fct_abertura.jpg

VER GALERIA

A Faculdade de Ciências e Tecnologias (FCT) da Universidade de Cabo Verde realizou a sessão da abertura oficial da Primeira Escola de Ciências Físicas Brasil - Cabo Verde, esta segunda-feira, dia 10 de abril, no auditório do Campus do Palmarejo, Cidade da Praia.

O ato contou com a presença do Presidente da FCT, Dr. Jorge Tavares, do docente da Universidade Federal do Espírito Santo e coordenador do projeto, prof. Doutor Júlio Fabris, e da Diretora-Geral da Educação em Cabo Verde, Drª Adriana Mendonça.

O primeiro a fazer o uso da palavra foi o Professor da Universidade Federal do Espírito Santo, que explicou em breves palavras o projeto da Primeira Escola de Ciências Físicas Brasil - Cabo Verde.

“Ela nasceu de um projeto do edital brasileiro de cooperação científica do Ministério de Ciências e Tecnologia com os países lusófonos. A ideia era fazer uma escola que dê-se um painel da física teórica, astrofísica e cosmologia”, salientou o coordenador do projeto.

“Sentimo-nos gratificados por sermos a primeira universidade africana a acolher a Primeira Escola de Ciências Físicas Brasil – Cabo Verde”, afirmou o Presidente da FCT.

O presidente da FCT referiu também a intenção de no futuro serem criadas condições para serem ministrados cursos de Mestrado e possivelmente Doutoramento, nas áreas de Ciências Físicas.

 “A Direção Geral da Educação de Cabo Verde representa tudo aquilo que é ensino não superior, portanto, pré-escolar, Ensino Básico e o Ensino Secundário. Recebemos indiretamente quase tudo que é produzido nesta casa e nas academias em geral. Vamos as Escolas Secundárias e vimos somente professores que são formados na Uni-CV, de todas as áreas, inclusivamente de física”, sublinhou a diretora-geral da Educação de Cabo Verde.

A cerimónia da abertura contou com a presença de palestrantes dos minicursos, estudantes inscritos e outros convidados.

 

 Uni-CV realiza abertura oficial da Primeira da Escola de Ciências Físicas Brasil-Cabo Verde

escola_fisica.jpg

 

Primeira Escola de Ciências Físicas Brasil-Cabo Verde acontece de 3 a 13 de abril no Campus do Palmarejo

 

A Universidade de Cabo Verde, o grupo de pesquisa em Gravitação e Cosmologia da UFES (Cosmo-ufes), o Programa de Pós-Graduação em Astrofísica, Cosmologia e Gravitação (PPGCosmo), organizam com apoio do CNPq - Programa Pró-África, a Primeira Escola de Ciências Físicas Brasil-Cabo Verde, entre os dias 3 e 13 de abril de 2017, no Campus do Palmarejo, Cidade da Praia.

Este evento é voltado aos estudantes de física e demais áreas das ciências naturais da Universidade de Cabo Verde. Trata-se de uma série de minicursos, em nível introdutório, proferidos por vários professores e pesquisadores de universidade brasileiras.

A Escola será composta de 11 minicursos, versando sobre as teorias fundamentais da física e suas aplicações, assim como tópicos em biotecnologia.

Biotecnologia, Observações astronómicas, Cosmologia, Estrelas e Buracos Negros, Relatividade Restrita, Física Estatística, Mecânica Quântica, Energias renováveis, Teoria Clássica de Campos, Relatividade Geral são nomes de alguns dos minicursos a serem ministrados na Escola.

Cosmo-ufes é um grupo de pesquisa que faz parte do Departamento de Física da UFES (Universidade Federal do Espírito Santo). Foi fundada em 1983 pelos Professores Antônio Brasil Batista e José Plinio Baptista. Atualmente, o grupo de pesquisa é coordenado pelo Prof. Júlio Fabris. O grupo mantém colaborações com pesquisadores de diversas universidades e centros de pesquisa no Brasil e no exterior, como Bielefeld U. (Alemanha), CBPF (Brasil), Heidelberg U. (Alemanha), Jyväskylä U. (Finlândia), OCA (França) Paris-VI U. (França), PUCV (Chile), UFBA (Brasil), UFJF (Brasil).

Click aqui para mais informações

Pin It