unicv_brasil_cooperacao.png

A Universidade de Cabo Verde (Uni-CV) foi palco, na quarta-feira, dia 3 de abril, de uma mesa-redonda dedicada ao "Legado da Cooperação Bilateral Brasil – Cabo Verde", um evento que sublinhou a fortaleza das relações Sul-Sul, integrado no âmbito do programa "Caminhos Amefricanos: Programa de Intercâmbios Sul-Sul". Esta iniciativa, que teve lugar no auditório nº 102, do edifício 8, no Campus do Palmarejo Grande, surge da sinergia entre o governo brasileiro e a Uni-CV, destacando o empenho de ambas as partes na promoção da igualdade racial e no enriquecimento dos intercâmbios culturais e académicos.

Euridice_Monteiro.pngA Secretária de Estado do Ensino Superior, Eurídice Monteiro, que presidiu à mesa-redonda, destacou a longa e rica história de cooperação entre Cabo Verde e o Brasil. Em suas palavras: “Essa relação cultural histórica entre Brasil e Cabo Verde remonta ao passado, evidenciando uma ligação histórico colonial, cultural, política e também linguística. Curiosamente, nossa historiografia indica que o Arquipélago de Cabo Verde teria sido achado, povoado e colonizado antes do Brasil”, referiu. A Secretária de Estado aprofundou ainda sobre a singularidade de Cabo Verde face ao Brasil desde os primórdios da colonização e a complexidade das relações iniciadas com o tráfico transatlântico de escravos, marcando a primeira interação entre as duas nações.

Embaixador_Brasil.png

Em sequência, o Embaixador do Brasil em Cabo Verde, Colbert Soares Pinto realçou a missão do Ministério da Igualdade Racial do Brasil em reforçar os laços com a Uni-CV através da iniciativa "Caminhos Amefricanos". "É com imenso prazer que testemunhamos a consolidação da nossa colaboração educacional, através de intercâmbios universitários que simbolizam a riqueza dos nossos laços históricos e culturais," sublinhou o embaixador. O programa de estudantes-convênio de graduação foi um dos pontos destacados pelo embaixador, evidenciando a importância deste para o acesso dos estudantes cabo-verdianos a uma educação de qualidade nas universidades públicas brasileiras. Colbert Soares Pinto lembrou ainda o papel vital do Brasil no desenvolvimento educacional de Cabo Verde, incluindo na criação da Uni-CV e o apoio a projetos focados em necessidades educativas especiais.

Sandra_Freire.png

Por sua vez, Vice-reitora para as áreas de Ensino, Formação e Inovação Pedagógica, Sandra Freire, manifestou entusiasmo pela reativação da cooperação educacional, particularmente através do programa da CAPES, evidenciado pelo recente edital dos "Caminhos Amefricanos". Este programa será um vetor crucial para a seleção de estudantes e docentes, fomentando uma rica troca de conhecimentos, experiências e políticas de promoção da igualdade racial entre Cabo Verde e o Brasil," afirmou a Vice-reitora Freire. A relevância da cooperação Sul-Sul, na perspetiva da Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável, foi igualmente destacada, com Sandra Freire a sublinhar o papel crucial desta colaboração no progresso social, político, económico e ambiental a nível global.

Um dos momentos mais esperados foi a conferência proferida pelo Presidente da República de Cabo Verde, José Maria Neves, intitulada “O legado da cooperação bilateral Brasil – Cabo Verde”. O presidente, com sua rica experiência como estudante no Brasil e ex-primeiro-ministro, trouxe uma perspetiva única sobre a importância da continuidade e do aprofundamento dessas relações bilaterais. Ele enfatizou a riqueza do legado histórico, mas também a vastidão de oportunidades futuras nas áreas das indústrias criativas, economia azul, agricultura, defesa e segurança, e especialmente no ensino superior, ciência e inovação.

A discussão sobre o legado desta cooperação bilateral foi enriquecida com intervenções dos docentes Crisanto Barros, José Carlos Anjos e Karina de Fátima Gomes, marcando um momento de reflexão profunda sobre as pontes construídas entre Cabo Verde e o Brasil ao longo dos anos. 

Galeria de fotografias

Don't have an account yet? Register Now!

Sign in to your account