A Universidade de Cabo Verde e o Núcleo de Estudantes de Medicina da Faculdade de Ciências e Tecnologias da Uni-CV, organizam o I Fórum Nacional da Educação Médica em Cabo Verde, online, via plataforma Zoom, entre os dias 3 e 4 junho. O evento reúne reconhecidos especialistas nacionais e estrangeiros de diversas entidades que direta ou indiretamente estão ligados ao programa de formação e exercício da arte médica em Cabo Verde.

A cerimónia de abertura que se realiza no dia 3, com início às 9 horas, contará com a presença da Secretária do Estado do Ensino Superior Eurídice  Furtado Monteiro, da Magnífica Reitora da Uni-CV, Judite Medina do Nascimento e do Representante da Organização Mundial da Saúde em Cabo Verde, Agudelo Hermando.

Com o objetivo de proporcionar um espaço de apresentação de trabalhos científicos e debate sobre um leque de temas, o Fórum encontra-se dividido  por grande áreas temáticas, distribuídos por painéis, tais como: a formação nacional de recursos humanos para o Sistema Nacional de Saúde; o modelo da educação médica adequado para Cabo Verde; o futuro da educação médica; a investigação clínica em território nacional bem como o impacto que a expansão da Uni-CV na área da saúde terá sobre a formação de novos quadros para o Sistema Nacional de Saúde.

Recorda-se que a Universidade de Cabo Verde abriu em 2015, em parceria com a Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra seu primeiro curso de Mestrado Integrado em Medicina, dando início a um ousado projeto de formação médica no território nacional. Segundo o Professor Doutor Fernando Regateiro, antigo presidente do Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra (CHUC), o novo mestrado da Uni-CV “contribuirá para a sustentabilidade da economia de Cabo Verde”, quanto a “produtividade, redução de evacuações, atração de estudantes e utentes estrangeiros”. Entre as motivações para o arranque deste Programa de Formação Médica, esteve a necessidade de se combinar o número crescente de médicos com a melhoria da formação especializada e contínua, a distribuição dos médicos pelo país, a gestão, a motivação e a satisfação destes bem como o incremento do desempenho dos serviços.

O ano letivo 2020/2021 foi marcado a muito como o ano em que ocorrerá o 6º e último ano de formação da primeira turma de estudantes admitidos. Nesta altura, o Núcleo de Estudantes de Medicina da Universidade de Cabo Verde considera que é chegada a hora para se fazer um balanço daquilo que foram os primeiros anos com uma radiografia das dificuldades e dos excelentes ganhos, e também discutir soluções para a melhoria contínua da qualidade da educação médica nacional.

Assim, é hora de se pensar qual é o modelo de Educação Médica que melhor se adequa a este país e aos nossos futuros médicos e também reconhecer devidamente a importância da parceria da Universidade de Coimbra, para que hoje estamos a formar médicos. Neste sentido, e porque o corrente ano letivo será marcado pela ampla extensão universitária da Universidade Pública nas áreas da saúde.

Inscrição gratuita aqui.

Programa pdf

Don't have an account yet? Register Now!

Sign in to your account