previous arrowprevious arrow
next arrownext arrow

novembro Azul 5

novembro azul 3

Para consciencialização e prevenção do Cancro da Próstata, a Uni-CV e os parceiros promovem no dia 30 de novembro, no Centro de Convenções do Campus do Palmarejo Grande, uma conferência internacional sobre Cancro da Próstata, com o lema "Educar para que a Prevenção do Cancro da Próstata seja uma prioridade na saúde do homem nos PALOP". A conferência será também transmitida no Facebook e YouTube da Uni-CV.

O Cancro da Próstata é a principal causa de morte dos homens por cancro em Cabo Verde. Por isso, a Universidade de Cabo Verde, através do projeto INCUBATOR, engaja-se na educação preventiva e na investigação com o objetivo de apoiar no diagnóstico precoce e tratamento dessa doença.

Mais de 70% de todos os casos de cancro de próstata ocorre na faixa etária de mais de 65 anos. A partir dos 50 anos, recomenda-se o exame da próstata anualmente.

O projeto INCUBATOR é financiado pela Fundação Calouste Gulbenkian e a Fundação LA Caixa, e coordenado pelos professores investigadores da Uni-CV.

Tem como colaboradores, investigadores e clínicos de prestigiadas instituições médicas e de diagnóstico como da Universidade de Cabo Verde, Faculdade de Medicina da Universidade Eduardo Mondlane, Hospital Agostinho Neto e o Hospital Central de Maputo.

Aceda o link para se inscrever na conferência.

IV Encontro Internacional

 “Desafios da educação digital no período pós-pandemia” é o tema do IV Encontro da Associação de   Educação à Distância dos Países de Língua Portuguesa, que se realiza na Universidade Estadual   Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP) – São Paulo, Brasil, de 30 de novembro a 1 de dezembro de   2022.

 O encontro, que também é transmitido online, é uma organização conjunta da Coordenação de   Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES, Brasil) e da UNESP, com objetivo de   promover a partilha do pensamento e das experiências de aprendizagem em rede, em particular,   as desenvolvidas no período pós-pandemia.

 O evento será transmitido via Youtube, nos canais da CAPES E UNESP.

 Programa do IV Encontro Internacional

 Formulário de inscrição

Seminário Adversarial Machine Learning Post

Pesquisa Saude 01

Pesquisa Saude

Pesquisa Saude 01 1

banner I conprof

A Universidade de Cabo Verde, através da Coordenação de Estudos Franceses e o Instituto de Língua Francesa, em parceria com a Associação dos Professores de Francês de Cabo Verde, realizam de 1 a 3 de dezembro de 2022, a 1.ª Conferência Nacional dos Professores de Francês de Cabo Verde.

A 1.ª conferência, cujo tema central é "Os novos desafios e ganhos do ensino / aprendizagem da língua francesa em Cabo Verde e seus impactos no desenvolvimento do arquipélago", terá lugar no Campus do Palmarejo Grande, edifício 8, auditório 102.

Essa iniciativa conta com o apoio da Embaixada da França em Cabo Verde, da Organização Internacional da Francofonia e do Ministério da Educação.

Consultar Programa

panoramo da arquitetura em cv

"Panorama da Arquitetura Habitacional em Cabo Verde", é a obra de Andréia Moassab e Patricia Anahory, editado pela Uni-CV, a ser transmitido ao vivo pelas redes sociais da universidade.

O lançamento será online, simultâneo em diversos países, dia 01 de dezembro, às 17h00 de Cabo Verde.  O livro será apresentado por Angela Mingas (Angola) e Fabio Velame (Brasil), além de contar, na atividade de lançamento, com a presença de autoridades, colaboradores da pesquisa e de N'dira Cabral, da cantora Lucia Cardoso e do artista multimedia Cesar Schofield.

O livro apresenta um Panorama da Arquitetura Habitacional em Cabo Verde, na qual foram analisadas as tipologias habitacionais de Santo Antão, São Vicente, São Nicolau, Sal, Boa Vista e Maio. Na primeira parte do livro serão apresentados os dados gerais comparados entre as seis ilhas estudadas.

A importância deste estudo é investigar os hábitos de morar da população, com o objetivo de conhecer como estão definidos os espaços de sociabilidade em Cabo Verde, quais os espaços de privacidade e reclusão, como a moradia se relaciona com os espaços de vizinhança e como é a disposição interna das casas, nas suas várias configurações e contextos.

Temas de interesse geral da arquitetura habitacional também serão contemplados nesta parte, nomeadamente património arquitetónico, eficiência energética nas construções e as diferenças marcadamente de género tanto na qualidade das moradias quanto no acesso a serviços básicos, mostrando como as mulheres moram pior e têm menos acesso à infraestrutura urbana que os homens.

 O livro, editado pela Universidade de Cabo Verde, é uma publicação no e-book, que ficará disponível para download gratuito na página web da UniCV, após o lançamento. 

Seminário Field Data to Characterize Source Code

Symposium VI poster PT1

O VI Simpósio "Modalidades de Resistência nos Impérios Ibéricos" terá lugar no auditório Sedas Nunes. Esta conferência está enquadrada no projeto Resistance que tem por objetivo analisar o fenómeno de resistência passiva e ativa e seus impatos, usando estes conhecimentos para transmitir às outras pessoas de modo que compreendam as presentes sociedades em termos políticos, culturais, sociais e económicos.

Este simpósio decorrerá em Lisboa, mas em junho há previsão para que o mesmo evento aconteça na Uni-CV.