Enquadramento

A Escola de Ciências Agrárias e Ambientais (ECAA) da Universidade de Cabo Verde, no intuito de multiplicar o seu potencial de transferência de conhecimentos, cria o Doutoramento em Gestão e Políticas Ambientais, uma formação que se pretende de excelência, em termos de qualidade e mobilização de parceiros. Um curso de reconhecimento internacional que integra as Universidades que compõe a Rede de Estudos Ambientais dos Países da Língua Portuguesa (REALP) tendo como parceiros quatro universidades do Brasil, quatro de Portugal, uma de Angola e uma de Moçambique.

Apostar na especialização de um corpo técnico nacional, munido de aportes científicos, capaz de intervir no planeamento e na gestão das políticas ambientais; na definição de prioridades e ações para utilização dos recursos naturais, constituem valias que garantem a eficiência no funcionamento e a eficácia nos resultados. Outrossim, o plano de estudos proposto aporta conhecimentos que maximizam a definição de políticas e proposição de um quadro institucional de gestão ambiental intersectorial com relevância social, ambiental e académica.

No seu aspeto funcional, este Doutoramento seguirá o modelo itinerante, à semelhança do Mestrado em Gestão e Política Ambiental, praticado em Portugal pelas universidades da REALP assumindo, em consequência, o estatuto de doutoramento internacional e cumprindo, desta forma, a missão e objetivos da REALP, por meio de um trabalho coordenado de cooperação pedagógica e científica que promova a sustentabilidade dos países e das instituições membros.
O Doutoramento em Gestão e Políticas Ambientais contempla uma proposta inovadora de caráter interdisciplinar e é concebido de modo que os formados por ele tenham seus diplomas reconhecidos nos diferentes países da REALP; Brasil, Portugal, Angola, Moçambique e Cabo Verde.

Perfil de Acesso

Candidatos de todas as áreas do conhecimento provenientes de diversas unidades da Uni-CV, das universidades da REALP e de outras instituições governamentais e da sociedade civil. Devem possuir, no mínimo, o grau de Mestre e/ou experiência equivalente devidamente comprovada e avaliada pelo Conselho Científico da área da formação. Deverão, igualmente, demonstrar proficiência básica numa língua estrangeira (francês ou inglês).

Perfil de Saída

Profissionais com formação avançada interdisciplinar, com competências para abordagem de problemas sociais, ambientais e económicos de forma integrada, capazes de contribuir para a solução dos problemas ambientais globais.

>> Ver E-book sobre o curso (.pdf)

 

Curso financiado pela:

FCG Marca3linhas PRT 01

 

 

Pin It