Professores_CV.jpg

Os professores voluntários cabo-Verdianos, demostraram no dia 25 de março, na sala de ensino 208 do Instituto Confúcio na Universidade de Cabo Verde (Uni-CV), a primeira atividade sobre as suas habilidades de ensino da Língua Chinesa.

De realçar que a atividade teve por objetivo destacar o estilo de ensino dos professores voluntários, avaliar o nível de ensino da Língua Chinesa e o bom uso das técnicas de ensino adquiridas nas formações anteriores. Estiveram presentes nas atividades cinco professores voluntários locais, sete professores chineses e cinco estudantes do curso de Licenciatura em Línguas, Literaturas e Culturas-Estudos Chineses.

O início das atividades deu-se com a primeira apresentação do professor Ivan que abordou a lição do manual instrutivo “HSK 1”, com três jogos atrativos que prenderam facilmente a atenção dos telespectadores. o primeiro jogo “passa 5” serviu de apoio à revisão da contagem em mandarim e de introdução ao tópico em questão (lição 5). O jogo “Toca em cima” teve a participação dos estudantes. Por último, o desafio de construção de frases com base na matéria dada, avaliou o vocábulo e a compreensibilidade dos alunos em relação à matéria.

De seguida, seguiu-se com a apresentação da professora Waldemara Pires e a lição (Sabes falar Chinês?) do manual instrutivo “HSK 1”. A docente começou por escrever no quadro as palavras-chave da lição, descreveu os respetivos PINYINs dos caracteres chineses, realçou a combinação de orações e pediu aos alunos que fizessem frases utilizando as combinações entre outras lições que os alunos foram desenvolvendo ao longo das atividades. Houve uma terceira apresentação por parte do Dr. Fortes, que abordou a Lição 7, "Qual é a data hoje?") do manual HSK 1, explicando assim o vocabulário, com uma lista de combinações de palavras/frases comuns e fazendo com que os estudantes leiam em voz alta.

No penúltimo ato de apresentação, esteve a professora Lilyan Barros, que fez a lição 8, ("Eu quero beber chá") do manual HSK 1, na secção de vocabulários; apresentou-se muitas imagens para se aprofundar as impressões dos alunos, o que  também envolveu algumas imagens da culinária cabo-verdiana. A docenteseguiu com outros exercícios que deixaram os estudantes bem envolvidos e a aula bem atrativa. Por fim, apresentou o Professor Wilson Sanches que ensinou a lição 9 do HSK1 ("Onde é que o seu filho trabalha"). Sanches é o primeiro voluntário estrangeiro a tornar-se professor de chinês depois de estudar a Língua no Instituto Confúcio na Uni-CV.

No final da apresentação dos cinco professores, houve comentários por parte de Wang Lianhua, Zhang Ruijuan e Ruan ZuoYin, mostrando os méritos, partilhas de experiências e alguns problemas que surgiram durante as apresentações com trocas de ideias dos professores chineses e professores locais do Instituto Confúcio.

Galeria de Fotografias

Don't have an account yet? Register Now!

Sign in to your account