A Reitora da Universidade de Cabo Verde, Judite Medina do Nascimento, proferiu uma comunicação intitulada “os desafios da construção da qualidade das universidades em contexto da incerteza: o caso da Uni-CV”, na terça-feira, dia 21 de setembro, no webinário organizado pela Associação Fórum da Gestão do Ensino Superior nos Países e Regiões da Língua Portuguesa (FORGES).

Judite Nascimento do Nascimento falou dos desafios atuais em tempo de incerteza e definiu como a meta a excelência e a sustentabilidade do País. Tem também como foco principal, transformar a visão de longo prazo de modo reconsolidar a internacionalização. “A nível da infraestruturação e tecnologia esta Instituição tem como desafios e em transformação em uma Universidade moderna e democrática, com grandes infraestruturas em São Vicente, Assomada e atualmente na cidade da Praia com o Novo Campus, situado em Palmarejo Grande”, frisou.

A Uni-CV veio desenvolver, acompanhando a tecnologia no mundo da digitalização. “É a universidade mais tecnológica e digitalizada de Cabo Verde, por possuir 70% dos processos sistematizados e de integração autóctones. Uma universidade autónoma integrada no sistema público internacionalizado e em rede”, afirmou a reitora, salientando as diversas qualidades bem como os desafios de implementação de estratégias de reforço institucional para a construção da qualidade em empreendedorismo e inovação, uma instituição que desde 2018, está a gerir microssistema e consolidar algumas estratégias.

“No contexto de incerteza tem como desafios a revolução no modelo de funcionamento obrigando a tomada de medidas intempestivas. Degradação da situação financeira redução da produtividade e redução das receitas”, sublinhou a Reitora.

Durante a conferência foram tratados assuntos relevantes no que tange a qualidade do Ensino Superior. Participaram ainda do webinário o docente Joaquim Mourato, que trouxe como tema qualidade do Ensino Superior, Sílvia Santos, apresentou os desafios do sistema interno de garantia e qualidade nas Instituições de Ensino Superior, Jacinto Vidigal Silva, debruçou sobre os Sistemas Internos de Garantia da qualidade do desempenho do Ensino Superior em Portugal.

242474604_4359224910857827_8463027844786672720_n.jpeg

Don't have an account yet? Register Now!

Sign in to your account