Sal.jpg

A Universidade de Cabo Verde (Uni-CV) está a participar num projeto inovador destinado a avaliar o potencial turístico dos vulcões de Cabo Verde. Este trabalho é realizado em parceria com o Instituto Vulcanológico das Canárias (Involcan) e o Instituto Tecnológico e de Energias Renováveis (ITER).

Neste âmbito, a Uni-CV integrou uma campanha científica entre os dias 24 de Junho e 1 de Julho, nas ilhas do Sal e Boa Vista, com o propósito de identificar os locais de interesse geoturístico nestes sistemas insulares. A equipa, composta por investigadores do Involcan, do ITER e da Uni-CV, foi representada pela Professora Vera Alfama, coordenadora do projeto (Uni-CV). Esta iniciativa integra-se no projeto VOLTURMAC, cujo objetivo é contribuir para a conservação, proteção, promoção e desenvolvimento do património natural e cultural associado ao fenómeno vulcânico na Macaronésia, através do fortalecimento do turismo vulcanológico.

A referida campanha científica faz parte do projeto VOLTURMAC, que se propõe analisar, avaliar e identificar o potencial do turismo vulcanológico na região. Ao longo da campanha, foram estudados dez locais de potencial interesse geoturístico na ilha do Sal e catorze na ilha da Boa Vista.

Antes de regressarem às Canárias, a equipa de investigação reuniu-se na capital cabo-verdiana, Praia, com Jorge Cólogan, representante da Fundação Canaria para a Acão Exterior em Cabo Verde, para apresentar os resultados preliminares do projeto VOLTURMAC.

A participação da Uni-CV neste projeto internacional reitera o seu compromisso com a investigação académica de elevada qualidade e o desenvolvimento sustentável. O projeto VOLTURMAC constitui uma oportunidade ímpar para explorar o potencial do turismo vulcanológico e promover a conservação do património natural e cultural de Cabo Verde.

Don't have an account yet? Register Now!

Sign in to your account