
A Universidade de Cabo Verde (Uni-CV) vai inaugurar, no dia 15 de outubro de 2025, às 9h00, a Plataforma INCUBATOR e o Laboratório de Histopatologia virtual, no Campus do Palmarejo Grande. A iniciativa integra o projeto INCUBATOR - Caracterização Clínico-Patológica do Cancro nos PALOP, desenvolvido com parceiros moçambicanos e financiadores internacionais.
A cerimónia decorre no Edifício 8 (Sala 101) do Campus do Palmarejo Grande e a sessão solene de abertura contará com a intervenção do Magnífico Reitor da Uni-CV, seguindo-se mensagens dos financiadores e intervenções governamentais nas áreas da Saúde, do Ensino Superior e da Ciência. Em seguida, a inauguração formal da Plataforma INCUBATOR, com corte simbólico de fita e visita guiada.
O evento inclui a apresentação do Curso de Pós-Graduação em Diagnóstico Patológico e Molecular, pela Presidente da Faculdade de Ciências e Tecnologia, Maria dos Anjos (10h45), e a partilha de resultados científicos pela equipa do projeto: Neidy Rodrigues (Investigadora Principal), Mamudo Ismail, João Moreno, Jahit Sacarlal, Nelson Tchamo, Mário Frederico e José Benvindo. Serão ainda enunciadas as iniciativas futuras, incluindo a implementação do curso de pós-graduação, a proposta de Mestrado em Biomedicina e a captação de financiamento para novos ciclos formativos e de investigação.
O projeto INCUBATOR é liderado pela Uni-CV, em parceria com a Universidade Eduardo Mondlane – Faculdade de Medicina (UEM-FAMED), o Hospital Universitário Agostinho Neto (HUAN) e o Hospital Central de Maputo (HCM), com financiamento da Fundação Calouste Gulbenkian e da Fundação “La Caixa”. Tem como eixo estratégico o desenvolvimento de infraestruturas de histopatologia e a formação avançada de investigadores, com foco prioritário no cancro da próstata.