750x350 simposio em genero web

750x350 simposio em genero web

montagem simposio cigef wellesley fev 2017

O Centro de Investigação e Formação em Género e Família (CIGEF) da Universidade de Cabo Verde, juntamente com a Wellesley Centers For Women (WCW) e o Programa Nacional das Nações Unidas, organizaram o Simpósio em Género, Justiça Social e Empoderamento das mulheres, que teve lugar entre 9 e 10 de fevereiro, no auditório da Reitoria da Uni-CV, no Plateau.

A mesa de abertura do evento contou com a presença da Reitora da Uni-CV, prof. Dra. Judite Medina do Nascimento, a Coordenadora Nacional das Nações Unidas, Dra. Ulrika Richardson, e a Diretora Executiva da Wellesley Centers For Women, Layli Maparyan.

“Eu penso que atualmente no mundo existem poucos tópicos tão importantes como Género, Justiça Social e Empoderamento das mulheres”, apontou Diretora Executiva da Wellesley Centers For Women.

“A investigação sobre o género deve começar a procurar novos desafios nomeadamente a apropriação pelos homens e mulheres das ferramentas para a luta contra a discriminação de género e a construção de um mundo onde impera a justiça social”, afirmou a Reitora da Uni-CV.

“Fico ainda mais feliz e orgulhosa em termos acreditado e apostado, enquanto Nações Unidas, na construção desse projeto, desde a sua idealização à sua concretização, e em acompanhar, através de nossas diferentes agências, os esforços da Universidade, e em particular do CIGEF, em fortalecer e alargar as suas capacidades de atuação e de cooperação, na certeza de que a ciência e o conhecimento são chaves para a construção de um futuro mais justo com igualdade para todos”, interveio a Coordenadora Nacional das Nações Unidas.

O simpósio contou com mais de uma dezena de oradores e quatro painéis de estudo: Cuidados, bem-estar social e economia/empoderamento; Género, VBG e Lei da VBG: EUA; Género e saúde; e Género e educação.

O primeiro dia foi encerrado com o lançamento da obra publicada pelas Edições Uni-CV, em parceria com a UFRGS, ”Género e Sociabilidades no interior de Santiago”, organizada por Carmelita de Afonseca Silva e Miriam Steffen Vieira. O livro resultou da publicação de seis artigos de investigação trabalhados por diversos pesquisadores e é o 4º volume da Série Estudos Sociais Cabo-verdianos.

No evento participaram também especialistas de outras universidades, nomeadamente a Universidade Paris Descartes (França), a Universidade Federal da Bahia (Brasil), da Brown University (EUA), e representantes de outras instituições nacionais e internacionais, que lidam com as questões de Género, nomeadamente o Instituto Cabo-verdiano para a Igualdade e Equidade de Género.

 

Equipa da Wellesley Centers For Women visita Uni-CV

montagem visita wellesley center women

A equipa da Wellesley Centers For Women que se encontra em Cabo Verde para organizar o "Simpósio em Género, Justiça Social e Empoderamento das mulheres" em parceria com o Centro de Investigação e Formação em Género e Família (CIGEF) da Uni-CV, visitou a Reitoria no dia 9 de fevereiro.

A equipa da Wellesley esteve constituída pela Dra. Layli Maparyan, Dra. Linda Williams, Dra. Vanessa Brito, Dra. LaShawnda Linsday-Dennis e Dr. António Igregas.

A receção foi realizada na sala de reuniões da Reitoria, com a presença da Reitora da Uni-CV, prof. Dra. Judite Medina do Nascimento, o Administrador Geral, Dr. Mário Lima, a Pró-reitora para a Investigação e Pós-graduação, prof. Dra. Sónia Silva, e a Diretora do CIGEF, a prof. Dra. Clementina Furtado.

simposio cigef

 

O Centro de Investigação e Formação em Género e Família (CIGEF) da Universidade de Cabo Verde e a Wellesley Centers For Women (WCW) vão realizar, entre os dias 10 e 11 de fevereiro de 2017, o Simpósio "Género, Justiça Social e Empoderamento das Mulheres", na Reitoria da Uni-CV, no Plateau, com a abertura no dia 10, a partir das 8h30.

Além de especialistas das duas instituições parceiras, o evento contará ainda com especialistas de outras Universidades, nomeadamente a Universidade Paris Descartes (França), a Universidade Federal da Bahia (Brasil), da Brown University (EUA), e representantes de outras instituições nacionais e internacionais, que lidam com as questões de Género, nomeadamente o Instituto Cabo-verdiano para a Igualdade e Equidade de Género e organismos das Nações Unidas.

O evento tem por objetivo a análise de situações prevalecentes de desequilíbrios de género e injustiça social na sociedade cabo-verdiana, constando a necessidade de trabalhar em parceria no sentido de promover o processo de mudança de atitudes e de comportamentos visando a transformação efetiva do país e uma maior igualdade de oportunidades.

Assim, com este simpósio pretende-se colocar especialistas de diferentes instituições nacionais e internacionais a dialogar entre si sobre os vários temas propostos, de forma a, por um lado, levantar questões sobre os ganhos conseguidos até então, bem como os obstáculos que ainda se verificam para as mulheres e dificultam o pleno gozo dos seus direitos e deveres enquanto seres humanos que, mesmo sendo diferente dos homens devem gozar dos mesmos direitos e deveres.

Tenciona-se ainda procurar em conjunto estratégias que promovam o empoderamento das mulheres mais vulneráveis, a fim de conseguirem alcançar os meios de subsistência desejáveis para a satisfação das necessidades básicas das suas famílias.

O evento vai contar com temas como: A trajetória do movimento feminista em Cabo Verde. As organizações ‘feministas’ e a luta pelos direitos das mulheres; Mulheres chefes de família em Cabo Verde; Agenda do Governo para a implementação do Sistema de Cuidados em Cabo Verde; Estatísticas sobre a situação da população urbana e rural em Cabo Verde numa perspetiva de Género, entre outros.

No final do primeiro dia proceder-se-á ao lançamento do Volume IV da Série de Estudos Cabo-Verdianos intitulado "Género e sociabilidades no interior de Santiago"
financiado pelo FNUAP (Nações Unidas). Esta que é uma obra resultante de uma das acções levadas a cabo, visando desenvolver pesquisas que tragam subsídios para a promoção da igualdade de género e empoderamento das mulheres, para uma melhor justiça social no país.

Programa:

Cerimónia de Abertura
08h30: Acolhimento
09h00: Cerimónia de Abertura:
Conferência de Abertura
09h15: Carla Carvalho (CIGEF, Uni-CV) - A trajetória do movimento feminista em Cabo
Verde. As organizações ‘feministas’ e a luta pelos direitos das mulheres
10h00: Pausa
10h30 – 10h50: Womanism: Notas breves Layli Maparyan (WCW, USA)
PAINEL I: CUIDADOS, BEM-ESTAR SOCIAL E ECONOMIA/EMPODERAMENTO Moderação
– Litiane Macedo (UFSC, Brasil)
10h55: Igualdade substantiva: Transformando economias, realizando direitos: Uma
agenda para a ação – Vanilde Furtado, ONU-Mulheres
11h15: Mulheres chefes de família em Cabo Verde, Miriam Vieira (Unisinos)
11h35: Sistema de Cuidados como uma política sensível ao género, Miriam Vieira
(Unisinos)/Cassandro Mendes (CIGEF-Uni-CV)
11h55: Agenda do Governo para a implementação do Sistema de Cuidados em Cabo
Verde, Mónica Furtado (DGIS – MFIS)
12h15: Debate
12h45: Pausa Almoço.
SIMPÓSIO EM GÉNERO, JUSTIÇA SOCIAL
E EMPODERAMENTO DAS MULHERES
PAINEL II: GÉNERO, VBG E LEI VBG: EUA – MODERAÇÃO: CLEMENTINA FURTADO
14h00: Da discriminação social e legal da mulher ao processo de construção de um
campo voltado para a ser criminalização da violência baseada no gênero em
Cabo Verde, Carmelita Silva (CIGEF, Uni-CV)
14h20: Jouer pour vivre, danser pour exister, chanter pour résister : le batuko du
Cabo-verde, Cécile Canut (Université Paris Descartes, USPC, França)
14h50: Promoting Justice for Women and Improving Responses to Gender-Based
Violence, Linda Williams (WCW, USA)
15H15: Debate
15H45: Pausa
16h00: Lançamento da Obra: Dinâmicas do género na ilha de Santiago por Cláudio
Furtado (UFBA, Brasil)
16h30: Encerramento do primeiro dia
Dia 11 de Fevereiro:
GÉNERO, SAÚDE E EDUCAÇÃO – CONTRASTANDO A SITUAÇÃO DAS MULHERES
URBANAS E MULHERES RURAIS EM CABO VERDE
09H00 - 09h20: (INE): Estatísticas sobre a situação da população urbana e rural em
Cabo Verde numa perspectiva de Género
PAINEL III: GÉNERO E SAÚDE: Moderação: Roselma Évora
09h30: Dra. Belmira Miranda (Delegacia da Saúde)
09h50: Banco de Leite Humano: Doação de leite materno e empoderamento da
mulher, Alice Larotonda (Brown University, USA)
10h10: Mulher cabo-verdiana – saúde reprodutiva das mulheres no meio rural,
Antonieta Martins (MIM, Uni-CV)
10h30: "Women's Health: Linking to Empowerment", Vanessa Britto (Health Services,
WC, USA)
11h00: Debate
11h20: Pausa café
PAINEL IV: GÉNERO E EDUCAÇÃO: Moderação: Madalena Neves (Consultora)
11h40: O sistema educativo e as desigualdades de género no acesso e permanência no
ensino superior Antonieta Ortet (CIGEF, Uni-CV)
12h00: Gender, Race, and STEM: A Response to National Interest, LaShawnda
Linsday-Dennis (WCW, USA)
12h30: Sandra Martins (UNICEF)
12h50: Debate
13h20: Almoço
14h30: Conferência de encerramento: Cláudio Furtado (UFBA, Brasil) - Pesquisa em
Mudanças Sociais
Moderação: Eufémia Rocha, com uma pequena nota introdutória (CIGEF, Uni-CV)