Saude_1_seminario.jpg

A primeira edição do seminário de Promoção da Saúde na Uni-CV foi realizada hoje, dia 20 de julho, com o objetivo de discutir sobre as formas de promoção da saúde na comunidade académica.

Dinora Cruz, Diretora do Gabinete de Orientação Psicopedagógica (GOPE) sublinhou que este seminário é de extrema importância, na medida em que as populações académicas têm vindo a crescer consideravelmente com o passar dos anos e com isso surge a necessidade de garantir uma melhor qualidade de vida.

Afirmou ainda que o objetivo é "transformar a Uni-CV numa instituição que promove a saúde para os docentes, funcionários e estudantes em todas as suas atividades", ou seja, implementar o modelo PEER-IESS (Peer-Education Engagement and Evaluation Research).

PEER-IESS é um modelo “bottom up” que visa promover saúde e monitorar os estilos de vida das pessoas no seio académico.

Dinora Cruz reconheceu que a Uni-CV tem feito algumas atividades relacionadas com a promoção da saúde, mas afirmou que existe a necessidade de incluir toda a comunidade académica nestas atividades com o objetivo de beneficiar todos os envolvidos.

Adilson Neto, Diretor dos Serviços de Ação Social, destacou alguns projetos e parcerias que o Serviço de Ação Social da universidade tem implementado como o caso das residências estudantis.

No entanto, Adilson Neto identificou ainda alguns dos problemas relacionados com a saúde mental, que precisam ser trabalhados e combatidos neste processo.

O evento deu aos participantes a oportunidade de uma partilha de ideias através do World Café, um momento de reflexão em grupo sobre o tema da integração da saúde nas políticas educativas da Uni-CV.

 O modelo PEER-IESS foi autorizado pelo Reitor e será conduzido pelo GOPE, com apoio da Escola Superior de Enfermagem de Coimbra e em parceria com a organização científica IREFREA Portugal.  O evento contou com a presença de professores da área de Psicologia, Desporto, ECVP, entre outros.

Don't have an account yet? Register Now!

Sign in to your account