A Faculdade de Ciências Sociais, Humanas e Artes (FCSHA) da Universidade de Cabo Verde (Uni-CV), em alinhamento com o seu objetivo estratégico de promover o desenvolvimento do ensino, investigação e extensão no domínio das artes, tem a honra de anunciar a exposição de pintura “Tempos Líquidos”.
Organizada em colaboração com o artista plástico e arte-educador Carlos Lopes, a exposição será inaugurada no dia 05 de junho de 2025, pelas 16h, na Mediateca da Uni-CV, Campus do Palmarejo, contando com a curadoria do Professor Elter Carlos.
“Tempos Líquidos” inspira-se na obra e pensamento do sociólogo e filósofo Zigmunt Bauman, cuja análise crítica da modernidade líquida destaca a fluidez e a incerteza que caracterizam o nosso mundo contemporâneo. Por meio de uma abordagem contemporânea e influenciada pela arte conceptual, Carlos Lopes cria imagens desconcertantes que convidam o público a refletir sobre a fragilidade das relações sociais, o individualismo exacerbado, o consumismo e o culto do efémero na sociedade atual.
Esta exposição transcende a simples contemplação estética, propondo uma reflexão profunda sobre a condição humana, a desestruturação dos paradigmas estabilizadores e o impacto dessas transformações nas vidas e comunidades.
Convidamos toda a comunidade académica e o público em geral a participar deste momento cultural e reflexivo, onde a arte contemporânea desempenha o papel de questionar preconceitos e revelar as invisibilidades da existência.