agro.jpgOs professores e investigadores da Escola de Ciências Agrárias e Ambientais da Uni-CV publicaram recentemente um artigo científico sobre os Sistemas Alimentares e Segurança Alimentar na Ilha de Santiago, numa revista internacional intitulada “Agriculture”.

artigo, intitulado “Food Systems and Food Security: The Role of Small Farms and Small Food Businesses in Santiago Island, Cabo Verde”, desenvolvido por Arlindo Fortes, Vladmir Ferreira, Elsa Simões, Isaurinda Baptista e Erik Sequeira, analisa o papel e a contribuição das pequenas explorações agrícolas e dos pequenos negócios alimentares para o sistema alimentar e para a segurança alimentar na ilha de Santiago.

Os dados foram recolhidos no âmbito do projeto SALSA (Pequenas explorações agrícolas, pequenos negócios alimentares e segurança alimentar e nutricional sustentável) financiado pelo programa da União Europeia, HORIZON2020, tendo como referencia quatro produtos básicos (tomate, frango, milho e banana).

Numa análise pormenorizada, os resultados mostram que os subsistemas de produção, transformação, distribuição e consumo são diferentes nos diferentes mapas dos sistemas alimentares dos quatro produtos indicados, com inter-relações complexas e diversificadas entre as pequenas explorações agrícolas e os pequenos negócios ligados a vários mercados e a todo o tipo de intervenientes. 

Apesar da sua vulnerabilidade a fatores ambientais, as pequenas explorações agrícolas têm um papel muito importante na melhoria e na diversificação da segurança alimentar e da alimentação na ilha de Santiago. Além disso, as pequenas explorações agrícolas e os pequenos negócios do setor alimentar tendem a contribuir para a criação de emprego nas populações circundantes, na luta contra a pobreza rural, reforçando os meios de subsistência rurais.

O estudo contou ainda com a participação do investigador da Universidade de Pisa, Itália, Stefano Grando, e pode ser acedido através da página oficial da Revista Internacional, “Agriculture”.

“Agriculture” é uma revista científica internacional de acesso aberto, revisada por pares, publicada mensalmente “online” pelo “Multidisciplinary Digital Publishing Institute (MDPI)”.

 

investigadores ecaa

Don't have an account yet? Register Now!

Sign in to your account