Licenciaturas 2024/25
Licenciaturas 2024/25
previous arrow
next arrow

transferir O docente e investigador, Celestino Lopes de Barros, da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Uni-CV, apresentou no passado mês (outubro) o seu artigo intitulado “Job Scheduling in Cloud-Fog Architecture – A systematic literature review” (em português, “Agendamento de Tarefas em Arquitetura em Nuvens e Nevoeiro – Uma revisão sistemática da literatura”) na International Conference on Information Technology Systems and Innovation (ICITSI) realizada em Bandung & Padang, Indonésia. 

Celestino Lopes de Barros apresentou este artigo em representação da equipa de investigação também composta por Vítor Rocio, da INESC TEC (Institute for Systems and Computer Engineering, Technology and Science) da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto e da Universidade Aberta de Portugal, André Sousa, da Critical TechWorks do Porto (Portugal) e Hugo Paredes, da INESC TEC e da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro de Vila Real (Portugal)

Segundo o resumo do artigo, a equipa debruça-se sobre a problemática do agendamento de tarefas nas arquiteturas em nuvens e nevoeiro, por levantar muitos desafios. Este trabalho pretende analisar as contribuições da literatura sobre esta questão, tanto quanto ao nevoeiro – complexo e pouco estudado – como quanto ao escalamento em nuvens – menos complexo e, portanto, mais estudado. Uma primeira revisão sistemática da literatura cobriu mais de 1000 artigos relevantes no período de 2015 a 2020, antes de selecionar e categorizar num segundo tempo 30 artigos seguindo uma metodologia específica. O objetivo final desta revisão é fornecer “um roteiro para orientar a futura agenda de pesquisa sobre este tópico”.

Organizada pelo Institut Teknologi Bandung, a FTI-UNAND (Faculdade de Tecnologia de Informação de Padang) e o IEEE (Instituto de Engenheiros Eletricistas e Eletrónicos), a conferencia ocorreu em Bandung & Padang, Indonésia, entre os dias 19 e 22 de outubro de 2020, e foi a sexta edição. Pretende apresentar avanços recentes e relevantes na área de sistemas de tecnologia da informação e inovação. Para selecionar as apresentações, foi realizada uma chamada de trabalhos focada nos tópicos de Serviços de Informática; Sistemas e Engenharia de Serviços Inteligentes; Segurança, Perícia e Direito Digital; Transformação e Inovação Digital; Gestão e Governança das Tecnologias de Informação.

Don't have an account yet? Register Now!

Sign in to your account