image001.jpg

 

 

 

 

 

 

 

 

  

CRIATIVIDADES TÉCNICAS NO EIXO SINO-AMERICANO - Soluções Sustentáveis em Contextos Carenciados: Gaivota (Colômbia), Cite Soleil (Haiti) e Yogyakarta (Indonésia). É esta a temática que inaugura, na quarta-feira, dia 19, o ciclo internacional de debates Cidades e Globalização: Perspectivas a partir do Sul Global.

O Ciclo de Debates é uma iniciativa do CIDLOT para todo o ano de 2011, contando com a presença de 17 conferencistas a debater 13 cidades e 10 países nos continentes latino-americanos, africano e asiático.

A primeira conferência, no auditório do Campus do Palmarejo, pelas 18h30, irá contar com os arquitectos N.J Unaka e Michael Utzinger - ambos professores da University of Wisconsin, Milwaukee/EUA e terá como debatedora a arquitecta e professora Patrícia Anahory do CIDLOT/UNICV.

“O recente passado de ocupação colonial tanto no continente africano quanto latino-americano tem determinado alguns aspectos significativos de suas cidades, sobretudo uma marcada segregação espacial, reforçada com o neoliberalismo/neocolonialismo das últimas décadas. No entanto, cada processo de colonização apresentou especificidades com desdobramentos diferenciados para estas cidades nos dias de hoje. Neste sentido, se Yogyakarta, São Paulo, Icapuí, Cité Soleil, Las Gaivotas, Kinshasa, Luanda, Juba, Cidade do Cabo, São Tomé, Praia, Mindelo e Santa Maria têm algo em comum, também são significativamente distintas”, lê-se no documento de apresentação do Ciclo de Debates.

“Trazer para o contexto nacional um debate sobre estas cidades significa uma oportunidade de reflexão conjunta e um exercício epistemológico de pensar o Sul dentro de um outro paradigma, menos importado e mais em acordo com os fenómenos urbanos locais”, continua.

Para este evento que irá atravessar o ano o CIDLOT convidou personalidades renomadas a nível nacional e internacional, arquitectos, urbanistas, antropólogos, designers e cineastas, cujo domínio de actuação tem sido reflectir e trabalhar para distintas realidades sob os efeitos territoriais do processo de globalização.

Para aqueles que frequentarem mais de 75% das conferências será emitido certificado de participação em curso de extensão universitária.

Mais informações em: http://cidadeseglobalizacao.wordpress.com/

 

lista_provisória_guia_turístico-Fogo

lista_provisória_micro-irrigação-Fogo

lista_provisória_micro-irrigação-Santo_Antão 

 

 

O Ministério do Ensino Superior, Ciência e Cultura (MESCC) está a organizar um fórum online sobre “Partilha de Boas Práticas de Ensino-Aprendizagem na Educação Terciária”, com enfoque na relação estudante/professor, tendo em atenção o papel privilegiado que essa relação desempenha em todo o processo educativo.

Neste momento, o MESCC procede à recolha de informação, em todas as instituições de ensino superior (IES) no país, sobre alguns exemplos de boas práticas a funcionar nos estabelecimentos de ensino, para além de ter disponibilizado numa plataforma online um questionário sobre os docentes e discentes de cada IES.

Em função da informação recolhida, serão criados grupos de discussão no fórum online de forma a permitir a partilha e a troca de experiências entre todos os docentes das IES.

A organização conta apresentar publicamente, até 24 de Janeiro de 2011, as recomendações emanadas pelas IES. O documento será posteriormente disseminado e discutido em sessões abertas nas IES perante estudantes, familiares e sociedade civil em geral.

Novos cursos de estudos superiores profissionalizantes abrem na Uni-CV já na próxima semana. Guia Turístico (a funcionar no DCSH), Empreendedorismo e Novas Tecnologias de Negócios (a funcionar na ENG) e Instalação e Manutenção de Equipamentos de Energia Renovável (a funcionar no DCT) são os CESP a serem apresentados na segunda-feira, 17, pelas 16h30, na sala 115 do Campus do Palmarejo.

Também vão ser reeditados os cursos de Gestão e Acompanhamento de Obras e Biodiagnóstico, a funcionar no DCT.

Para o final do mês está prevista a abertura dos cursos de Micro Irrigação e Novas Tecnologias e Guia Turístico na Ilha do Fogo.

Segundo a pró-reitora para a Formação Pós-Secundária e Relações com o Ensino Secundário, Cristina Pires Ferreira, este será o ano da estabilização curricular dos CESP, em que se prevê a publicação do livro de curso e a criação e dinamização do Conselho Consultivo para Formação Superior Profissionalizante na Uni-CV.

 

CM 

 

Seis alunos da Escola de Negócios e Governação da Uni-CV apoiaram a viagem inaugural do novo barco da Cabo Verde Fast Ferry (CVFF), o Kriola, no dia 9 Janeiro, na cidade da Praia, apoio esse, solicitado pelos dirigentes do CVFF à ENG. OS alunos foram responsavéis pelo protocolo do evento, responsabilizando-se por dirigir os convidados VIP a bordo, mas também, realizando o registo das pessoas à entrada.

 

Entre os presentes destacavam-se o Primeiro-Ministro, o bispo de Cabo Verde, vários membros do Conselho de Ministros e empresários. Satisfeitos com o desempenho dos alunos, os dirigentes de CVFF, equacionaram a possibilidade de estágio em futuros eventos e integração na equipa.

Os alunos são do curso de Relacões Públicas e Secretariado Executivo, e já têm alguma experiência em diversos eventos, como é o caso da FIC 2010.  Benilde Carvalhal, Elisangela Varela da Silva, Dulcelina Fernandes, Silvano Pina da Luz, Victor Semedo e Wilson Varela Pinto, foram os alunos que participaram nesta iniciativa.