docentes_Edson_Santos.jpg

O docente e investigador da Universidade de Cabo Verde, Edson Santos, em colaboração com investigadores da Universidade do Algarve, Portugal, destaca as perceções dos residentes da ilha de Santiago, sobre o desenvolvimento turístico durante a crise desencadeada pela pandemia da Covid-19. 

O estudo, intitulado "Residents and Tourism Covid-19 Evidence, Cape Verde" explora como a pandemia influenciou as perceções dos residentes sobre os impactos do turismo, a qualidade de vida e o apoio ao desenvolvimento turístico. Este artigo é parte do livro "Managing Destinations: From Theories to Practices", volume 14, e foi publicado pela Emerald Publishing Limited.

O estudo baseia-se na Social Exchange Theory (Teoria da Troca Social), avaliando as perceções económicas, socioculturais e ambientais dos residentes sobre o impacto do turismo e a influência destas na sua qualidade de vida e apoio ao turismo. Além das implicações teóricas, o estudo oferece também implicações práticas relevantes, especialmente para a tomada de decisões a nível regional e local no sentido de implementar estratégias a longo prazo para um desenvolvimento turístico mais sustentável em comunidades insulares.

Enquanto Cabo Verde caminhava em 2019 para alcançar o objetivo de um milhão de turistas internacionais anuais, a pandemia paralisou a indústria turística. Contudo, a investigação salienta a importância do envolvimento comunitário e da colaboração entre o setor privado e público, membros da comunidade e governo como caminho para alcançar os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.

Managing Destinations: From Theories to Practices discute tanto a teoria quanto os problemas atuais da gestão de destinos, oferecendo exemplos de práticas correntes. Os autores incluem trabalhos submetidos à conferência t-Forum (2020) sobre o tema de gestão de destinos, cobrindo tópicos como política, planeamento e estratégia, partes interessadas, novos mercados, infraestrutura, transporte, e transferência de conhecimento e pesquisa com contribuições de países tão diversos como Brasil, Croácia, Itália, Portugal, Rússia, Arábia Saudita e Espanha.

Don't have an account yet? Register Now!

Sign in to your account