montagem encontro mindesporto TUIFOOT

A Reitora da Universidade de Cabo Verde, prof. Doutora Judite Medina do Nascimento, acompanhada da presidente da Faculdade de Ciências Sociais, Humanas e Artes, profª Doutora Cristina Pires Ferreira, um representante do Serviço de Acção Social, Dr. Adilson Neto, o presidente da Associação Académica, Edson Gomes, a atleta de karaté, Yolanda Monteiro, e o treinador de futebol, Dr. Paulino da Rosa, visitaram o Ministro do Desporto, Dr. Elísio Freire, nesta quarta-feira, dia 24 de maio, no Palácio do Governo.

A visita foi uma oportunidade para agradecer o apoio concedido pelo ministério à participação dos atletas da Uni-CV no Torneio Universitário Internacional de Futebol 2017 (TUIFOOT) que decorreu em Dakar.

A equipa contou a experiência cabo-verdiana na Universidade Gáston Berger, em St. Louis e os desafios do desporto universitário na Uni-CV.

O Ministro afirmou a vontade de continuar a apoiar o desporto universitário e o interesse pela Federação de Associações de Estudantes de Cabo Verde que o promove.

 

Uni-CV agradece formalmente o patrocínio da embaixada de França no TUIFOOT 2017

montagem visita embaixada franca tuifoot

A Reitora da Universidade de Cabo Verde, profª Doutora Judite Medina do Nascimento, a chefe de missão da delegação da Uni-CV no Torneio Universitário Internacional de Futebol (TUIFOOT) e também presidente da Faculdade de Ciências Sociais, Humanas e Artes (FCSHA), profª Doutora Cristina Pires Ferreira, e o técnico do Serviço de Ação Social, Dr. Adilson Neto, agradeceram presencialmente o patrocínio concedido pela embaixada de França que permitiu a participação da universidade no torneio.

O encontro dos representantes da Uni-CV aconteceu na embaixada de França, Prainha, com o embaixador Dr. Olivier da Silva e com a adida de Cooperação, Dra. Graziella Canihac.

Foi uma oportunidade para a Reitora e a restante equipa falar dos ganhos da participação da Uni-CV no torneio internacional, tendo arrecadado a Taça fair play no futebol e duas medalhas de bronze no karaté.

Como agradecimento formal, foi entregue ao embaixador um presente enviado pela organização do torneio, a Universidade Gaston Berger, no Senegal.

O embaixador felicitou a participação da Uni-CV e os resultados conquistados e aquela que foi uma oportunidade dos atletas de praticarem a expressão da língua francesa.

Uni-CV realiza conferência de imprensa sobre participação no Torneio Universitário Internacional no Senegal
torneio-internacional.jpg

Uni-CV vence taça Fair Play e duas medalhas de bronze no Torneio Internacional de Futebol Universitário

VER GALERIA

A Universidade de Cabo Verde realizou uma conferência de imprensa sobre a participação no Torneio Universitário Internacional organizado pela Universidade Gaston Berger (UGB), de St. Louis, em Dakar, Senegal, que decorreu de 24 a 30 de Abril. A conferência foi realizada nesta sexta-feira, dia 5 de maio, no auditório da Reitoria, no Plateau.

A equipa de futebol 11 da Universidade de Cabo Verde que participou no Torneio venceu a taça Fair Play, enquanto a estudante e atleta de karaté, Yolanda Monteiro, arrecadou duas medalhas de bronze na competição nas modalidades de Kata e Komite.

A presidente da Faculdade de Ciências Sociais, Humanas e Artes, profª Doutora Cristina Pires Ferreira, falou, enquanto chefe de missão, de uma equipa empenhada que apesar de não ter vencido o torneio, venceu na atitude e no carácter que trouxe para o campo.

“Os estudantes (alguns deles saíram de Cabo Verde pela primeira vez) tiveram a oportunidade de conhecer uma cidade universitária no sentido pleno (o campus da UGB acolhe cerca de 11.000 estudantes e oferece todos os serviços necessários) e de trocar ideias com os estudantes africanos de diferentes nacionalidades. Não houve barreira linguística que não pudesse ser ultrapassada”, afirmou.

"A Taça do Reitor que já se encontra na V edição tem sido uma vertente para a promoção do desporto, mas é preciso muito mais. Uma vez que tem sido apenas na modalidade de futebol, especialmente, futsal devido as infraestruturas existentes", indicou o representante do Serviço de Ação Social e presidente da Federação das Associações de estudantes universitários de Cabo Verde, Dr. Adilson Neto.

A participação exemplar da universidade mereceu a atribuição do troféu de Fair Play, tendo sido a equipa que exibiu mais disciplina em campo durante o torneio. Apesar de não ter perdido nenhum jogo, a equipa não passou à segunda fase por ter sofrido um golo no primeiro jogo.

Foi uma oportunidade inédita para a equipa universitária da Uni-CV participar pela primeira vez nesta competição que decorreu com mais 12 equipas universitárias do Senegal, Mali, Gambia, Mauritânia e Cabo Verde.

A conferência de imprensa também permitiu dar voz à esta experiência dos atletas, representados pelo capitão e vice-capitão no futebol por Daniel Garcia e João Patrick, respectivamente e pela atleta Yolanda Monteiro no karaté. Descreveram a experiência como desafiante e essencialmente uma grande vontade de querer ter feito mais para representara universidade.

As performances no futebol foram elogiadas pelo treinador e funcionário da Uni-CV Paulino da Rosa, que garantiu que este será um trabalho a continuar com treinos e uma missão renovada em chegar à final com uma vitória, quando for preparada uma nova competição.

Os jogadores de futebol são maioritariamente do curso de Educação Física e Desporto, mas também de Agronomia Sócio-Ambiental, Engenharia Informática e de Computadores, Engenharia Química e Biologia, Engenharia Civil, Economia e Ciências Empresariais e Organizacionais.

A atleta de karaté revelou a honra de poder ter representado a Uni-CV na competição. Acompanhada pelo Sensei Victor Marques, um ex-estudante do Instituto superior de Educação, Yolanda Monteiro treina há 9 anos a modalidade. Para ela, a oportunidade foi enorme em termos da sua carreira, sendo a segunda vez que representa Cabo Verde numa competição internacional.

Esta é a segunda edição do Internacional Universitário, realizada tradicionalmente de dois em dois anos, com o objetivo de promover e desenvolver o desporto universitário entre as universidades do Senegal e da sub-região africana. Além da modalidade do futebol e do karaté, o torneio também engloba outros desportos como o andebol, o voleibol e a luta.

A delegação cabo-verdiana foi de 22 pessoas integrando uma equipa de futebol de 11, uma karateca, o responsável do desporto na Uni-CV, Adilson Neto, o presidente da Associação Académica dos Estudantes, Edson Gomes, e uma enfermeira recém-diplomada pela Uni-CV, Ariana da Silva.

Os objetivos foram promover o intercâmbio entre estudantes de universidades da África Ocidental, reforçar a integração africana e o pan-africanismo no seio da camada juvenil e incentivar o investimento no desporto universitário.

A Reitora da Uni-CV, professora Doutora Judite Medina do Nascimento, foi a madrinha deste evento que contou com o alto patrocínio do Presidente da República senegalesa.

A cerimónia de encerramento incluiu uma mesa redonda sobre o “Estatuto do Estudante da Alta Competição Desportiva” em que se discutiu os constrangimentos existentes e as perspetivas para os ultrapassar particularmente em termos de regulamentação.

A participação da Uni-CV neste torneio foi possibilitada pelo apoio do Grupo CV Telecom, TACV, Gabinete do Ministro do Desporto, Emprofac, Estádio Nacional, Comité Olímpico Cabo-verdiano e Embaixada de França.

Para finalizar a conferência de imprensa, a chefe da delegação entregou um presente de agradecimento à TACV, representada pela Dra. Cyntia Aguiar.

 

 

Uni-CV vence taça Fair Play e duas medalhas de bronze no Torneio Internacional de Futebol Universitário

montagem torneio internacional universitario final

A equipa de futebol da Universidade de Cabo Verde que participou no Torneio Internacional de Futebol Universitário venceu a taça Fair Play, enquanto a estudante e atleta de karaté, Yolanda Monteiro, arrecadou duas medalhas de bronze na competição nas modalidades de Kata e Komite. O torneio foi organizado pela Universidade Gaston Berger de St. Louis, em Dakar no Senegal, e decorreu de 24 a 30 de abril.

Foi uma oportunidade inédita para a equipa universitária da Uni-CV participar pela primeira vez nesta competição que decorreu com mais 12 equipas universitárias de diversos países da África Ocidental.

A Universidade Gaston Berger de Saint Louis foi a vencedora do torneio, que esteve dividido em quadro grupos. A Uni-CV não foi qualificada no  grupo A a que pertencia, apesar de não ter perdido nenhum dos jogos que realizou com a Université de Thiès (2-1) e seguidamente com a Universidade Gaston Berger (0-0).

A participação exemplar da universidade mereceu a atribuição do troféu de Fair Play, tendo sido a equipa que exibiu mais disciplina em campo durante o torneio.

A equipa de futebol masculino esteve composta por 15 estudantes e uma atleta de karaté, de diversos cursos da Uni-CV, acompanhados por uma equipa técnica constituída pelo treinador de futebol, Paulino Rosa, o treinador de karaté, Victor Marques, e uma estudante de enfermagem Ariana Silva.

montagem torneio internacional universitario final2

A delegação é comandada pela presidente da Faculdade de Ciências Sociais, Humanas e Artes, profª Doutora Cristina Pires Ferreira, apoiada pelo chefe adjunto, o ex-estudante da Uni-CV Adilson Neto e também presidente da Federação Universitária, além do presidente da Associação Académica da Uni-CV, Edson Gomes.

A participaçãop da Uni-CV neste torneio foi possibilitada pelo apoio do Grupo CV Telecom, TACV, Gabinete do Ministro do Desporto, Emprofac, Estádio Nacional, Comité Olímpico Cabo-verdiano e Embaixada de França.

A Reitora da Uni-CV, a professora Doutora Judite Medina do Nascimento, integrou a Comissão de Honra do Torneio e foi oradora do tema "Estatuto de estudante desportivo de alto rendimento" da conferência que decorreu durante a competição, juntamente com outros nove intervenientes entre reitores e diretores de escolas de diferentes universidades.

Esta é a segunda edição do Torneio que tem por objetivo promover e desenvolver o desporto universitário entre as universidades do Senegal e da sub-região africana.

Conheça o nome dos atletas que competiram:

Ailton Barreto, Danelson Garcia, Elton Tavares, Euclides Batalha, Flávio Lopes, Gilson Tavares, Igor Varela, Valdemar Soares, João Semedo, Kristian Inocêncio, Misael Tavares, Paulino Teixeira, Romilton Gomes, Valtinho Semedo e Vladmir Fernandes.

 

Uni-CV e Universidade Gaston-Berger assinam protocolo de parceria

montagem assinatura protocolo gaston berger

A Universidade de Cabo Verde e a Universidade Gaston-Berger (UGB) assinaram um protocolo de cooperação entre as duas instituições no dia 30 de abril, em Dakar, nas instalações da universidade no Senegal.

A Reitora da Uni-CV, professora Judite Medina do Nascimento, e o Reitor UGB, professor Doutor Baydallaye Kane, assinaram o acordo que prevê promover os intercâmbios internacionais, aumentar a cooperação científica e favorecer o desenvolvimento da investigação e do ensino superior, inicial e contínuo, em domínios de interesse comum.

As duas Universidades parceiras passam assim a colaborar no intercâmbio de docentes universitários, de estudantes e pessoal administrativo, técnico e de serviço. A cooperação irá abranger as áreas de ciências agronómicas, ciências da saúde, matemáticas e informática, ciências humanas e sociais, desporto universitário; cultural (património, história, línguas e civilizações); género e equidade; ensino à distância; gestão universitária; partilha de informações relativas ao ensino e à investigação; permuta de documentos e de publicações de carácter pedagógico, científico ou técnico; publicação conjunta de resultados científicos; lecionação, organização de colóquios, seminários e outros eventos científicos de interesse comum.

  

 

Vence primeiro jogo do Torneio

montagem geral torneio senegal 1

A Universidade de Cabo Verde, que está a ser representada pela sua equipa no Torneio Internacional de Futebol Universitário, venceu na quarta-feira, dia 26, o primeiro jogo da competição realizada em Dakar, capital do Senegal.

montagem geral torneio senegal

O jogo realizou-se contra a senegalesa Université de Thiès, equipa que foi vice-campeã no torneio da edição passada. Os dois golos da Uni-CV foram marcados pelo pé do estudante Valdemar Soares, tendo a Uni-CV sofrido também um golo.

São 12 equipas competidoras, divididas em 4 grupos. A Uni-CV encontra-se no grupo A e vai jogar novamente no dia 28 contra a Universidade Gaston Berger, organizadora do evento.

Uni-CV participa no Torneio Internacional organizado pela Universidade Gaston Berger de St. Louis no Senegal

estudantes torneio internacional senegal

A equipa de futebol e uma atleta de karate da Universidade de Cabo Verde vai participar no Torneio Internacional organizado pela Universidade Gaston Berger de St. Louis no Senegal, que vai decorrer de 25 a 30 de abril.

A participaçãop da Uni-CV neste torneio foi possibilitada pela apoio do Grupo CV Telecom, TACV, Gabinete do Ministro do Desporto, Emprofac, Estádio Nacional e Embaixada de França.

A equipa de futebol masculino é composta por 15 estudantes e uma atleta de karaté, estudantes de diversos cursos da Uni-CV, acompanhados por uma equipa técnica constituída pelo treinador de futebol, Paulino Rosa, o treinador de karaté, Victor Marques, e uma estudante de enfermagem Ariana Silva.

A delegação é comandada pela presidente da Faculdade de Ciências Sociais, Humanas e Artes, profª Doutora Cristina Pires Ferreira, apoiada pelo chefe adjunto, o ex-estudante da Uni-CV Adilson Neto e também presidente da Federação Universitária.

A Reitora da Uni-CV, profª Doutora Judite Medina do Nascimento, está acompanhar o evento como convidada para a comissão de honra do Torneio e como oradora na conferência com o tema "Estatuto de estudante desportivo de alto rendimento", juntamente com outros nove intervenientes entre reitores e diretores de escolas de diferentes universidades.

 

Delegação da Universidade Gaston Berger em missão na Uni-CV

montagem visita delegation universite gaston berger

Uma delegação da Universidade Gaston Berger de St. Louis, do Senegal, está em missão oficial na Universidade de Cabo Verde de 14 a 19 de fevereiro. No dia 15, reuniu-se com a Equipa Reitoral da Uni-CV na sala de reuniões da Reitoria, no Plateau, para apresentar a segunda edição do Torneio Internacional de Futebol Universitário, que vai decorrer entre 24 a 30 de abril de 2017.

O torneio vai decorrer no Senegal entre as universidades públicas e privadas do Senegal, Cabo Verde, Gambia, Guiné Bissau, Guiné Conakry, Costa do Marfim, Marrocos, Mali, Mauritânia, Burkina Faso, Togo, Níger e Nigéria. Além do futebol, as modalidades de luta, voleibol, andebol feminino e karaté também terão atividades dedicadas.

A delegação veio à Universidade de Cabo Verde especialmente no sentido de convidar pessoalmente a Reitora para participar na comissão de honra do Torneio e como oradora na conferência com o tema "Estatuto de estudante desportivo de alto rendimento", juntamente com outros nove intervenientes entre reitores e diretores de escolas de diferentes universidades.

O evento pretende contar com 800 desportistas e vai realizar-se no Campus da Universidade Gaston Berger de Saint Louis.

Na reunião, a Equipa Reitoral foi representada pela Reitora da Uni-CV, prof. Doutora Judite Medina do Nascimento, o Pró-reitor para a Graduação e CESP, prof. Doutor João Cardoso, e o Administrador-geral, Dr. Mário Lima.

A delegação foi constituída por cinco pessoas: Dra. Racky Ba Kane, conselheira e coordenadora da célula da geração desporto, Dra. Ndieme Mbaye, presidente da comissão financeira, Dr. Papa Ousmane Cisse, Chefe de Serviço de Animação, Cultural e Desportiva, Dr. Bassirou Dieye, Chefe dos serviços Administrativos, e Dr. Ndigueul Beye, secretário-geral dos estudantes da Universidade Gaston Berger.

Pin It