Globalização, Re-Emergência do Território e Movimentos dos Espaços" é o tema da segunda conferência que o CIDLOT organiza no próximo dia 16, no âmbito do ciclo internacional de debates Cidades e Globalização: Perspectivas a partir do Sul Global.
A conferencista convidada do CIDLOT será a Professora doutora Marina Berthet (UFJ/Brasil e CEAUP/Portugal) e o debatedor Nardi Sousa, mestre e professor da Universidade de Santiago.
Nesta conferência será debatida a noção de território e espaços em sintonia com os debates actuais sobre globalização, espaços e cidades em movimento, as quais permitem analisar, com nova perspectiva, a relação entre lugares e os sentimentos de pertencimento, lugares e suas apropriações e a questão da migração.
“Os "espaços em movimento" implicam focalizar na deslocalização das relações sociais e visões do mundo que se desenvolvem todas as vezes quando as pessoas imigram, no caso específico, a partir da migração de Cabo Verde para São Tomé” diz a nota do CILDOT.
O Ciclo de Debates Cidades e Globalização é uma iniciativa do CIDLOT para todo o ano de 2011, contando com a presença de 17 conferencistas a debater 13 cidades e 10 países nos continentes latino-americanos, africano e asiático.
Participarão convidados nacionais e internacionais, entre arquitectos, urbanistas, antropólogos, designers e cineastas, cujo domínio de actuação tem sido reflectir e trabalhar para distintas realidades sob os efeitos territoriais do processo de globalização.
Mais informações em: http://cidadeseglobalizacao.wordpress.com/
data: 16/02/11 (4f)
hora: 18h30
local: CCB Palmarejo (www.ccb.cv)
Hoje não pode perder mais um Espaço Uni-CV através da Rádio Educativa.
Na Rubrica Uni CV em Foco, estará em destaque o lançamento do livro “Vamos Falar Caboverdiano – Língua e Cultura”, do investigador, Nicolas Quint, cuja apresentação é organizada pelo Departamento de Ciências Sociais e Humanas da Uni-CV.
Destaque também para as Jornadas sobre a Problemática da Investigação Científica da Uni-CV, a decorrerem já na próxima semana no Campus do Palmarejo.
Esta semana, a entrevista de fundo estará ausente do nosso programa para dar lugar a vários acontecimentos que marcaram a actualidade da Uni-CV nestes primeiros meses do ano.
Já no Cantinho dos Estudantes, o novo blog da Associação Académica de estudantes do DECM, em S. Vicente, é o tópico central desta rubrica.
No final, como não poderia faltar, a nossa agenda Uni-CV, que nos informará sobre o que se irá passar nos próximos tempos na Universidade de Cabo Verde.
Os alunos da Uni-CV em São Vicente, e o público em geral, podem participar hoje, 01 de Fevereiro, de uma oficina de canto ministrada pela coordenadora do Núcleo de Música da Universidade, Lúcia Cardoso.
A oficina terá lugar no departamento de ciências sociais e humanas, pelas 19H30, e nela podem participar mesmo os que não pretendem seguir carreira na música.
Lúcia Cardoso esteve também em palestra ontem, 31, no departamento de engenharias e ciências do mar, onde apresentou os projectos do Núcleo de Música aos estudantes e incitou-os a tomar parte activamente nas actividades programadas.
Depois da abertura - em finais de Janeiro - de mais dois cursos de estudos superiores profissionalizantes na ilha do Fogo, a Uni-CV prepara-se para abrir, no próximo dia 10 de Fevereiro, mais um CESP em Santo Antão. A cerimónia de abertura terá lugar na residência estudantil Grã Ducado de Luxemburgo, na Ribeira Grande.
O curso profissionalizante de Micro-irrigação e Novas Tecnologias Agrícolas vai juntar-se ao de Desenvolvimento Social e Comunitário que começou a funcionar na ilha das montanhas o ano passado.
No dia 11, sexta-feira, será a vez de se proceder ao encerramento dos quatro cesp que abriram em Sâo Vicente em 2008: Gestão e Acompanhamento de Obras, Técnicas de Contabilidade, Topografia e Desenho Assistido por Computador e Manutenção de Equipamentos Hospitalares e Hoteleiros.
Em baixo, imagens da abertura dos cursos de Guia Turistico e Micro-irrigação na ilha do Fogo.


O Núcleo de Apoio ao Ensino a Distância da Uni-CV realiza na segunda-feira, 31, uma palestra intitulada “O eLearning e o processo de ensino-aprendizagem na Uni-CV”. A palestrante é a Dra. Elisa Silva, docente do Departamento de Ciências Sociais e Humanas, em Mindelo.
A comunicação, que acontece no âmbito do projecto “Ciclo de Debates” sobre a implementação do eLearning na Uni-CV, será realizada através de videoconferência a partir do Departamento de Engenharias e Ciências do Mar, pelas 10h:00. Na praia, a audiência será no Campus de Palmarejo, na sala 302.
Recorde-se que o “Ciclo de Debates” tem como objectivo suscitar e promover a reflexão em torno de práticas de ensino-aprendizagem recorrendo-se a ambientes virtuais.
O NAED convida toda a comunidade académica a participar do evento.