Inauguração dos Laboratórios de Matemática e de Histopatologia
Simpósio VII
previous arrowprevious arrow
next arrownext arrow

literacia dos media.png

Parceiros 1

No próximo sábado, 4 de fevereiro, a Universidade de Cabo Verde receberá, pelas 14:30h, no Centro de Convenções, a cerimónia de apresentação dos filmes selecionados no projeto “Literacia dos Media nas Escolas de Cabo Verde”.

São 20 filmes, de 1 a 2 minutos de duração, que serão apresentados e defendidos perante um júri. Os jovens autores são todos alunos do 5º ao 7º ano de escolaridade, com idades compreendidas entre os 10 e os 15 anos.

Foram cerca de 200 trabalhos submetidos de crianças de 6 escolas da ilha de Santiago. Santa Cruz, São Salvador do Mundo, São Lourenço dos Órgãos, São Domingos, Ribeira Grande de Santiago e Praia.

Todas as obras a serem apresentadas têm como tema base a “Geração Z”, correspondente à faixa etária dos autores, onde expõem questões vivas diversas, relacionadas, nomeadamente, com a desigualdade de género.

Relativamente ao corpo de jurados, este será constituído por personalidades das classes académica, dos media e da política, nomeadamente os Professores Jorge Carlos Fonseca e Daniel Medina.

O Projeto “Literacia dos Media nas Escolas de Cabo Verde” é uma parceria UNFPA, DNE – Direção Nacional da Educação, Uni-CV - Casa da Ciência, EPCV – Escola Portuguesa de Cabo Verde e ACACV – Associação de Cinema e Audiovisual de Cabo Verde.

thumbnail WASAG22 SLIDER

WASAG2EN STD3

thumbnail WASAG22 SLIDERA Universidade de Cabo Verde acolherá pela primeira vez o 2.º Fórum Internacional WASAG, com o tema “Escassez de água na agricultura: Tornar agricultura resiliente às alterações climáticas”, de 7 à 10 de fevereiro no seu Centro de Convenções.

O evento visa promover e posicionar a agricultura no centro das discussões sobre mudanças climáticas com vista em outros futuros eventos.

O Fórum Internacional da WASAG tem como principais objetivos:

  • Mobilizar compromisso político para acelerar ações estratégicas, incluindo políticas e investimentos para enfrentar a escassez de água na agricultura;

  • Formular mensagens que aumentarão o perfil da escassez de água na agricultura nos diálogos sobre mudanças climáticas na Conferência da Água da ONU em março de 2023 e na COP 28 da UNFCCC em novembro de 2023;

  • Discutir formas de tornar a parceria mais eficaz e impactante para a implementação da nova Estratégia WASAG 2021-2024 e envolvendo todos os Parceiros;

  • Compartilhar conhecimentos e informações relevantes sobre questões-chave, criar redes, promovendo a colaboração entre parceiros e mostrar as mais recentes tecnologias, práticas e produtos na agricultura.

 

Symposium VI poster PT1

O VI Simpósio "Modalidades de Resistência nos Impérios Ibéricos" terá lugar no auditório Sedas Nunes. Esta conferência está enquadrada no projeto Resistance que tem por objetivo analisar o fenómeno de resistência passiva e ativa e seus impatos, usando estes conhecimentos para transmitir às outras pessoas de modo que compreendam as presentes sociedades em termos políticos, culturais, sociais e económicos.

Este simpósio decorrerá em Lisboa, mas em junho há previsão para que o mesmo evento aconteça na Uni-CV.

Inclusion.png

Poster Lançamento Livro

A Universidade de Cabo Verde, o Politécnico de Leiria e a Associação Colmeia vão reunir-se, nos dias 9 e 10 de fevereiro, para debater a inclusão e a acessibilidade no âmbito do seminário: “Inclusão em rede(s) – Perspetivas entre Portugal, Brasil e Cabo Verde”.

Este seminário decorre dos protocolos de colaboração entre as três instituições e pretende fomentar o diálogo e ser um espaço de partilha e divulgação de boas práticas na área da inclusão e acessibilidade abordando temáticas no âmbito da democratização cultural, e o impacto da intervenção precoce e desenvolvimento infantil sob uma perspetiva plurissectorial e transdisciplinar.

Os grandes temas em discussão envolvem a educação inclusiva, tecnologias da informação e comunicação para a inclusão, comunicação acessível, inclusão pelas artes e cultura, saúde e bem-estar para todos, entre outros. O evento terá início às 09:00h de quinta-feira no Polo III – Campus de Cruz Grande e conta com a presença de sua Excelência o Senhor Presidente da República de Cabo Verde. No dia 10, decorre no Polo I – Campus do Palmarejo da Universidade de Cabo Verde.

O seminário conta com um leque diversificado de oradores de Portugal, Brasil e Cabo Verde, além dos mestrandos do Mestrado de Educação Especial da Uni-CV, que se iniciou no ano letivo 2021/22 e que já vai na sua segunda edição. Este mestrado decorre de uma parceira entre a Faculdade de Educação e Desporto (FaED) da Uni-CV e a Escola Superior de Educação e Ciências Sociais (ESECS) do Politécnico de Leiria.

Poster Lançamento Livro

O livro “O sonho de Laurinha” é uma obra multiformato, da autoria de Carina Alves, Presidente do Instituto Incluir do Rio de Janeiro, e de Célia Sousa, Coordenadora do Centro de Recursos para a Inclusão Digital da Escola Superior de Educação e Ciências Sociais do Politécnico de Leiria.

O livro reúne dispõe de texto aumentado para crianças e jovens com baixa visão, braille para crianças e jovens cegas, pictogramas para crianças e jovens com incapacidade intelectual e diversidade funcional ou limitações de outra natureza, um código Quick Response (QR) que remete para as versões: e-book, audiolivro, para cegos, e vídeolivro em Língua Gestual Portuguesa, para surdos.

Será apresentado no dia 10 pelas 16:45h na Mediateca da Universidade de Cabo Verde – Polo I Campus do Palmarejo, durante o seminário “Inclusão em rede(s): Perspetivas entre Portugal, Brasil e Cabo Verde”, que acontece nos dias 9 e 10 de fevereiro.

A venda dos livros reverte para a Associação Colmeia.

thumbnail Vers Portuguesa Simpósio VII poster

No quadro do projeto RESISTANCE: Rebelião e Resistência nos Impérios Ibéricos, séculos XVI-XIX (778076-H2020-MSCA-RISE-2017), a Universidade de Cabo Verde, através da Faculdade de Ciências Sociais, Humanas e Artes e do Pólo da Cátedra UNESCO de História e Património, organiza, na cidade da Praia, nos dias 6, 7 e 8 de Junho de 2023, o Simpósio VII intitulado “Resistências Culturais nos impérios ibéricos, 1500-1850”, que decorrerá no campus do Palmarejo Grande.

O Simpósio VII tem como objetivo: analisar as distintas formas de resistência cultural em relação à ordem instituída nos impérios ibéricos, no período que vai de 1500 e 1850, protagonizadas por grupos sociais segregados e subalternos. Pretende-se debater desde as formas de resistência impregnadas no quotidiano que se expressam através do mundo dos objetos (cultura material), passando pelas que se relacionam com as artes, as representações, as línguas, as práticas religiosas, as formas de sociabilidade e as festas.

Serão abordadas os seguintes temas que corresponderão a vários painéis:

- Resistências na cultura material e no quotidiano (casa, alimentação, traje, utensílios, etc.)

- Corpo, doença e cura.

- Artes e resistência (literatura, música, artes visuais e performativas).

- Língua (s) e resistência.

- Representações. Qualificar e desqualificar os outros

- Práticas religiosas como resistência cultural

- Rituais, festas e sociabilidades. Re-significações

Português, espanhol e inglês serão as línguas oficiais do evento. De modo a permitir discussões com o envolvimento de todos, espera-se que cada participante tenha uma compreensão mínima das outras línguas, para além da que irá usar na sua comunicação;

Em relação aos custos de viagem e alojamento, não serão cobertos pelas entidades organizadoras. No entanto, a organização do Simpósio pode fornecer informações sobre possibilidades de estadias e para o planeamento das deslocações;

  • As comunicações em inglês, requererão um PowerPoint em português.
  • Submissão de propostas (títulos, resumos e palavra-chave):
  • Prazo de submissão: de 03 de janeiro a 03 fevereiro de 2023;
  • Prazo de reação às propostas submetidas: de 04 a 19 de fevereiro de 2023;

Serão aceites resumos com 1300 a 1500 carateres (sem espaço) e uma nota biográfica com um máximo de 800 (carateres sem espaço), em português, inglês e espanhol; remeter as propostas para o seguinte endereço: This email address is being protected from spambots. You need JavaScript enabled to view it.

Segue abaixo os editais em inglês e espanhol:

Cultural Resistance across the Iberian  Empires 1500 - 1850

Resistencias Culturales en los Imperios Ibéricos 1500 - 1850

 

University of of Cabo Verde © 2023 | Site Map | Privacy Policy