Lourdes.jpg A Universidade de Cabo Verde (Uni-CV) e a Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão (UEMASUL), do Brasil, assinaram, na segunda-feira (13), um Acordo de Cooperação Internacional com vista a estabelecer intercâmbio de conhecimento e assistência técnica e científica, relacionados ao ensino, investigação, extensão, inovação, administração universitária e capacitação de recursos humanos entre as duas instituições. 

O acordo, que foi assinado pela Pró-reitora para a Extensão Universitária, Maria de Lourdes Gonçalves e pela Reitora na UEMASUL, professora Elizabeth Nunes Fernandes, prevê ainda o estímulo e a implementação de programas de cooperação técnico-científico e cultural em diversas áreas.

A Pró-Reitora para a Extensão Universitária da Uni-CV, em representação da Reitora Judite Medina do Nascimento, disse que a assinatura do acordo irá fortalecer ainda mais as duas instituições. “Acreditamos que as parcerias entre as nossas instituições vão nos permitir desenvolver investigações comparativas nas duas regiões, por meio da exploração das semelhanças e das diferenças seja para encontrar padrões e diversidades ou para construir analogias. A Universidade de Cabo Verde possui uma forte vocação internacional, alinhada com a própria natureza de uma Nação diaspórica.” Reforça, ainda, “que este acordo de cooperação será um instrumento fortalecedor nas áreas de ensino, de pesquisa e de extensão. Através dele, iremos juntos promover um salto quantitativo entre as nossas instituições, numa parceria que desejamos que seja auspiciosa”.

A Reitora na UEMASUL, falou sobre a emoção da assinatura do primeiro Acordo Internacional da instituição. “É de uma emoção e de uma importância muito grande esse momento para nós. É o nosso primeiro acordo internacional e com uma universidade tão especial, que nos acolheu tão bem. Além da afinidade da língua, temos outra afinidade, que é a de estudar a África, entender a importância da nossa história, de tudo que nos liga dentro desse continente. A internacionalização não acontece de uma hora para outra, ela se constrói. E este é o caminho. A UEMASUL é uma universidade regional, mas com visão internacional. Queremos uma universidade que ultrapasse todas as fronteiras, nacionais e internacionais”, destacou.

O acordo prevê a execução do projeto Conexões Linguísticas e Literárias Brasil-Cabo Verde, que possibilitará a troca de saberes entre estudantes e docentes  de Cabo Verde e do Brasil, fortalecendo os estudos culturais sobre as literaturas em contato. O projeto irá desenvolver atividades de aperfeiçoamento profissional voltadas para a formação continua do professor da literatura brasileira e cabo-verdiana, promovendo a mobilidade académica online e presencial de docentese estudantes cabo-verdianos e brasileiros.

Além dos dirigentes das duas instituições de ensino superior, a cerimónia, realizada de forma online, contou ainda com a presença dos Diretores de Centro da UEMASUL e dos diretores e professores dos cursos de Letras Português dos campi Açailândia, Estreito e Imperatriz. A cooperação entre a UEMASUL e a Uni-CV será baseada na participação conjunta das duas instituições, com o propósito de acelerar e assegurar a expansão qualitativa e quantitativa no ensino superior. 

Don't have an account yet? Register Now!

Sign in to your account