JMN.jpegO docente da Universidade de Cabo Verde (Uni-CV) e antigo primeiro-ministro, José Maria Pereira Neves foi eleito, à primeira volta, nas eleições presidenciais de domingo, com 51,5% dos votos, de acordo com dados do apuramento provisório.

O Professor José Maria Neves fez a educação primária em Santa Catarina e os estudos secundários no Liceu Domingos Ramos, na Cidade da Praia, e de seguida viajou para o Brasil, tendo integrado a Escola de Administração de Empresas em São Paulo, da Fundação Getúlio Vargas, onde, em 1986, completou a Licenciatura em Administração Pública.

Em 1988/89, José Maria Pereira Neves exerceu as funções de Diretor do Centro de Formação e Aperfeiçoamento Administrativo (CENFA) e formador nas áreas de Teoria das Organizações, Liderança e Gestão de Conflitos.

O CENFA foi extinto em 1998 pelo Decreto n.º 23/98. No mesmo ano, o Instituto Nacional de Administração e Gestão (INAG) foi criado pelo Decreto-Lei n.ª 24/98. Após dez anos de existência, o INAG extinguiu-se em 2008 pelo Decreto-Lei nº 29/2008. Com a deliberação nº 8/2008, criou-se a Unidade Orgânica da Universidade de Cabo Verde - Escola de Negócios e Governação, integrada na Universidade de Cabo Verde (Uni-CV).

O Presidente eleito fez a sua entrada na vida política em 1977, quando ingressou na Juventude Africana Amílcar Cabral (JAAC), tendo exercido funções de direção.

Depois de ter deixado a Chefia do Governo, José Maria Neves voltou para a Universidade de Cabo Verde (Uni-CV), onde passou a dedicar-se à docência, em 2018, tendo lecionando nos cursos de Relações Internacionais e Diplomacia, Gestão Comercial e Marketing, Economia, Ciências Empresariais e Organizacionais e Especialização em Desenvolvimento Local, até a data da sua eleição.

Don't have an account yet? Register Now!

Sign in to your account