85070127_3043414425701434_1197017465683443712_n.jpg

Na Uni-CV, um conjunto significativo de colaboradores e funcionários, desde pessoal dos serviços administrativos aos técnicos de diferentes setores, já regressou aos espaços físicos da instituição, desde o dia 2 de junho, tendo-se retomado o atendimento ao público de forma progressiva e de acordo com as orientações do Governo. O semestre letivo termina a 14 de agosto com aulas e avaliações finais em regime misto.

Esta reabertura dos serviços e das instalações, embora feita com recomendações de distanciamento social, envolve novas regras de segurança sanitária dentro dos edifícios e conta ainda com alguns serviços administrativos a operar em regime de teletrabalho.

Quanto ao ensino, as aulas continuam em regime misto, ou seja, uma parte presencial que foi retomada hoje, no caso das atividades práticas, enquanto a vertente teórica e a avaliação decorrerão preferencialmente a distância. As aulas presenciais vão depender da organização dos trabalhos em cada disciplina, sendo o formato comunicado aos estudantes pelos respetivos professores.

{os-gal-167}

Na Universidade de Cabo Verde, o uso de meios de proteção individual é obrigatório por toda a comunidade e por qualquer visitante ou fornecedor que se desloque às instalações. A Uni-CV disponibilizou máscaras de uso comunitário/social a todos os colaboradores. As máscaras poderão ser reutilizadas e lavadas. Já os estudantes devem deslocar-se com a sua própria máscara, mas para os estudantes que declaradamente não têm condições e estão inscritos nos Serviços da Ação Social, estamos a providenciar máscaras para lhes facultar.

À entrada de todas as instalações da Universidade de Cabo Verde, estão criadas as condições para a lavagem das mãos com água e sabão; existem equipas de gestão da implementação do plano de contingência em todos os campus da Uni-CV; foram reorganizadas as salas de aula de forma a salvaguardar o espaçamento das carteiras e dos estudantes (pelo menos 1 metro); está prevista a limpeza diária das “carteiras” e salas com água e desinfetante; salas de isolamento equipadas estão disponíveis em todos os campus, para apoio aos membros da comunidade académica em situação de suspeita de infeção pelo Covid-19; está previsto o funcionamento das salas de aula com as janelas abertas, salvaguardando a sua ventilação permanente.

{os-gal-168}

O ano letivo irá terminar a 14 de agosto, de modo a cumprir-se o calendário académico definido, garantindo que os estudantes não fiquem prejudicados no término do semestre e ano letivo.

Para o início do próximo ano letivo, está a ser preparado o cenário, em que se afigura o mais provável um misto de aulas presenciais e à distância, tentando evitar-se a presença de muitos estudantes simultaneamente nas salas, e equacionando-se mesmo a hipótese de serem utilizados todos os recursos físicos disponíveis na Uni-CV.

A Academia é um espaço de inovação e de adaptação a novas realidades e a Universidade de Cabo Verde saberá adaptar-se aos novos desafios que se aproximam.

Don't have an account yet? Register Now!

Sign in to your account