docente_unicv_coorienta_investigacao_ee233.jpeg

A docente e investigadora Isabel Inês Araújo, da Universidade de Cabo Verde (Uni-CV), integra a equipa de orientação de um estudo de doutoramento que visa caracterizar, pela primeira vez, a diversidade serológica e molecular do Streptococcus pneumoniae em território cabo-verdiano.

A investigação, desenvolvida pela estudante cabo-verdiana Sandrine Ester da Cruz Monteiro de Pina, no âmbito do seu doutoramento em Biologia na Universidade dos Açores (UAc), tem como título "Diversidade Serológica e Molecular de Streptococcus pneumoniae Isolados em Cabo Verde e Suscetibilidade a Peptídeos Antimicrobianos (AMP) Produzidos por Bacillus".

O projeto beneficia de uma colaboração internacional entre a Uni-CV e a Universidade dos Açores, onde a Professora Isabel Inês Araújo trabalha em conjunto com os orientadores principais, os Professores Drs. Nelson Simões e Duarte Toubarro do Centro de Biotecnologia dos Açores. Envolve ainda, o Laboratório do professor Mário Ramirez do Instituto de Medicina Molecular (IMM) da Universidade de Lisboa, laboratório de referência para o estudo da epidemiologia de S. pneumoniae em Portugal, bem como, importantes instituições locais, incluindo o Hospital Universitário Dr. Agostinho Neto e dois laboratórios privados de análises clínicas: os Laboratórios Sta. Maria e o Laboratório de Análises Clínicas (LAC).

Esta parceria académica, fortalecida através de programas de mobilidade como o Erasmus, demonstra o papel da Uni-CV com a internacionalização do ensino superior e da investigação científica em Cabo Verde. 

Streptococcus pneumoniae é uma bactéria responsável por diversas patologias graves, sendo uma das principais causas de pneumonia, meningite, otite média e sinusite e considerada pela OMS como um dos agentes patogénicos prioritários. Os grupos mais vulneráveis incluem crianças menores de 2 anos, idosos e pessoas com o sistema imunitário comprometido.

Desafio da resistência antimicrobiana

Um dos aspetos mais preocupantes relacionados com este microrganismo é o crescimento da resistência aos antibióticos, tem-se verificado um aumento progressivo da resistência a diferentes antimicrobianos em todo o mundo, incluindo medicamentos que eram utilizados como alternativas terapêuticas. Esta realidade representa um desafio para a saúde pública, motivando a busca por novas estratégias terapêuticas. Entre as alternativas mais promissoras encontram-se os peptídeos antimicrobianos (AMPs), moléculas naturais produzidas por microrganismos como os do género Bacillus

Este projeto assume particular relevância no contexto cabo-verdiano, uma vez que, até à data, não existem estudos publicados sobre a epidemiologia das infeções pneumocócicas, a distribuição dos diferentes serotipos ou os padrões de resistência antimicrobiana do S. pneumoniae no país.

A caracterização da diversidade genética e serológica destas bactérias em território nacional permitirá monitorizar o surgimento de variantes resistentes e de estirpes responsáveis por infeções invasivas, contribuindo para uma melhor compreensão deste agente patogénico em Cabo Verde.

Don't have an account yet? Register Now!

Sign in to your account