Listas homologadas dos candidatos selecionados para matrícula nos cursos de licenciatura
2ª fase de candidaturas
Candidatos Selecionados para Matrícula
previous arrowprevious arrow
next arrownext arrow

banner finalista mindelo 2022 1

cartaz-A3-4ª-conferencia-de-Fisica.png

Como vem sendo habitual, em 2022 realizaremos a 4ª Conferência de Física dos Países de Língua Portuguesa. Esta série de conferências já foi realizada em países da Comunidade de Países da Língua Portuguesa: 2010 em Maputo2012 em Rio de Janeiro e 2019 em São Tomé. Esta 4ª conferência será na Cidade da Praia em Cabo Verde entre os dias 12 e 16 de setembro.

O objetivo desta série de conferências é a partilha de conhecimento científico e técnico entre países de diferentes saberes, mas com muito em comum desde a língua aos desafios da atualidade.

A União de Físicos dos Países de Língua Portuguesa (UFPLP) e a Universidade de Cabo Verde (UNICV) têm a honra de convidar-vos a submeterem trabalhos para a 4ª conferência de Física dos Países da Língua Portuguesa, cujo lema é “Física para o desenvolvimento sustentável”.

A conferência tem, sem excluir outros não mencionados, em destaque os seguintes temas:

  • Divulgação e ensino da Física (incluindo ensino digital e aplicações)

  • Meio ambiente, mudanças climáticas

  • Poluição oceânica e prevenção de calamidades

  • Fontes sustentáveis de energia

  • Contribuições da física para a engenharia

  • Física para a vida

  • Tecnologia espacial, em particular utilização de nanosatélites

  • Sistemas complexos

  • Inteligência artificial

  • Nanotecnologias

O evento terá lugar na Universidade de Cabo Verde em setembro de 2022.

Mais informações aqui

campus novo

Evento_FB_1920x1005.png

DESAFIOS DO ENSINO SUPERIOR EM NOVOS CONTEXTOS SOCIAIS E GEOPOLÍTICOS é o tema da 12.ª Conferência FORGES, uma organização conjunta da Associação FORGES e da Universidade de Cabo Verde.

A 12.ª Conferência FORGES realiza-se entre 23 e 25 de novembro, associando-se à comemoração do 16.º aniversário da Universidade de Cabo Verde que terá lugar a 22 de novembro. A participação na Conferência poderá ser feita presencialmente na Cidade da Praia ou a distância. É esperada a participação de investigadores e instituições de ensino superior de Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Macau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor.

O Programa incluirá a conferência inaugural, a conferência de encerramento, sessões plenárias, fóruns dos diferentes eixos da Academia FORGES e sessões paralelas.

As sessões paralelas terão os seguintes dez temas: 1. Novos Contextos Sociais e Geopolíticos no Ensino Superior; 2. Sustentabilidade no Ensino Superior; 3. Ensino e Investigação no Ensino Superior; 4. Acesso, Diversificação e Internacionalização no Ensino Superior; 5. Transição Digital no Ensino Superior; 6. Mercado de Trabalho e o Ensino Superior; 7. Ciência e Políticas do Ensino Superior; 8. Gestão, Liderança, Governo e Qualidade no Ensino Superior; 9. Financiamento do Ensino Superior e 10. Desafios do Ensino Superior em África.

A 12.ª Conferência FORGES tem por objetivo promover a aproximação de toda a comunidade académica, em especial os decisores da política educativa, os membros dos órgãos de gestão das instituições de ensino superior, os administradores, os docentes e investigadores, sendo uma oportunidade para refletir sobre alguns dos principais temas estruturantes do ensino superior, assumindo-se como um espaço de cooperação, partilha, aprendizagem e investigação de referência.