IMG_0039_a8e28.jpg

A Universidade de Cabo Verde (Uni-CV) acolheu, nesta terça-feira, o I Workshop Nacional do Projeto ELEVATE-WISE — Empowering Ladies in STEM through Varied Approaches for Technological Excellence , um evento que reuniu estudantes, docentes, profissionais do setor da ciência e tecnologia e representantes de instituições nacionais e internacionais, com o objetivo de refletir sobre a promoção da igualdade de género e o fortalecimento da presença feminina nas áreas da Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática (STEM).

O encontro decorreu na Sala António Correia e Silva da Mediateca do Campus do Palmarejo Grande, em formato híbrido, constituindo uma plataforma de partilha de experiências, apresentação de resultados de investigação e discussão de estratégias para ampliar a participação feminina nas áreas científicas e tecnológicas.

A sessão de abertura contou com intervenções do Reitor da Uni-CV, Professor Doutor José Arlindo Barreto, da Representante da União Europeia em Cabo Verde, Virginia Mulas, e da Professora Doutora Daria Hulika, da Universidade de Burgos (Espanha), que participou online como representante da coordenação internacional do projeto.

O Reitor José Arlindo Barreto sublinhou a importância da inclusão das mulheres nas áreas STEM, afirmando que “o futuro da inovação e do desenvolvimento sustentável depende da plena participação feminina em todos os domínios do conhecimento”. Felicitou ainda a equipa nacional do projeto pelo excelente trabalho na organização do workshop, destacando o compromisso da Uni-CV com a formação, inovação e empoderamento feminino.

Virginia Mulas destacou o apoio europeu ao projeto, financiado pela União Europeia, e prestou homenagem à fundadora do Programa Erasmus, recentemente falecida aos 91 anos, sublinhando o seu legado na mobilidade académica e na cooperação internacional. Acrescentou ainda que:

“O workshop não se encerra hoje; trata-se de uma iniciativa contínua no âmbito do ELEVATE-WISE, e a Universidade de Cabo Verde continuará a implementar as atividades previstas, utilizando plenamente os fundos do Erasmus+ para fortalecer o empoderamento das mulheres nas áreas STEM, promover a cooperação académica e científica internacional e reforçar a presença das mulheres em STEM em Cabo Verde e na região.”

Seguiu-se a apresentação detalhada do projeto ELEVATE-WISE pela Universidade de Burgos e o testemunho inspirador da Engenheira Rosa Afonso, do Ministério da Educação, que partilhou a sua experiência pessoal e profissional enquanto mulher numa área científica predominantemente masculina.

Um dos momentos altos da manhã foi a apresentação do diagnóstico sobre a situação das meninas e mulheres nas áreas STEM em Cabo Verde, conduzida pela Professora Doutora Clementina Furtado (Uni-CV) e pelo Professor Doutor Luís Rodrigues (Sociedade para o Ensino, Ciência e Cultura, SA). O estudo revelou desafios e oportunidades para aumentar a participação feminina no ensino e na investigação científica, seguido de um debate moderado pela Profª. Aleida Furtado.

Entrega do prémio de design e reconhecimento do talento

Durante o workshop, foi entregue o prémio do Concurso Internacional de Design do Logótipo ELEVATE-WISE ao estudante Elton Júnior Tavares, do Curso de Comunicação e Multimédia da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Uni-CV.

O jovem agradeceu à Uni-CV, através do CIGEF, pela oportunidade de valorizar o talento dos estudantes e promover a igualdade de género nas áreas STEM. Explicou que o logótipo nasceu da vontade de traduzir visualmente os valores centrais do projeto  inclusão, capacitação, inovação e diversidade  e de representar a força das mulheres que, com talento e determinação, elevam o conhecimento e inspiram novas gerações. “Fico feliz em poder contribuir através do design para um projeto que defende uma causa tão relevante”, afirmou.

O ELEVATE-WISE é um projeto Erasmus+ (ERASMUS-EDU-2024-CBHE-STRAND-1), com duração de 36 meses (2024–2027), que atua em Cabo Verde e na Costa do Marfim, com o objetivo de empoderar raparigas e mulheres em STEM através de programas de mentoria, formação e divulgação científica.

O consórcio é composto por seis parceiros: Universidade de Burgos (Espanha, líder do projeto), Instituto Politécnico de Leiria (Portugal), Université Alassane Ouattara e Université Félix Houphouët-Boigny (Costa do Marfim), Universidade de Cabo Verde e Sociedade para o Ensino, Ciência e Cultura, SA (Cabo Verde).

O workshop evidenciou o compromisso da Uni-CV em apoiar as mulheres nas áreas STEM, valorizar o talento feminino e impulsionar a ciência e tecnologia como motores de um desenvolvimento inclusivo e sustentável.

Don't have an account yet? Register Now!

Sign in to your account