uscv200.png

As relações diplomáticas entre os Estados Unidos e Cabo Verde foi criada em 1818 com a abertura da primeira missão do consulado americano na África subsaariana. Mais de duzentos anos os dois países desenvolveram relações fortes e sem precedentes no comércio, educação, segurança e troca de pessoas para pessoas. Os Estados Unidos também estiveram na linha de frente durante a luta contra a escravidão e igualmente contribuíram imensamente por meio de programas de segurança alimentar durante as secas e fomes que atingiram o arquipélago. Os Estados Unidos estabeleceram relações diplomáticas completas com a República de Cabo Verde logo após a independência de Cabo Verde em 5 de julho de 1975.

No âmbito da comemoração dos 200 anos da relação entre Cabo Verde e os Estados Unidos da América, a Universidade de Cabo Verde em parceira com a Embaixada dos EUA, levará a cabo um conjunto de atividades.

No dia 24 de janeiro de 2019, será realizado uma conferência que reunirá eminentes académicos cabo-verdianos e nos EUA, figuras políticas, nomeadamente diplomatas, antigos e atuais embaixadores nos EUA, antigos e atuais Ministros dos Negócios Estrangeiros e cabo-verdianos que viveram e trabalharam nos EUA.

A Cerimónia de Abertura, que se realiza às 8h30, contará com a presença do Presidente da Assembleia Nacional de Cabo Verde, Jorge Santos, do Ministro dos Negócios Estrangeiros e Comunidades, Luís Filipe Tavares, da Chargée D’Affaires – US Embassy, Praia, Marissa Scott – Torres, da Reitora da Uni-CV, Judite Medina do Nascimento e do Presidente da Comissão Científica e Organizadora, Saidu Bangura, docente da Faculdade de Ciências Sociais, Humanas e Artes da Uni-CV.

Programa do evento (.pdf)

uscv200.png

 

Pin It