cursos_DNS_Redes_Ciberseguranca.jpg

cursos_livre_DNS_Redes_Ciberseguranca.png

A Universidade de Cabo Verde (Uni-CV), em parceria com a Internet Corporation for Assigned Names and Numbers (ICANN), abre as inscrições para o Curso Livre em DNS, Redes e Cibersegurança. A iniciativa, que decorre entre fevereiro e março de 2025, tem como propósito capacitar profissionais e estudantes em áreas estratégicas para a gestão e proteção de infraestruturas digitais, contribuindo para o desenvolvimento tecnológico de Cabo Verde e da região africana.

As candidaturas devem ser submetidas (ver aqui) entre os dias 14 e 29 de janeiro de 2025. A lista dos candidatos selecionados será divulgada no dia 31 de janeiro, tendo as sessões online início no dia 3 de fevereiro de 2025. Já o período de formação presencial acontecerá entre 24 e 28 de março, culminando na entrega de certificados a 28 de março. Os participantes que concluírem com êxito todas as etapas do curso receberão um Certificado de Conclusão emitido pela Universidade de Cabo Verde, reconhecido pela ICANN e válido para comprovação de competências na área.

O curso terá uma duração total de 60 horas, distribuídas ao longo de seis semanas, e será ministrado em formato híbrido (presencial e online). A matriz curricular inclui tópicos essenciais como fundamentos e governança do DNS, introdução ao DNSSEC e sua configuração avançada, segurança das operações de redes, estratégias de OSINT para monitorização de ameaças e implementação de políticas de cibersegurança em contextos organizacionais. As atividades de aprendizagem combinam aulas teóricas disponibilizadas em plataforma digital, sessões práticas de laboratório com ferramentas avançadas de DNS e segurança, bem como palestras de especialistas nacionais e internacionais associados à Uni-CV, à ICANN e a empresas tecnológicas.

O público-alvo engloba estudantes universitários e recém-licenciados em Tecnologias de Informação, Redes e Cibersegurança, profissionais de redes e sistemas, administradores de TI e gestores de segurança. Também se espera a adesão de técnicos de instituições públicas e privadas que lidam com infraestruturas tecnológicas e sistemas de informação. A proposta do curso visa não apenas o domínio de conteúdos técnicos, mas também a consolidação de boas práticas que fortaleçam a segurança e resiliência dos ambientes digitais em Cabo Verde e na região.

_transformacao_digital.jpg

transformacao_digital_setor_financeiros____.jpg

A Universidade de Cabo Verde vai organizar o workshop intitulado “Transformação Digital do Sistema Financeiro e as Moedas Digitais dos Bancos Centrais”, nesta quinta-feira, dia 23 de janeiro, às 8h30, no auditório 101 do edifício 8 do Campus do Palmarejo Grande. O evento tem como objetivo promover uma discussão abrangente sobre o impacto da transformação digital nos sistemas financeiros e o papel crescente das moedas digitais emitidas pelos bancos centrais (CBDCs).

Este workshop é uma iniciativa do projeto de investigação sobre as moedas digitais baseadas em tecnologias blockchain, liderado pela docente da Faculdade de Ciência e Tecnologia da Uni-CV, Profª Elcelina Silva, financiado pela Fundação para a Ciência e Tecnologia de Portugal. O projeto, desenvolvido sob a orientação do Prof. Miguel Mira da Silva, do Instituto Superior Técnico, propõe um modelo de desenho e implementação de moedas digitais que pode ser aplicado em diferentes contextos nacionais, integrando dimensões económicas, tecnológicas, legais e sociais.

A programação do evento incluirá apresentações em plenária e trabalhos em grupo, utilizando a abordagem de grupo focal para promover o envolvimento ativo dos participantes. O workshop reunirá representantes de instituições governamentais, bancos centrais, reguladores, instituições financeiras, empresas de tecnologia, operadores de telecomunicações, pesquisadores e estudantes de pós-graduação.

Entre os tópicos em destaque estão as oportunidades e desafios das criptomoedas, como a volatilidade e a falta de regulamentação, e as vantagens das CBDCs, que prometem modernizar os sistemas financeiros, ampliar a inclusão financeira e proporcionar alternativas seguras e reguladas às criptomoedas. O evento também busca recolher pontos de vista dos participantes sobre o impacto das moedas digitais na promoção da economia digital e na inclusão financeira.

entre_necessidade_ir_sodade.png

23 de Jan. 2025

POST_RSCARTAZ-ILF.jpg

Don't have an account yet? Register Now!

Sign in to your account