Detalhes dos eventos

Cerimónia de Tomada de Posse da Reitora Eleita
Friday, 27 March 2026,  9:30

Docente e investigadora da Faculdade de Ciências e Tecnologia assume a liderança da instituição nos seus 20 anos de história.

Astrigilda Pires Rocha Silveira toma posse como Reitora da Universidade de Cabo Verde (Uni-CV) amanhã, dia 27 de março de 2026, às 09h30, numa cerimónia solene a decorrer no Centro de Convenções do Campus de Palmarejo Grande, na cidade da Praia. A docente da Faculdade de Ciências e Tecnologia tornar-se-á a 5.ª Reitora em duas décadas de história da Uni-CV e a 3.ª democraticamente eleita pela comunidade académica.

A eleição de Astrigilda Silveira foi confirmada pelo Conselho da Universidade a 4 de março, através da Deliberação n.º 004/CONSU/2026, que homologou os resultados da 2.ª volta realizada a 13 de fevereiro. A candidata venceu com 50,65% dos votos ponderados, num ato eleitoral que mobilizou 764 votantes nos quatro círculos eleitorais do arquipélago e que registou sete candidaturas na 1.ª volta.

A cerimónia de investidura terá início às 09h00 com a receção dos convidados, seguindo-se a entrada do cortejo académico às 09h30. O programa inclui momentos culturais, o ato formal de posse e uma sessão de discursos, com intervenções do orador do discurso laudatório, do Reitor cessante, José Arlindo Barreto, da nova Reitora Astrigilda Silveira, e do Ministro da Educação, Amadeu Cruz.

A cerimónia contará com a presença de embaixadores, representantes de instituições nacionais e internacionais, membros do Governo, responsáveis de instituições de ensino superior de todo o país e representantes da comunidade académica.

Para quem não puder estar presente, o evento será transmitido em direto através da página oficial do YouTube da Universidade de Cabo Verde.

banner_eventos_tomada-de-posse_0ee13.jpg

3cb0a3ad-3092-49c8-ae97-e343be491075_1c814.jpg

 

Don't have an account yet? Register Now!

Sign in to your account