A Universidade de Cabo Verde vai organizar o workshop intitulado “Transformação Digital do Sistema Financeiro e as Moedas Digitais dos Bancos Centrais”, nesta quinta-feira, dia 23 de janeiro, às 8h30, no auditório 101 do edifício 8 do Campus do Palmarejo Grande. O evento tem como objetivo promover uma discussão abrangente sobre o impacto da transformação digital nos sistemas financeiros e o papel crescente das moedas digitais emitidas pelos bancos centrais (CBDCs).
Este workshop é uma iniciativa do projeto de investigação sobre as moedas digitais baseadas em tecnologias blockchain, liderado pela docente da Faculdade de Ciência e Tecnologia da Uni-CV, Profª Elcelina Silva, financiado pela Fundação para a Ciência e Tecnologia de Portugal. O projeto, desenvolvido sob a orientação do Prof. Miguel Mira da Silva, do Instituto Superior Técnico, propõe um modelo de desenho e implementação de moedas digitais que pode ser aplicado em diferentes contextos nacionais, integrando dimensões económicas, tecnológicas, legais e sociais.
A programação do evento incluirá apresentações em plenária e trabalhos em grupo, utilizando a abordagem de grupo focal para promover o envolvimento ativo dos participantes. O workshop reunirá representantes de instituições governamentais, bancos centrais, reguladores, instituições financeiras, empresas de tecnologia, operadores de telecomunicações, pesquisadores e estudantes de pós-graduação.
Entre os tópicos em destaque estão as oportunidades e desafios das criptomoedas, como a volatilidade e a falta de regulamentação, e as vantagens das CBDCs, que prometem modernizar os sistemas financeiros, ampliar a inclusão financeira e proporcionar alternativas seguras e reguladas às criptomoedas. O evento também busca recolher pontos de vista dos participantes sobre o impacto das moedas digitais na promoção da economia digital e na inclusão financeira.