Como Candidatar?

Screen Shot 2016 06 13 at 13.40.49As candidaturas são feitas primeiramente por via eletrónica, de acordo com as instruções em baixo, e envio posterior do dossier completo em formato papel, pelas vias indicadas no ponto II (em baixo) e no regulamento geral das Provas de Ingresso 2016.

PARA SUBMETER A CANDIDATURA, SIGA OS SEGUINTES PASSOS:

1ª Etapa: Inscreva-se na plataforma de candidatura através do link que segue: http://candidatura.unicv.edu.cv/index.php/site/login

Escolha o menu “Criar nova Conta” e preencha corretamente os campos, conforme o indicado:

Nome Completo – insira o seu nome, conforme consta do documento de identificação que vai anexar no seu dossier de candidatura;

E-mail – recomenda-se que seja inserido o endereço e-mail de uso mais frequente, pois os serviços poderão precisar de contactá-lo pelo endereço indicado no sistema. Caso ainda não tenha um e-mail, crie um e utilize para o registo;

Palavra-chave – insira o seu código de registo e guarde-o para fazer “login” sempre que precisar aceder ao seu dossier de candidatura. Guarde bem esse código para evitar problemas com a sua candidatura.

 

Obs: Caso tiver dificuldades com a criação da conta na plataforma, peça ajuda a uma pessoa de confiança ou contacte os nossos serviços pelas seguintes vias:

E-mail: Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.;

Facebook: https://www.facebook.com/unicv.edu.cv/?fref=ts;

Telefone: +238 3340 210

Ou dirija-se presencialmente a uma das unidades da Uni-CV anteriormente referidas.

Depois de criar a conta, entre na área de candidatura propriamente dita e preencha o formulário eletrónico com as informações solicitadas.

Obs: Cada candidato deve possuir uma conta pessoal única e de uso exclusivo.

Até a data de início das candidaturas, apenas o menu “Configurações” estará ativo para a inserção dos dados gerais.

Antes de iniciar o preenchimento dos dados na plataforma, é conveniente que faça uma leitura atenta do regulamento das candidaturas e das provas de ingresso e tenha atenção às instruções que aprecem em cada passo de preenchimento do dossier eletrónico.

A autenticidade dos seus dados é um aspeto de capital importância para o sucesso da sua candidatura. Por isso, assegure-se que a sua identificação, os contactos de telefone, os endereços, etc. estão corretamente inseridos no formulário.

2ª Etapa: Depois de terminar o preenchimento do dossier eletrónico e de ter submetido a candidatura, o sistema informático emitirá uma mensagem de confirmação e um recibo que deve ser impresso e bem guardado. Este recibo deve ser juntado aos documentos em formato papel cujas cópias digitais foram inseridas na plataforma de modo a completar o dossier que deve ser encaminhado para a Uni-CV pelas vias indicadas no regulamento.

Nota Importante: Assegure-se que a sua candidatura foi bem submetida através da plataforma informática e que os seus documentos em formato papel foram todos bem organizados, de acordo com o regulamento, e que o dossier completo foi bem encaminhado e chegou ao destino certo. Para se informar sobre o estado da sua candidatura, contacte os serviços de suporte pelas vias indicadas anteriormente.

linhafaculdade

SP_READ_MORE

Quando decorrem as épocas de candidatura? 

documents As candidaturas para o ingresso no 1º Ano decorrem em duas épocas: a 1ª época que decorre este ano de 15 de junho a 13 de julho;

A 2ª época de inscrições decorre entre 18 de julho a 19 de agosto. A 2ª época será realizada apenas para os cursos com número insuficiente de candidatos selecionados na 1ª época – por isso, para garantir o seu ingresso faça a sua inscrição já na 1ª época.

Os candidatos a transferência, reingresso ou entrada horizontal devem entregar os seus pedidos entre 02 de maio e 31 de julho, devendo os documentos impressos ser entregues nos Serviços Académicos dos diferentes polos da Uni-CV – Palmarejo (FCT e FCSHA), Achada Stº António (ENG), S. Jorge dos Órgãos (ECAA), Mindelo (Delegações da FCSHA e da ENG) e Rbª de Julião (EMAR).

linhafaculdade

SP_READ_MORE

Quem se pode candidatar?

imgsss Para os cursos de licenciatura podem candidatar-se os interessados que tiverem um dos seguintes perfis:

Perfil 1: indivíduos habilitados com o 12º ano de escolaridade ou equivalente;

Perfil 2: titulares de um Diploma de Estudos Superiores Profissionalizantes (CESP) numa área relacionada com o curso pretendido;

Perfil 3: indivíduos com idade superior a 25 anos e sem a habilitação de acesso ao ensino superior (habilitações anteriormente referidas), requeiram a verificação das suas capacidades e competências para o ingresso no ensino superior.

Para os cursos CESP podem candidatar-se os interessados que possuam um dos seguintes perfis:

Perfil 1: habilitação mínima de 12º Ano de escolaridade ou equivalente;

Perfil 2: titulares de uma qualificação profissional de nível IV, aprovados em provas específicas de aptidão para o ingresso;

Perfil 3: titulares de um grau ou diploma de ensino superior (ex: um licenciado) que pretendam a sua reconversão profissional;

Perfil 4: indivíduos com idade superior a 25 anos e sem habilitação de acesso ao ensino superior (habilitações anteriormente referidas), requeiram a verificação das suas capacidades e competências para o ingresso no ensino superior.

SP_READ_MORE

Como se pode ingressar nos cursos da Uni-CV?

aooaoaO ingresso nos cursos da Uni-CV pode ser feito das seguintes formas:

a) ingresso pela 1ª vez, no 1º ano de Licenciatura ou CESP;  consulte aqui as “candidaturas abertas – 2016” faça a sua inscrição on-line http://candidatura.unicv.edu.cv/site/infocpi.

b) transferência a partir de outra instituição de ensino superior onde já se encontra matriculado;

c) reingresso num curso em que já esteve matriculado na Uni-CV (ou noutra instituição do ensino superior) anteriormente, mas anulou a matrícula ou deixou de frequentar há mais de dois anos;

d) entrada horizontal, caso tenha feito um curso do ensino superior que não confere e pretenda concluir uma licenciatura na mesma área.

Para as situações referidas nas alíneas b), c) e d), contacte os Serviços Académicos (+238 3340 110) ou consulte o Calendário Académico 2015/2016 disponível no link: http://www.unicv.edu.cv/index.php/pt/servicos-pt/servicos-academicos

 

SP_READ_MORE

Quais são os cursos oferecidos pela Uni-CV?

campusunicvv

A Uni-CV tem mais de 40 cursos de licenciatura disponíveis para o ano letivo 2016/2017 - conheça-os em: http://www.unicv.edu.cv/index.php/pt/ensino-pt/licenciatura

Tem ainda mais de 20 Cursos de Estudos Superiores Profissionalizantes (CESP) - consulte as informações em: http://www.unicv.edu.cv/index.php/pt/ensino-pt/cesp

SP_READ_MORE

Posso inscrever-me em quantos cursos?

luizO candidato pode escolher no máximo 3 (três) cursos, que deve indicar por ordem de preferência, tendo em conta a lista de cursos publicada no site da Uni-CV.

Para os cursos com dois ou mais percursos o candidato pode indicar o percurso da sua preferência, sendo que a inscrição no percurso só se efectiva no término do tronco comum e em função  dos critérios estabelecidos pela universidade em cada ano lectivo. 

SP_READ_MORE

Quais são os documentos exigidos?

http://www.solicitandovistoamericano.com/wp-content/uploads/2015/07/Documentos-visto-americanodespachante-de-visto-americanovisto-usavisto-euacomo-tirar-visto-americanovisto-americano-de-turista.jpgPara os ingressos no 1º ano e pela primeira vez, são necessários os seguintes documentos:

a) Recibo de candidatura através da plataforma (inscrição on-line)

b) Fotocópia de bilhete de identidade;

c) Original e cópia do certificado de conclusão do 3° ciclo do ensino secundário com classificação final e, quando necessário, da respetiva equivalência;

d) Original e cópia do histórico escolar do 3° ciclo do ensino secundário (12°);

e) Original do Comprovativo do pagamento da taxa de inscrição, conforme a tabela de taxas e emolumentos em vigor na Uni-C V (Deliberação N° 009/CONSU/2014, de 7 de agosto).

Obs: No talão de depósito bancário deve constar a menção “Candidaturas ao Ingresso 2016”.

Tenho de entregar todos os documentos no momento da inscrição?

Para os candidatos pela 1ª vez e com habilitação do 12º Ano ou CESP, os certificados e os históricos escolares podem ser entregues posteriormente à data da inscrição, no prazo previsto no calendário.

Obs: A apresentação dos documentos originais é facultativa quando as respetivas cópias se apresentam autenticadas pelo órgão oficial competente.

SP_READ_MORE

Quanto custa a candidatura a um curso de licenciatura? 

pagamentoPara os candidatos habilitados com o 12° Ano ou equivalente, a taxa é de 1. 500$00 (mil e quinhentos escudos) por curso. Mas quem se inscrever em mais do que um curso beneficia de uma redução líquida de 500$00 se se inscrever em dois cursos (paga apenas 2.500$00 - dois mil e quinhentos escudos) ou redução de 1.000$00 se se inscrever em três cursos (paga apenas 3.000$00 - três mil escudos);

Para os candidatos habilitados com curso CESP a taxa de é de 3.000$00 (três mil escudos);

Para os candidatos maiores de 25 anos, que requeiram a verificação das suas capacidades e competências, a taxa é de 10. 000$00.

SP_READ_MORE

Quais são os locais das inscrições? 

campusunicvv

A inscrição para o ano letivo 2016/2017, deve ser feita on-line através do link: http://candidatura.unicv.edu.cv/index.php/site/login e o dossier de candidatura devem ser entregue presencialmente nos seguintes locais:

a) nos polos da Uni-CV – Campus do Palmarejo, em São Jorge dos Órgãos (na ECAA), Mindelo e Ribeira Julião;

b) nas Delegações do Ministério da Educação ou nas Escolas Secundárias credenciadas para o efeito.

Os dossiers de candidatura podem ainda ser enviados através dos Correios, com registo e aviso de receção, para um dos seguintes endereços:

>> Serviços Académicos da Universidade de Cabo Verde, Campus do Palmarejo-Cidade da Praia, CP. Nº 279, para os candidatos aos cursos oferecidos nas unidades orgânicas sediadas em Santiago;

 >> Serviços Académicos da Universidade de Cabo Verde, Mindelo-São Vicente, para os candidatos aos cursos oferecidos pela Escola do Mar ou pelas delegações da FCSHA e da ENG em S. Vicente.

Telefone SV: 33 40 703 - 33 40 708 - 33 40 608

Obs: No exterior do envelope contendo os documentos deve constar o nome e o endereço postal do remetente e a menção “Candidaturas Graduação 2016/2017” ou Candidaturas CESP 2016/2017”, consoante for o caso.

Após a validação do dossier da inscrição, o candidato receberá, por via eletrónica ou em formato impresso, uma notificação onde se especifica o estado da candidatura.

SP_READ_MORE

Existem provas de ingresso em que disciplinas? 

comoconsultPara os candidatos com 12º Ano ou equivalente, são realizadas provas de ingresso em disciplinas correspondentes às do 3º Ciclo, consoante o curso escolhido. Consulte aqui as disciplinas das provas para cada curso.

Para os candidatos titulares de um DESP poderão ser realizadas provas específicas, consoante a área do curso prifssionalizante correspondente ao DESP e o curso de licenciatura pretendido.

Para os candidatos com idade superior a 25 anos e sem habilitação de acesso, as provas têm carácter específico consoante o curso pretendido.

SP_READ_MORE

Os candidatos aos CESPs também têm de realizar provas de acesso?

cespgeiseEm geral, não existem provas de ingresso para os CESP, excetuando os casos de candidatos com idade superior a 25 anos e sem habilitação de acesso ao ensino superior.

SP_READ_MORE

As condições de acesso são iguais para todos os cursos?

imgsssNão. O curso de Educação Física e Desporto e o curso de Mestrado Integrado em Medicina têm condições específicas de admissão dos candidatos, conforme o indicado nos regulamentos. Para o curso de Mestrado Integrado em Medicina existe um regulamento próprio.

SP_READ_MORE

Como é realizado o processo de seleção na Uni-CV?

gesevbrodaO processo de seleção é realizado tendo em conta os seguintes critérios:

a) Média da classificação final no 3° ciclo do Ensino Secundário;

b) nota da disciplina nuclear no 3° ciclo

c) Classificação na prova de ingresso;

SP_READ_MORE

Como consultar os resultados das candidaturas?

listaA lista dos candidatos inscritos é publicada no site da Uni-CV, no prazo que consta do calendário das provas.

SP_READ_MORE

O que fazer caso não conseguir vaga no curso pretendido?

Caso se tenha candidatado a mais do que um curso, será encaminhado para um dos cursos da 2ª ou 3ª opção em que existam vagas.

O candidato que não ficar em posição elegível à matrícula no curso pretendido, pode candidatar-se na 2ª época.

Os candidatos que não conseguirem vaga para matrícula depois da 2ª época podem solicitar o ingresso num curso que ainda tenha vaga, desde que o novo curso pretendido seja de uma área compatível com seu perfil.

SP_READ_MORE

Como se deve pagar as propinas?

payout

O pagamento das propinas pode ser feito através de cartão Vinti4 nas tesourarias dos Campus da Uni-CV ou através do depósito no Banco Cabo-verdiano de Negócios (BCN), conta nº2326452; NIB 000 400 000 232 645 210 159.

SP_READ_MORE

Quando começa o ano letivo?

http://www.liceu.com.br/wp-content/uploads/2015/11/calend%C3%A1rio-letivo.jpgO ano letivo na Uni-CV inicia-se em outubro de 2016 e termina em julho de 2017. Neste período existem três períodos de férias: Natal, Páscoa e Verão. O Calendário académico do ano letivo 2016/2017 será disponibilizado no site da Uni-CV.

SP_READ_MORE

Existem outras atividades na academia, para além do estudo?

desportoss

A Uni-CV tem uma intensa agenda de atividades de extensão universitária dos centros de investigação, faculdades e escolas, mas também da Associação Académica da Uni-CV e de estudantes no âmbito de disciplinas.

Para esclarecer dúvidas ou obter mais informações, contacte-nos através de:

- Nºs de telefone: 3340210 | facebook: https://www.facebook.com/unicv.edu.cv/?ref=settings

ou dirija-se presencialmente aos serviços de atendimento, nos seguintes endereços:

  • Campus do Palmarejo - Faculdade de Ciências e Tecnologia (FCT) e Faculdade de Ciências Sociais, Humanas e Artes (FCSHA);
  • Achada Stº António - Escola de Negócios e Governação (ENG);
  • S. Jorge dos Órgãos - Escola de Ciências Agrárias e Ambientais (ECAA);
  • Mindelo - Delegações da FCSHA e da ENG;
  • Ribeira de Julião - Escola do Mar (EMar)
  • Reitoria – Plateau, Praça da Escola Grande

linhafaculdade

SP_READ_MORE

Que oportunidades a Uni-CV oferece aos estudantes?

svemarNa Universidade de Cabo Verde os estudantes têm diversas oportunidades de aprender em atividades extracurriculares participando em eventos, ou mesmo no Corpo de Voluntários da Uni-CV, têm uma vasta agenda de extensão universitária na qual poderão consolidar os seus conhecimentos e desenvolver competências para a sua vida profissional, para além de oportunidades de estágio ou de intercâmbio com estudantes de universidades estrangeiras.

SP_READ_MORE

Que oportunidades de mobilidade internacional existem na Uni-CV?

 

psd world map icon

Sim, nomeadamente através de intercâmbios ao abrigo de acordos estabelecidos entre a Uni-CV e outras entidades (nacionais e internacionais) e, também, através de programas como o Erasmus+, Erasmus Mundus, as bolsas da Bridgewater State University.

As vagas para a mobilidade são lançadas anualmente, esteja atento!

Os programas de mobilidade exigem competências no domínio das línguas e das relações interpessoais. Aproveite as oportunidades que a Uni-CV colocará ao seu dispor através dos institutos de línguas, cátedras e centros, tanto em cursos modulares ou em seminários e projetos multidisciplinares específicos.

Para saber mais consulte a área Programas de Mobilidade disponível no site da Uni-CV, na página de Investigação.

SP_READ_MORE

Que tipo de apoios sociais a Uni-CV disponibiliza aos seus estudantes?

 Os Serviços de Acção Social concedem apoios sociais directos a estudantes através:

  • De bolsas de estudo, atribuídas a estudantes que integrem o perfil de maior necessidade, de forma a tornar possível a realização e prosseguimento dos seus estudos;
  • Do Fundo de Apoio Social, que engloba auxílios de emergência e bolsas de colaboração com os Serviços.
  • A candidatura é feita diretamente nestes Serviços, que funcionam na Escola Grande, no Plateau.

Na Uni-CV temos 3 tipos de bolsas:

Bolsa de Mérito Académico – destina-se aos candidatos com média mínima de 16, sendo vencedor aquele que tiver melhor nota;

Mérito Cívico - destina-se aos candidatos membros do Corpo de Voluntários e da direção da Associação Académica e é entregue aos estudantes que cumpram os critérios de seleção descritos nos regulamentos do concurso;

Bolsa de alimentação - para os estudantes que, comprovadamente, se encontram numa situação económica precária ou, em casos especiais, tenham problemas de saúde e não disponham de meios suficientes para garantir a sua alimentação equilibrada;

Para concorrer a estas bolsas e mesmo ter mais informações sobre as mesmas, terá de consultar os Serviços de Acção Social no Campus do Palmarejo ou na Delegação de São Vicente.

SP_READ_MORE

Existe algum gabinete de apoio social?

No intuito de tornar a Universidade um espaço de inclusão, o Gabinete de Orientação Psicopedagógica da Uni-CV concede um serviço de poio ao aluno nas suas diversas dificuldades.

Este serviço encaminha os casos de vulnerabilidade dos estudantes e seu agregado familiar, procurando identificar problemáticas e responder às necessidades ao nível do apoio psicológico, clínico e social.

SP_READ_MORE

Artigos Relacionados