teste_optidao_ingles.png

SAT

PAO_FUNEMA_hhV2.jpg

inbound268114463598457844

No âmbito do ensino das literaturas e línguas, promovido pela Faculdade de Ciências Sociais, Humanas e Artes da Uni-CV – Polo II, surgiu a necessidade de um “espaço” de construção abrangente, propiciador de novas leituras, discussão de ideias pensamento crítico, que juntasse especialistas, professores, estudantes e leitores de todas as idades em torno da literatura e do objeto-livro, de forma a contribuir para capacitação leitora e fruição estética da sociedade.

Assim sendo, a Universidade de Cabo Verde, com a coorganização do Camões I.P., realizará, de 5 a 8 de maio, a 1.ª edição de Pão e fonema - Festival Literário de Mindelo, que se configura num Festival com o propósito de aprofundar a relação de proximidade, partilha e pertença da literatura com os seus leitores.

Mindelo, terra onde vibra a música, chamará a si a obra literária, e, em torno desta, o teatro, o cinema, as performances, as conferências, as exposições, os encontros e a viagem literária, tendo a Uni-CV e os seus parceiros como agentes impulsionadores desta ação extensiva.

O Festival centrar-se-á em 5 núcleos de atividades:

  1. Encontros com escritores (rúbrica Conversa com Escritores, sendo elas Fátima Bettencourt e Natacha Magalhães) e Projeto "Literar a cidade" (excertos da obra de Corsino Fortes afixados pela cidade - cafés, lojas, restaurantes, locais públicos);
  2. Ciclo de conferências sobre literatura (6 de maio) - Auditório da FAED - conta com conferencistas como Rui Guilherme da Silva, Hilarino da Luz, Francisco Topa, Élter Carlos, bem como com os jornalistas Margarida Fontes e Nuno Ferreira, entre outros convidados;
  3. Viagem literária a Mindelo (5 de maio);
  4. Exposição "18 MOMENTOS" pelas praças da cidade (exposição em xilogravuras, que procura representar a história da literatura cabo-verdiana);
  5. Encontro com escritores infantojuvenis em 8 escolas básicas: António Mota (Portugal), Sally Delgado, Nathalie Melo e Christy Reis (Cabo Verde).

Participe da sessão de abertura que acontecerá neste domingo, 5 de maio, pelas 16h00, no Palácio do Povo em Mindelo.

Programa completo (aqui).

RaulRios-retrato2.jpg

como_comecar_um_projeto_de_pesquisa.jpg

Saidu_Bangura.jpg

PUBLIC-LECTURES-Cartaz.jpg

A Universidade de Cabo Verde através de American Corner realiza a palestra intitulada “The Spread of English in West Africa: A View from Sierra Leone”, que será proferida pelo Professor Saidu Bangura, amanhã, dia 8 de maio, às 16 horas, no American Corner, Ed. 09 - Sala 205, no Campus do Palmarejo Grande e online através da plataforma Zoom.

O Professor Bangura, um académico com raízes em Serra Leoa e Cabo Verde, abordará a disseminação histórica do inglês na região da África Ocidental. A sua análise cobrirá o período desde a chegada das primeiras diásporas de variedades reestruturadas do inglês em Freetown há 237 anos, desencadeada pela iniciativa filantrópica de Granville Sharp, até ao papel do inglês e das línguas crioulas e pidgins baseados em inglês que evoluíram na região.

A palestra adotará uma perspetiva sócio-histórica para examinar a colónia de Freetown nos séculos XVIII e XIX, destacando as conexões históricas entre as variedades de inglês trazidas para a colónia e como estas foram moldadas e, posteriormente, disseminadas pela África Ocidental. Além disso, o evento destacará a influência dos serra-leoneses, especialmente os Krios, na difusão dessas línguas.

O Prof. Bangura é licenciado em Inglês e Linguística pelo Fourah Bay College, Universidade da Serra Leoa, e doutorado em Tradução, Comunicação e Cultura pela Universidade de Las Palmas, Espanha. Atualmente, ele é Professor Auxiliar de Inglês na Faculdade de Ciências Sociais, Humanas e Artes da Universidade de Cabo Verde e tem contribuído para a investigação linguística e cultural tanto de Cabo Verde quanto de Serra Leoa.

Don't have an account yet? Register Now!

Sign in to your account