cartaz a0 2968f 62b9e

Realizou-se esta segunda-feira, 8 de setembro de 2025, no Campus do Mindelo, na Faculdade de Educação e Desporto da Universidade de Cabo Verde (FaED/Uni-CV), o minicurso “Ecologia Linguística Cabo-verdiana: oficina de reforço de competências científicas, metodológicas e pedagógicas”, atividade preparatória que antecede a abertura oficial do 23.º Encontro Anual da Associação de Crioulos de Base Lexical Portuguesa e Espanhola (ACBLPE).

Dirigida a docentes do ensino secundário, a formação teve como objetivo fortalecer competências de investigação e ensino ligadas ao estudo das línguas crioulas e ao contacto linguístico. A sessão contou com a participação de investigadores de várias universidades internacionais, como Nicolas Quint (CNRS/INALCO), Denis Creissels (Université Lumière Lyon 2), Carlos Silva (Wikimedia Portugal), Miguel Gutiérrez (Universidade de Augsburgo), Alexander Yao Cobbinah (USP) e Joachim Steffen (Universidade de Augsburgo). Foram abordados temas como a caracterização das línguas crioulas, a morfossintaxe das línguas atlânticas e mandês, a padronização digital de línguas minoritárias, variedades de contacto em África e nas Américas e os fatores cognitivos do contacto linguístico.

Abertura oficial acontece amanhã

A abertura oficial do encontro terá lugar amanhã, 9 de setembro de 2025, às 10h30, no Auditório da FaED, e com transmissão online. Conta com a presença de representantes da Reitoria da Uni-CV, da Cátedra Eugénio Tavares de Língua Portuguesa, da ACBLPE e da Embaixada de Portugal.

Ao longo de três dias, o encontro reunirá mais de 40 investigadores de países como Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Portugal, Alemanha, Espanha, França e Senegal, em cinco conferências plenárias e dezenas de painéis paralelos, com o objetivo de promover a ciência cidadã e fomentar debates sobre educação, políticas linguísticas e impacto social.

A programação cultural do encontro inclui a apresentação da tradução cabo-verdiana do romance “Os Dois Irmãos”, de Germano Almeida (9 de setembro), e a apresentação, na Alliance Française do Mindelo, da versão em crioulo de São Nicolau de “O Principezinho”, de Antoine de Saint-Exupéry (10 de setembro). No dia 12 de setembro, já em contexto de pós-encontro, está ainda prevista uma visita académica e cultural à ilha de Santo Antão, proporcionando aos participantes um contacto direto com a diversidade linguística e cultural do arquipélago.

Promovida pela Uni-CV, ACBLPE e Cátedra Eugénio Tavares de Língua Portuguesa (CET-LP), a edição de 2025 conta com o apoio de instituições internacionais de referência, como o Centre National de la Recherche Scientifique (CNRS), o LLACAN, o Institut National des Langues et Civilisations Orientales (INALCO) e a Universidade de Augsburgo, para além de parceiros locais.

Esta é a segunda vez que a Uni-CV acolhe o encontro, depois da edição de 2016, consolidando o seu papel como espaço de produção e difusão de conhecimento científico e cultural com impacto internacional.

Mais informações em: https://llacan.cnrs.fr/acblpe/

Link da transmissão online: https://www.youtube.com/watch?v=tPbbuo2KlvI 

Programa

Don't have an account yet? Register Now!

Sign in to your account