IMG_4082_WEB.jpg  

I Semana de Relações Internacionais e Diplomacia

VER GALERIA

A I Semana de Relações Internacionais e Diplomacia tomou lugar no Campus do Palmarejo de 19 a 23 de junho sob o lema é “A diplomacia cabo-verdiana: Pressupostos teóricos e desafios práticos”.

A abertura decorreu no dia 19, com o discurso de boas-vindas da Reitora da Uni-CV, Profª Doutora Judite Medina do Nascimento, que destacou o facto de a organização ter conseguido trazer um painel "em que se irá ouvir os grandes atores da diplomacia em cabo Verde".

"A I Semana de Relações Internacionais e Diplomacia, isso torna implícito a ideia de outras semanas que serão realizadas no futuro", disse, fazendo votos que sejam realizadas muitos mais eventos desta índole.

O evento iniciou-se com o tema "Desafios da Política Externa Cabo-verdiana", pelo Dr. José Brito, que falou sobre as transformações necessárias em Cabo Verde para corresponder ao mercado internacional.

DSC00491-2.jpg

 

"Eu não posso pensar em fazer diplomacia sem pensar no que Cabo Verde pode ganhar com isso", concluiu.

O Dr. Camilo Leitão da Graça seguiu-se com o tema “Interesse Nacional e Pragmatismo na Política Externa cabo-verdiana”. “Não podemos separar a política externa da política interna”.

A última intervenção ficou dedicada ao docente da Uni-CV, Dr. Gerson Sousa, que desafiou a plateia a ler a conjuntura e fazer com que Cabo Verde possa aproveitar dos tempos de mudança. “O ambiente internacional é actualmente inseguro, imprevisível e muito complexo”, referiu.

O primeiro dia terminou com o debate da plateia constituída por docentes e estudantes da Uni-CV.

O segundo dia o evento iniciou-se com o painel “Problemática do Desenvolvimento dos Pequenos Estados Insulares”, na qual Dr.  José Maria Silva, do Ministério de Negócios Estrangeiro e Comunidades (MNEC), apresentou as Potencialidades e Vulnerabilidades dos Pequenos Estados Insulares. A segunda comunicação ficou a cargo do Dr. António Lima (MNEC), que se debruçou sobre a problemática ambiental e os Pequenos Estados Insulares em Desenvolvimento e o Professor Doutor João Paulo Madeira, apresentou a Evolução histórico-conceitual dos Pequenos Estados Insulares Africanos.

A apresentação das comunicações seguiu-se com o quarto painel que foi dedicado a “Cabo Verde e as Dinâmicas de Segurança no século XXI” em que Dr. Antero Matos, do Ministério da Defesa, prosseguiu sobre o Conceito Estratégico de Defesa e Segurança Nacional, limitou-se Dr. José António Graça, do Ministério da Defesa, a falar de Cabo Verde e o Atual Contexto Securitário Internacional. O segundo dia foi terminado com uma apresentação da comunicação do Dr. Ricardo Leal, da Embaixada do Brasil em Cabo Verde, em que falou das Dinâmicas de Segurança no Atlântico Sul.

No terceiro dia, a I Semana de Relações Internacionais e Diplomacia iniciou-se com uma conversa aberta com os alunos: Significado das Relações Internacionais e Diplomacia e apresentação do curso. Logo em seguida a Embaixadora de Cabo Verde na República Popular da China Dr.ª Tânia Romualdo sobre o tema “Relações Cabo Verde - China”.

“Relações China e Cabo Verde são relações muito boas e antigas, são relações para além da relação diplomática, são relações de amizade”, afirmou.

IMG_3942-2.jpg

A apresentação dos trabalhos dos estudantes prosseguiu na sala 307 com o seguinte painel: “Diplomacia Cabo-verdiana: pressupostos teóricos e desafios práticos”. As estudantes Joceline Cibel Varela & Larissa de Pina Cabral apresentaram “As funções diplomáticas como instrumento da política externa”, Djeyson Mascarenhas & Agostinho Soares Moreira; explanaram sobre “O debate entre a abordagem realista e idealista nas Relações Internacionais”, Joyce Morais Pessy & Cariny Ferreira debruçaram sobre  “A diplomacia cabo-verdiana: enquadramento histórico e desafios contemporâneos” e o  Henrique Araújo & Cíntia Helena Barros; limitou a falar do “O pragmatismo na política externa cabo-verdiana na Primeira República.

No quarto dia foi apresentada a Oficina de Postura e Linguagem Diplomática, Simulação de uma negociação internacional, Sessão de cinema com análise do filme The Diplomat e por fim foi dedicado a um Momento Cultural (Desfile com trajes tradicionais).

No último dia o Cônsul-geral designado para Boston, EUA, Dr. Hermínio Moniz, proferiu uma palestra sobre “A Evolução Histórica da Diplomacia Cabo-verdiana”.

Por fim, a palavra ficou só do lado do Professor Doutor Vicente Brandão, em nome de Coordenador do curso de Relações Internacionais e Diplomacia, que dirigiu breves palavras aos presentes.

“A Semana de Relações Internacionais e Diplomacia foi encerrada da melhor forma, não só pela contribuição do Cônsul-geral designado para Boston, EUA, Dr. Hermínio Moniz, mas também, toda a dedicação nomeadamente do protocolo, dos docentes e sobretudo dos alunos de Relações Internacionais e Diplomacia, e todos aqueles que se associaram a nós”, afirmou o Professor Doutor Vicente Brandão. 

 

 

Uni-CV realiza I Semana de Relações Internacionais e Diplomacia

semana-de-relações-internacionais.jpg

A Universidade de Cabo Verde, através da Faculdade de Ciências Sociais, Humanas e Artes, vai realizar a I Semana de Relações Internacionais e Diplomacia sob o lema é “A diplomacia cabo-verdiana: Pressupostos teóricos e desafios práticos”, de 19 a 23 de junho, no Campus do Palmarejo. A sessão de abertura vai ter lugar no dia 19, às 9 horas.

A Semana tem como objectivo divulgar o curso de Relações Internacionais e Diplomacia, através do trabalho que tem sido realizado por docentes, discentes e todos os colaboradores de uma forma geral e demonstrar a interação entre o conhecimento das relações internacionais, a vertente teórica e a prática diplomática.

"Problemática do desenvolvimento dos pequenos Estados Insulares" e "Cabo Verde e as Dinâmicas de Segurança do século XXI" vão fazer parte dos temas abordados, além de visitas de estudo, apresentações de trabalhos de estudantes e sessões culturais.

O evento será uma oportunidade para analisar os diferentes temas de acordo com a política externa de Cabo Verde e uma forma de fomentar as reflexões e investigação
através de trabalhos acadêmicos nesta área científica.

Programa

 

coloquiofinal-02.jpg

 

Pin It