Abertura oficial

As palavras da Reitora da Universidade de Cabo Verde, Judite Medina do Nascimento, marcaram a sessão solene de boas-vindas da Universidade aos mais de 800 novos estudantes matriculados do ano letivo 2020/2021.

Esta cerimónia foi realizada na sexta-feira, 16 de outubro, no Campus de Palmarejo e transmitida online – uma cerimónia diferente do habitual, simbolizando um ano que vai exigir novas rotinas na forma de ensinar e aprender em tempos de pandemia. No discurso oficial de abertura, a Reitora da Uni-CV pronunciou palavras de incentivo e de esperança, este ano ainda mais vincadas.

Começando por saudar toda a comunidade académica da Uni-CV, desejando um bom ano letivo, Judite Medina do Nascimento recordou que a Universidade acabou de encerrar o ano letivo mais atípico da sua história, com desafios que se previam intransponíveis, sobretudo ligados ao impacto da Covid-19. Referiu que foi possível graças ao empenho, ao profissionalismo e à inteligência dos membros da comunidade académica, que conseguiu rapidamente, em contexto de emergência e de calamidade, desenhar e implementar estratégias de formação a distância em tempo recorde, que permitiram a todos os nossos alunos concluírem o ano letivo de 2019/2020 nas melhores condições possíveis.

“Nesse semestre, estamos a fazer a transição do modelo tradicional, essencialmente presencial, para o modelo híbrido, uma transição que fomos obrigados a operar em situação de emergência. Mas conseguimos dar um salto e hoje, com algumas dificuldades e alguns constrangimentos, estamos a conseguir ultrapassar. Nós estamos a apostar no modelo híbrido em que as aulas práticas decorrem em presença e as aulas teóricas à distância”. Reitora da Uni-CV. 

Em especial, a Reitora da Uni-CV, deu as boas-vindas aos novos estudantes dos três polos da instituição. No discurso, Judite Medina do Nascimento, dirigiu-se aos novos estudantes, afirmando que “fizeram a melhor escolha, a escolha de pertencer esta comunidade“.

 “Sejam muitos bem-vindos e bem-vindas à família Uni-CV, a mais robusta, diversificada Universidade em Cabo Verde, com uma oferta formativa em mais de 30 programas de graduação, cerca de duas dezenas de mestrados e três doutoramentos, sem contar com os cursos livres, modulares e profissionalizantes, com docentes de elevado grau de formação e de prestígio em Cabo Verde”.

Em tempos de pandemia, Judite Medina do Nascimento lembrou que as medidas adotas só serão eficazes se cada membro da comunidade académica, mas também cada visitante dos nossos espaços, seguir à risca as recomendações das autoridades de saúde e usar com coerência as condições colocadas à sua disposição.

O programa de receção dos novos estudantes 2020/2021 encerra no dia 30 de outubro, com a realização de uma conferência no Dia Mundial de Poupança. A decorrer ao longo do mês de outubro, esta será a ocasião ideal para conhecer a Universidade, os colegas, as associações de estudantes, mas também outros grupos e e iniciativas estudantis existentes na Universidade.