Deliberação aprovada em sessão extraordinária confirma os resultados da 2.ª volta, realizada a 13 de fevereiro. A candidata venceu com 50,65% dos votos ponderados, contra 46,63% de Crisanto Barros, num ato eleitoral que mobilizou 764 votantes nos quatro círculos eleitorais da Universidade.

O Conselho da Universidade de Cabo Verde (CONSU) homologou hoje, 4 de março de 2026, os resultados eleitorais da 2.ª volta para a eleição do Reitor, confirmando a vitória de Astrigilda Pires Rocha Silveira, que se torna a 5ª Reitora da Universidade de Cabo Verde e a 3.ª Democraticamente Eleita. A deliberação n.º 004/CONSU/2026, aprovada em sessão extraordinária realizada em formato híbrido - na sala de reuniões do CONSU, edifício 2, sala 101, e com recurso à plataforma Teams -, tem efeitos imediatos e encerra formalmente um processo eleitoral que mobilizou a comunidade académica ao longo das últimas semanas.
A eleição, realizada no dia 13 de fevereiro de 2026 nos quatro círculos eleitorais do arquipélago - Praia (Palmarejo Grande), São Vicente (Mindelo), Santa Catarina de Santiago (Cruz Grande) e São Filipe (Fogo) -, foi apurada pela Comissão Eleitoral presidida pelo Professor Silvino Lopes Évora. Os resultados definitivos, tornados públicos a 16 de fevereiro, deram conta de uma vitória da candidata Astrigilda Silveira com 50,65% dos votos válidos ponderados, contra 46,63% do candidato Crisanto Avelino Sanches de Barros.
A nova Reitora conquistou a maioria em três dos quatro colégios eleitorais: obteve 53 votos ponderados entre os docentes doutorados (contra 43 de Crisanto Barros), 54 entre os outros docentes (contra 53) e 59 entre os não docentes (contra 45). No colégio dos estudantes - o maior em número de votantes, com 449 participantes -, Crisanto Barros obteve a maioria com 240 votos ponderados, contra 198 de Astrigilda Silveira. A diferença final de cerca de quatro pontos percentuais reflete um escrutínio renhido, decidido sobretudo nos colégios docente e não docente.
Resultados ponderados por colégio eleitoral
Quatro círculos, um resultado
O ato eleitoral decorreu em 16 mesas distribuídas pelos quatro círculos eleitorais da Uni-CV. O círculo da Praia - Palmarejo Grande, o maior da Universidade - concentrou 529 dos 764 votantes, seguido de São Vicente (Mindelo) com 175, Santa Catarina de Santiago (Cruz Grande) com 53 e São Filipe (Fogo) com 7. No total, foram registados 11 votos em branco e 8 votos nulos, com uma abstenção de 2.251 eleitores inscritos que não exerceram o direito de voto.
Votantes por círculo eleitoral
A deliberação do CONSU foi tomada ao abrigo da alínea j) do n.º 1 do artigo 19.º dos Estatutos da Uni-CV, aprovados pelo Decreto-Lei n.º 4/2016, de 16 de janeiro, em conjugação com o n.º 7 do artigo 14.º do Regulamento de Eleição do Reitor, aprovado pela Deliberação n.º 013/CONSU/2017. A sessão extraordinária foi presidida pelo Professor José Arlindo Barreto, na qualidade de Presidente do Conselho da Universidade e Reitor em exercício.
A homologação dos resultados encerra um processo eleitoral que registou sete candidaturas na 1.ª volta - sinal de vitalidade democrática e de vontade de participação na definição das políticas académicas da instituição.