e jovens investigadores em torno de temas como a segurança sub-regional, a mobilidade, a diplomacia económica, o regionalismo africano e a construção de uma identidade regional coesa e inclusiva, a iniciativa contribui para consolidar o papel da Universidade de Cabo Verde como plataforma de pensamento estratégico, inovação académica e formação de quadros qualificados para a atuação em contextos multilaterais.

Don't have an account yet? Register Now!

Sign in to your account