montagem visita pres conselho cientifico

O presidente do Conselho Científico da Universidade de Cabo Verde, prof. Doutor João Felisberto Semedo, visitou a Universidade Federal do Rio Grande (FURG), em representação da Uni-CV, de 3 a 16 de fevereiro, em missão de estudos referente ao Programa de Pró-Mobilidade Internacional CAPES_AULP.

Durante a sua visita teve a oportunidade de ser recebido pela reitora Cleuza Dias, pelo vice-reitor Danilo Giroldo, pelo pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação Eduardo Secchi, pelo diretor de Pesquisa Marcelo D’Oca e pelos professores Carlos Prentice, Suzana Kalil e Ednei Primel, da Escola de Química e Alimentos em reunião para discutir a ampliação da cooperação entre as duas universidades por meio de convénios específicos em diferentes áreas do conhecimento, em especial a de engenharia de alimentos.

O acordo de cooperação foi estabelecido entre as duas instituições em 2012. Em abril de 2015, o projeto “Cooperação internacional Brasil – Cabo Verde para formação de profissionais em Ciências, Matemática & Tecnologias”, coordenado na FURG pela professora Gionara Tauchen e na Uni-CV pelo professor João Felisberto Semedo, enviou os primeiros estudantes e docentes daqui para Cabo Verde em missão de estudos vinculada ao Programa de Pró-Mobilidade Internacional.

Desta vez, foi firmada nova parceria interinstitucional para impulsionar o aperfeiçoamento do curso de Engenharia de Alimentos da Uni-CV, que apesar de recém-criado já é o mais procurado pelos estudantes e tem papel estratégico no desenvolvimento do país. Segundo o pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação Eduardo Secchi, a primeira ação nesse sentido será de mobilidade académica para troca de informações e de experiências, principalmente, dentro da área de segurança alimentar. “Nesse contexto, as instituições irão elaborar um projeto a ser apresentado à CAPES, com o objetivo de buscar recursos para melhoria da infra-estrutura, para promover o intercâmbio de professores/pesquisadores e alunos, e para pesquisa”, explica.

A cooperação em curso entre a Escola de Química e Alimentos da FURG e a Uni-CV, na área de qualidade e segurança alimentar, pretende promover ações de capacitação voltadas a pesquisadores e estudantes da Uni-CV nas áreas de Química e de Alimentos e formar profissionais para atuar na produção de alimentos, controlo de qualidade, segurança alimentar, planeamento e projeto industrial, gerenciamento e administração, fiscalização de alimentos e bebidas, marketing e vendas, pesquisa e desenvolvimento de novos produtos. A participação dos pesquisadores da FURG tem contribuído para alavancar a infraestrutura de ensino e pesquisa da Uni-CV, envolvendo também outras instituições de ensino e pesquisa dos Países de Língua Portuguesa, avalia o pró-reitor.

Pin It