Visita_presidente_CMP.jpg

A Universidade de Cabo Verde recebeu a visita do Presidente da Câmara Municipal da Praia, Francisco Carvalho, que assumiu o cargo em novembro de 2020. No encontro, realizado na quinta-feira, 8 de abril de 2021, na sala de reuniões da Reitoria, as duas instituições discutiram as áreas de uma possível cooperação. 

No encontro, abordaram questões relativas à cooperação entre a Uni-CV e a Câmara Municipal da Praia, e entre os assuntos estiveram em destaque é de realçar a retoma de apoio aos estudantes do Concelho da Praia, conforme deixou entender o Presidente da Câmara Municipal. 

 “A questão de apoio aos estudantes vai acontecer este ano, tem de acontecer este ano, porque todos nós conhecemos a realidade aqui da Praia. A educação é uma questão fundamental para quebrar o ciclo da pobreza, portanto não há que perder tempo com isto”.

Com o objetivo de estudar ideias de projetos e parcerias, a Reitora da Uni-CV, Judite Medina do Nascimento, apresentou a instituição, com destaque dado aos pilares do ensino, da investigação e da extensão universitária. A Uni-CV continua a ser maior a universidade em Cabo Verde, com mais de 40% dos estudantes a frequentar ensino superior no país, cinco Unidades Orgânicas, mais de 40 programas de licenciaturas, e desenvolve investigação e transferência do conhecimento através da extensão universitária. Essa estrutura toda só faz sentido se estiver a serviço do desenvolvimento, e por isso a Reitora da Uni-CV afirmou a total abertura da Uni-CV em colaborar com a CMP, oferecendo a expertise da Universidade. 

Por seu turno, Francisco Carvalho, também mostrou “a abertura total da Câmara Municipal da Praia e a sensibilidade em relação a importância da academia é 100%; nós vamos fazer tudo aquilo que estiver ao nosso alcance para cooperamos com vista a contribuir para que a Universidade de Cabo Verde tenha uma parceria do mais alto nível junto da Camara Municipal da Praia”.

A Universidade de Cabo Verde vai mudar para o novo Campus Universitário nos próximos meses e o Presidente da CMP prometeu resolver os problemas que tem a ver com acesso, iluminação, paragem de autocarro, rua pedonal e outras questões.  “São questões centrais para nós, estamos sintonizados com as vossas preocupações, valorizamos a academia, a ciência, o conhecimento. Não queremos correr o risco de que no início do ano letivo sem ter um conjunto de questões devidamente ultrapassadas”, enfatizou.

Para além da apresentação formal entre as duas instituições públicas e as possíveis áreas de cooperação,  a visita serviu para conhecer os edifícios da Uni-CV, situados em Plateau. 

Galeria de Fotografias  

Don't have an account yet? Register Now!

Sign in to your account