visita_grupo_Parlamentar_PAICV.png

A Universidade de Cabo Verde (Uni-CV) recebeu, nesta terça-feira, 3 de outubro, no Campus do Palmarejo Grande, uma delegação do Grupo Parlamentar do PAICV. A visita integra-se no programa de atividades do grupo para o corrente ano e teve como objectivo conhecer o funcionamento da maior universidade do país, identificar desafios e recolher informações úteis para futuros debates parlamentares sobre o ensino superior.

O Reitor apresentou a universidade de forma abrangente, destacando as áreas de formação, as faculdades e as escolas. Abordou também a diminuição do número de estudantes, que atribuiu não apenas à mobilidade para o exterior, mas também à redução geral da população estudantil no país. A universidade tem vindo a investir em investigação e desenvolvimento, ganhando a confiança de diversos parceiros em projectos financiados. Este é um passo significativo na transição de uma universidade focada principalmente no ensino para uma instituição também dedicada à investigação.

O representante do Grupo Parlamentar do PAICV, João Batista, agradeceu pelo acolhimento e sublinhou a importância de conhecer a universidade para a preparação de debates sobre o ensino superior. Foram abordadas questões como a diminuição do número de estudantes, a necessidade de abrir mais estruturas de ensino superior e as fontes alternativas de receita da universidade. "O nosso objectivo é identificar os desafios e responsabilidades para definir políticas de educação para o ensino superior", afirmou o representante parlamentar. A reunião também discutiu temas como a dívida da universidade e a proporção entre bolsas de estudo e propinas.

O encontro serviu como uma plataforma para diálogo e colaboração entre a Uni-CV e o Grupo Parlamentar do PAICV, visando o fortalecimento do ensino superior em Cabo Verde.

Don't have an account yet? Register Now!

Sign in to your account