foto amalia lopesAmália Maria Vera-Cruz de Melo Lopes

Natural da Ilha do Sal, Cabo Verde, é Professora Auxiliar da Universidade de Cabo Verde, Doutora em Linguística (Sociolinguística) e Mestre em Linguística Aplicada ao Ensino de Línguas. É actualmente Presidente eleita do Conselho Científico para as áreas de Ciências Humanas, Sociais e Artes e de Ciências Económicas, Jurídicas e Politicas da Uni-CV, Presidente do Conselho Científico do Instituto Internacional de Língua Portuguesa (IILP), Vice-Presidente da Comissão Nacional para as Línguas e Coordenadora Científica do Projecto de Investigação Produção de Material de Apoio ao Desenvolvimento de Competências em Português – Língua Segunda.

 

Exerce a docência no ensino superior desde 1986, no extinto Instituto Superior de Educação, no qual foi membro do seu Conselho Científico a partir Outubro de 1997, tendo sido ainda eleita membro do seu Conselho Directivo, como representante do corpo docente e Chefe do Departamento de Línguas Cabo-Verdiana e Portuguesa. Exerceu o cargo de Directora Geral do Ensino Superior e Ciência de 2001 a 2003.

 

Tem apresentado comunicações em muitos congressos internacionais e entre as suas publicações, destacam-se: O Ensino da leitura no Ensino Secundário. In: Revista de Estudos Cabo-Verdianos n.0 3/4 - Novembro de 2006; A Aula de Português: Reflexão Crítica sobre o Ensino da Produção Escrita. Mindelo. Edições Clabedotche2003; e Da Caligrafia à Escrita. In CELANI, M.ª. A.A. (Org.), Ensino de Segunda Língua - Redescobrindo as Origens. S. Paulo. EDUC. 1997.

 

«« Voltar