FoodProductsCOVID19 1600x900 0 5c1ac

 

Reproduzimos aqui a mensagem da Reitora da Universidade de Cabo Verde, Judite Medina do Nascimento à comunidade académica, enviada no dia 15 de novembro, a propósito do prorrogamento do estado de calamidade nas ilhas de Santiago e Fogo, e de contingência nas restantes ilhas do arquipélago de Cabo Verde. 

 

"Estimadas e estimados,                                

Docentes, estudantes e funcionários(as) da Uni-CV, 

Votos de muita saúde e de que se mantenham vigilantes e protegidos contra o coronavírus. 

Iniciamos o ano letivo 2020/2021 com muitas perspetivas e expetativas! Continuamos juntos e firmes nesta caminhada pelo desenvolvimento sustentável da nossa Universidade!  

Apesar da pandemia, a Universidade de Cabo Verde, através de cada um de nós, membros da comunidade académica, mantém o seu ritmo acelerado de melhoria contínua e de adaptação à mudança, que nos levará a uma Nova Era de desenvolvimento, de inovação e de modernização. 

O Governo de Cabo Verde, face às tendências de evolução da pandemia da Covid-19 decidiu, através da Resolução nº152/2020, prorrogar o estado de calamidade nas ilhas de Santiago e Fogo, e de contingência nas restantes ilhas do Arquipélago de Cabo Verde.  

O crescimento do número de casos em Cabo Verde é progressivo; a nossa comunidade académica não está blindada e também vê o número de infetados crescer. Não há nenhum caso de contaminação na comunidade académica, graças aos esforços despendidos por todos, no cumprimento das recomendações de prevenção emitidas pelas autoridades nacionais e internacionais e igualmente pelo corpo dirigente da Uni-CV. 

Para que possamos continuar a funcionar em segurança nos nossos espaços, aconselho vivamente, cada membro da comunidade académica nos 3 polos da Uni-CV, em Santiago e no Mindelo, a continuar a seguir rigorosamente as recomendações, nomeadamente: 

  1. Manter o distanciamento físico e o uso obrigatório de máscaras (implementar as recomendações da sinalética específica, presente em todos os espaços da Uni-CV); 
  2. Desinfetar as mãos à entrada de todos os espaços da Uni-CV; 
  3. Evitar contactos desnecessários com superfícies, em espaços de uso comum; 
  4. Evitar aglomeração de pessoas; 
  5. Em caso de suspeita ou confirmação de um teste positivo, recomendamos que sigam o protocolo recomendado de isolamento físico imediato e contactem com o sistema nacional de saúde, através da linha verde 8001112;  
  6. Em caso de surgimento de algum sintoma suspeito nos espaços da Uni-CV, os espaços da Uni-CV dispõem de salas de isolamento, equipadas para garantir a sua proteção e segurança até ser atendido pelos especialistas. Dirija-se imediatamente para a sala de isolamento e siga as instruções que ali encontrar;  

Para a segurança de todos e de todas, mas igualmente para que a Uni-CV continue a cumprir com os seus objetivos e metas pedagógicas e científicas, com a qualidade que se espera, é responsabilidade absoluta do docente, a ponderação sábia, no seu plano de contingência, do equilíbrio das aulas práticas (em presença) e as aulas teóricas (a distância), para cada unidade curricular sob sua responsabilidade, de forma a garantir a qualidade nos requisitos para a acreditação futura da unidade curricular e do programa em que está inserida. Uma articulação estreita com as coordenações dos grupos disciplinares e com as Comissões Executivas é indispensável. 

Para informações e seguimento das notícias, recomenda-se as seguintes hiperligações:  

a. http://www.unicv.edu.cv/covid19  

b. https://covid19.cv/  

c. http://www.minsaude.gov.cv/index.php/documentosite/coronavirus-covid-19  

d. https://www.governo.cv/noticias/  

e. https://www.minsaude.gov.cv/  

f. https://www.who.int/es/emergencies/diseases/novel-coronavirus-2019  

Relembro que o uso do e-mail institucional é de caráter obrigatório e a sua consulta diária é imprescindível no contexto atual.  

A segurança, a estabilidade institucional, a saúde física, emocional e psicológica de todos os membros da comunidade académica, são a nossa prioridade. Devemos juntos garantir igualmente a sustentabilidade, a perenidade e a resiliência da nossa Universidade, aprendendo a funcionar e a manter a Universidade ativa e produtiva, mesmo quando obrigados a trabalhar a distância.  

Faço os mais vivos votos de que todos e todas, membros da comunidade académica da Uni-CV, se mantenham vigilantes, protegidos e saudáveis.  

Aproveito para reiterar a todos e a todas, os votos de um excelente ano letivo 2020/2021.

Cuide-se, mantenha-se vigilante e proteja-se.

Calorosas saudações.

Judite Medina do Nascimento"

  

Don't have an account yet? Register Now!

Sign in to your account