Imprensa Final Sem letras

O Instituto do Arquivo Nacional de Cabo Verde (IANCV) e o Grupo Internacional de Estudos da Imprensa Periódica Colonial do Império Português (GIEIPC-IP) anunciaram a realização do Seminário Internacional “Arquivo e Memórias da Imprensa Cabo-Verdiana e Africana”. O evento acontecerá nos dias 7 e 8 de dezembro de 2023, no Arquivo Nacional de Cabo Verde, na cidade da Praia, e também será transmitido online.

Este seminário é parte das celebrações do aniversário do início da imprensa em Cabo Verde, marcado pelo lançamento do Boletim Oficial do Governo de Cabo Verde em 1842. O evento visa explorar a complexa relação entre a imprensa, o poder e a resistência, tanto no período colonial quanto no contexto pós-colonial.

O evento conta com a parceria do CEComp – Centro de Estudos Comparatistas, Faculdade de Letras, Universidade de Lisboa; CHAM – Centro de Humanidades, Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Universidade NOVA de Lisboa; e da Universidade de Cabo Verde.

Na linha destas comemorações, os organizadores convidam a todos os académicos, jornalistas e outros profissionais a submeterem suas comunicações para discussão até 05 de outubro. Os temas podem variar desde a análise da imprensa como um arquivo de dinâmicas políticas e culturais até a exploração da imprensa periódica como um reflexo das diversas formas de poder e resistência.

O objetivo principal é incentivar estudos dedicados à imprensa colonial e pós-colonial cabo-verdiana e africana. O evento também busca aprofundar o entendimento sobre a imprensa como um arquivo vivo que reflete as transformações políticas, sociais e culturais ao longo do tempo.

Para mais informações e para submissão de comunicações, os interessados podem contactar os organizadores através do e-mail: Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.

Don't have an account yet? Register Now!

Sign in to your account