Livros_UniCV.jpgA Uni-CV apresenta as publicações resultantes do I Encontro Internacional da Rede Interdisciplinar de Pesquisa e Diálogos no Sul Global - Rede IntegraSUL e do I Colóquio Interdisciplinar de Integração no Sul Global “Territórios, Ambientes, Saberes, Educação e Políticas Públicas”, realizados nos dias 30 e 31 de outubro de 2019, no auditório da Escola de Negócios e Governação (ENG) da Uni-CV. 

Esta rede constitui uma iniciativa de Grupos de Pesquisa da Universidade Federal do Pará (UFPA, Amazônia Brasil) e de pesquisadores/as da Universidade de Cabo Verde (Uni-CV), com protagonismo do Mestrado em Integração Regional Africana (MIRA/Uni-CV), em diálogo com pesquisadores/as de universidades parceiras, especialmente da Universidade de Integração Internacional da Lusofonia afro-Brasileira (UNILAB).

 Ela vem sendo tecida desde o ano de 2017, mas é, principalmente, em 2019 que sua constituição se inscreve como uma das prioridades de Grupos de Pesquisa das diferentes instituições de ensino superior envolvidas. Em janeiro de 2017, o MIRA, em parceria com outras instituições internacionais, passa a oferecer o primeiro Programa de Pós-Graduação em integração regional da região africana. 

O passo seguinte passou pela criação de uma rede (a atual Rede IntegraSUL) e integração em outras redes, no sentido de não só potencializar os estudos realizados durante a referida pós-graduação, mas também com objetivo de cooperar com outros organismos de investigação e Universidades da região africana e em outras regiões do mundo, na produção e promoção de conhecimentos sobre a integração regional. No ano de 2019 foram muitos os Grupos de Pesquisa cadastrados no Diretório do CNPq e pesquisadores/as de Faculdades e Programas de Pós-Graduação da UFPA que investiram também na constituição da Rede IntegraSUL.

Don't have an account yet? Register Now!

Sign in to your account