Portas Abertas
Portas Abertas
previous arrow
next arrow

prof-elvira-livro.jpg

O artigo científico da investigadora da Faculdade de Ciências Sociais, Humanas e Artes (FCSHA), da Universidade de Cabo Verde, Elvira Reis, foi publicado no livro intitulado Interculturalidade e plurilinguismo nos discursos e práticas de educação e formação: Contextos pós-coloniais de língua portuguesa, com a Editora Peter Lang em Bruxelas. A apresentação da obra realizar-se-á no dia 11 de março de 2021, das 14h00 às 16h00 (hora de Lisboa; GMT), online, mediante a inscrição prévia

O artigo resulta das investigações da Elvira Reis no âmbito do projeto para uma educação bilingue em Cabo Verde: formação de professores e produção de materiais didáticos, inscrito na linha 2 da Cátedra Eugénio Tavares de Língua Portuguesa da Uni-CV.

A obra decorre do crescente interesse em estudos com foco no plurilinguismo e na interculturalidade em espaços de educação e formação, e, ainda, do reconhecimento da ausência generalizada de pesquisas sobre estas questões em contextos pós-coloniais de língua portuguesa, onde a diversidade linguístico-cultural endógena e exógena é marcada por desafios e tensões decorrentes de percursos históricos complexos e singulares.

Numa altura em que a língua portuguesa se evidencia no contexto global, este livro proporciona múltiplas viagens nos tempos e espaços que os falantes desta língua têm cruzado e onde se encontram com outras línguas e culturas, evidenciando de que modo a educação tem sido e pode ser considerada como componente fundamental desta aventura.

Elvira Reis, atualmente Presidente da FCSHA, é doutora em Educação e Desenvolvimento Humano pela Universidade de Santiago de Compostela (Espanha). Publicou dezenas de artigos científicos na área da Didática das Línguas, Educação Linguística, Ciências da Linguagem, Literatura e Cultura, em revistas nacionais e estrangeiras. Foi conferencista em vários colóquios nacionais e internacionais, nas áreas de Linguística e de Literatura.

Don't have an account yet? Register Now!

Sign in to your account