Faculdade de Ciências eA Faculdade de Ciências e Tecnologia e a Escola de Ciências Agrárias e Ambientais da Universidade de Cabo Verde celebraram, hoje, dia 29 de maio, o Dia Mundial da Energia com a realização do workshop técnico-científico “Luz, Inovação, Sociedade”. O evento, que teve lugar no Campus de Palmarejo Grande da Uni-CV, foi uma iniciativa do Grupo Disciplinar de Física e Engenharia Eletrotécnica e teve como principal objetivo promover o debate interdisciplinar e a reflexão crítica sobre os desafios e as oportunidades da transição energética sustentável.
A sessão de abertura contou com a presença da Presidente da FCT, Professora Doutora Maria dos Anjos Lopes, e do Vice-Reitor da Uni-CV, Professor Doutor Jorge Tavares. O Vice-Reitor proferiu as palavras de abertura, incentivando especialmente as estudantes a integrarem ativamente este tipo de iniciativas, andando lado a lado com os homens, e salientando a importância da igualdade de género nas áreas das ciências e engenharias. A Presidente felicitou a organização pela iniciativa, destacando o papel fundamental da energia para o desenvolvimento sustentável e para a transformação das sociedades.
O workshop decorreu em dois painéis principais. No primeiro painel, moderado pelo Professor Doutor Arlindo Veiga, foram abordados temas como o papel do biogás na transição energética, com apresentação do próprio Professor Arlindo Veiga, e o desenvolvimento de estações meteorológicas de baixo custo, apresentado pelo Professor Doutor Silvestre Baptista e pelo Professor Mestre Mateus Andrade.
O segundo painel, moderado pelo Engenheiro José Camilo de Pina, consistiu na exposição de projetos finais do curso de Engenharia Eletrotécnica. Foram apresentados trabalhos sobre a utilização de aeronaves não tripuladas para deteção de anomalias em parques solares, pelo Engenheiro Leandro Veiga, a avaliação da implementação de fontes renováveis para geração de eletricidade utilizando o método TOPSIS, pela Engenheira Márcia Monteiro, o estudo de casos de sistemas de monitorização de instalações fotovoltaicas de microgeração, pelo Engenheiro Luís Carlos, e o aproveitamento energético de resíduos sólidos urbanos, num caso de estudo do município da Praia, pela Engenheira Carla Tavares. A sessão terminou com uma sessão de perguntas e respostas, promovendo a interação entre os participantes.
O encerramento foi conduzido pela Pró-Reitora, Professora Doutora Sónia Semedo, que reforçou a importância da formação, inovação e compromisso da comunidade académica na construção de um futuro energético mais sustentável e inclusivo.
Este workshop demonstrou o empenho da universidade em fomentar a interdisciplinaridade, a inovação tecnológica e a inclusão, especialmente da participação feminina, nos setores científicos e tecnológicos que são cruciais para enfrentar os desafios globais da energia e do ambiente.