montagem formcao geogebra praia marco 1

Enquadrado nas atividades de Extensão Universitária e, visando a criação do Instituto GeoGebra na Universidade de Cabo Verde, foram realizadas, no dia 11 de março, duas conferências na Praia e no Mindelo, proferidas pelo Dr. José dos Santos dos Santos, do Instituto Politécnico do Porto e Presidente do Instituto GeoGebra de Portugal. As conferências foram suportadas, através do adobe conect, pelo Dr. Juan Carlos Toscano Grimaldi da Organização dos Estados Ibero-Americanos - Para a Educação a Ciência e a Cultura (OEI) e pelos Serviços Técnicos da Uni-CV.

As Professoras Astrigilda Silveira e Natália Furtado e os Professores João Cruz e Sidnei Cruz acompanharam os formandos durante este evento.
Participaram nestas conferências os Professores de Matemática da Universidade de Cabo Verde, do Instituto Universitário de Educação e dos Ensinos Básico e Secundário de Santiago e de São Vicente.

No âmbito destas conferências, foram exploradas as ferramentas da folha de Cálculo do GeoGebra, o Formato de Texto em LaTeX e a sua intercomunicação com outras folhas deste software.

Aproveitou-se igualmente este evento para a discussão das datas para a entrega das comunicações e posters para o Seminário Final, a realizar-se em julho.

 

Novas formações do Instituto Geogebra: Saiba as datas

Data: 11 de Março de 2017


9:00 de Cabo Verde com os formandos de S. Vicente (FECM).
10:00 de Cabo Verde com os formandos da Praia (Campus de Palmarejo-Sala 314). 

 FF
ParaConferência
Data: 27 e 28 de julho
Local: Com o apoio da OEI, a Conferência para a Instalação do Instituto GeoGebra na Universidade de Cabo Verde decorrerá entre 27 e 28 de Julho, na cidade do Mindelo. Em simultâneo, os formandos da Praia e convidados participarão do evento por videoconferência. 

 

 Formação de formadores em Geogebra para a instalação do Instituto na Uni-CV realizou-se na Praia e no Mindelo

formacao geogebra sao vicente 11 02 2017

Legenda: Formação em São Vicente

No âmbito do Projeto de Formação de Formadores em GeoGebra para Cabo Verde, enquadrado nas atividades de Extensão Universitária, visando a criação do Instituto GeoGebra na Universidade de Cabo Verde, foram realizadas, no dia 11 de fevereiro, duas conferências na Praia e no Mindelo, proferidas pelo Dr. José dos Santos dos Santos, do Instituto Politécnico do Porto e Presidente do Instituto GeoGebra de Portugal. As conferências foram suportadas, através do adobe conect, pelo Dr. Juan Carlos Toscano Grimaldi da Organização dos Estados Ibero-Americanos - Para a Educação a Ciência e a Cultura (OEI) e pelos Serviços Técnicos da UniCV- Senhores Gianni Santos e Nelson Silva.

Participaram nestas conferências Professores de Matemática da Universidade de Cabo Verde, do Instituto Universitário de Educação e dos Ensinos Básico e Secundário de Santiago e de São Vicente.

montagem formacao geogebra 11 02 2017 santiago

Legenda: Formação na Cidade da Praia

No âmbito destas conferências foram exploradas as ferramentas da folha CAS do GeoGebra e a sua intercomunicação com outras folhas deste software. Assim, in loco, sob a orientação das Professoras Doutoras Astrigilda Silveira e Natália Furtado, os formandos tiveram a oportunidade de realizar um trabalho autónomo sobre os conteúdos abordados nas conferências, através de resolução de problemas de Álgebra Linear e Cálculo Diferencial e Integral. Aproveitou-se igualmente este evento para a constituição dos grupos de trabalho e para a discussão dos temas do Seminário Final, a realizar-se em julho, onde os Formadores deverão produzir artigos que serão alvo de avaliação externa.

formacao geogebra santiago 2 fev 2017

 Legenda: Formação na Cidade da Praia

 

Primeira sessão de formação de formadores em Geogebra para a instalação do Instituto de Geogebra na Uni-CV

 

 

logos geogebra

A Universidade de Cabo Verde em parceria com o Instituto GeoGebra de Portugal (IGP) – Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico do Porto (ESE-IPP), iniciou a primeira sessão de formação de formadores em Geogebra para a instalação do Instituto de Geogebra na Uni-CV, está sexta e sábado, dia 9 e 10 de dezembro, no Centro Foadel, no Campus do Palmarejo, Cidade da Praia, e na Faculdade de Engenharias e Ciência do Mar, em São Vicente.

A formação contou com o apoio da Organização dos Estados Ibero-Americanos - Para a Educação a Ciência e a Cultura (OEI) que possibilitaram a deslocação do Formador Visitante a Cabo Verde nos dois momentos presenciais de formação. 

Em Cabo Verde, os programas de matemática dos Ensinos Básico e Secundário não fazem referência à utilização de Ambientes Dinâmicos de Geometria Dinâmica (ADGD) ou a outros softwares para atividades de exploração ou investigação de conteúdos matemáticos, de acordo com a análise realizada ao setor. Indicam, apenas, a utilização da calculadora como recurso tecnológico e, especificamente, para a compreensão dos conceitos de erro, arredondamento e estimativa. Nesse sentido, a instalação do Instituto prevê uma mudança geral, no sentido de mostrar a importância da utilização das tecnologias informáticas no ensino e aprendizagem da Matemática, especialmente os ADGD.

A constituição do Instituto GeoGebra de Cabo Verde (IGCV) está a ter o apoio do IGP. A primeira fase deste processo alicerça-se num plano de formação de formadores que desenvolverão formação de modo a promover o uso do GeoGebra nos diferentes graus de ensino. Posteriormente, à distância, serão desenvolvidas outras iniciativas que vão permitir o acompanhamento do IGCV, bem como, o desenvolvimento de outras ações comuns no âmbito educativo e da investigação.

A formação contou com uma audiência de professores de Matemática do Instituto Universitário de Educação da Assomada, Praia e Mindelo, Universidade de Cabo Verde da Praia e Mindelo e professores das escolas básicas e secundárias da Praia e do Mindelo.

O segundo momento presencial de formação culminará num Seminário Final, entre 26 e 30 de julho de 2017.

geogebra CV

Conteúdo da Formação:

Ao longo do período formativo se desenvolverá 46 horas de formação, incidindo sobre quatro temas dos quais pretende-se apresentar o software de matemática dinâmica GeoGebra com o qual serão revistas as múltiplas aplicações que o software tem nos diversos ramos da matemática.

As aplicações do GeoGebra serão sempre discutidas do ponto de vista do ensino e aprendizagem da matemática, sempre que possível, estas aplicações serão enquadradas a diferentes níveis de escolaridade, desde o ensino básico até o ensino superior.

Os conteúdos serão organizados em torno de cinco módulos, que abaixo se descrevem. Os módulos 1, 2 e 4 serão tratados no primeiro momento presencial de formação. Os restantes serão tratados nas sessões síncronas à distância. Contudo as sessões assíncronas incidirão sobre os cinco módulos.

Módulo 1 - GeoGebra, uma introdução ao seu uso no ensino e aprendizagem da Matemática. 
Objetivos: 
No final da oficina espera-se que o participante possa manipular com facilidade a interface de geometria dinâmica. Propiciar-se a oportunidade para o docente poder manipular e realizar aplicações simples do GeoGebra para o ensino de tópicos matemáticos elementares. O participante deverá adquirir as competências básicas que lhe permita usar o GeoGebra Tube como repositório dos seus trabalhos. 
Conteúdos: 
Apresentação e descrição da interface gráfica. Objetos e suas propriedades. 
Ferramentas e comandos elementares. GeoGebra Tube e Aplicações do GeoGebra. GeoGebra como instrumento pedagógico demonstrativo.

Módulo 2 - Aplicações do GeoGebra no ensino e aprendizagem da Geometria Bidimensional 
Objetivos: 
Pretende-se que o participante manipule e explore aplicações de geometria bidimensional no GeoGebra, nomeadamente, use o software para a construção de demonstrações geométricas com régua e compasso, bem como, a construção de diferentes lugares geométricos. Serão criadas oportunidades de discussão do uso do GeoGebra para o desenvolvimento do raciocínio hipotético dedutivo. 
Conteúdos: 
Aplicações do GeoGebra usando a vista gráfica, ferramentas e comandos geométricos. Protocolo de construção e produção de relatórios demonstrativos. Ferramentas e comandos para a construção de lugares Geométricos. Construção de livros digitais com GeoGebra Tube. GeoGebra como instrumento pedagógico para o desenvolvimento do raciocínio geométrico 2D.

Módulo 3 - GeoGebra no ensino e aprendizagem das funções e modelação Matemática. 
Objetivos: 
No final da oficina o participante deverá manipular com facilidade as interfaces gráficas de GeoGebra que permitem, por um lado, a manipulação algébrica, por outro o trabalho com funções. Ainda, deverá ser capaz de fazer uso da intercomunicação entre diferentes janelas do GeoGebra para estudar problemas relacionados com a álgebra e com o cálculo. 
Conteúdos: 
Exploração das janelas de visualização 2D e a intercomunicação entre estas. Exploração da Janela CAS. 
Uso do inspetor de funções. Resolução de problemas de álgebra linear, envolvendo matrizes, e de análise diferencial.

Módulo 4 - Geometria tridimensional e GeoGebra, aplicações e modelação Matemática. 
Objetivos: 
No final da oficina o participante deverá manipular com facilidade as interfaces gráficas de GeoGebra associadas a objetos tridimensionais, sendo capaz de fazer uso da intercomunicação entre diferentes janelas do GeoGebra para estudar problemas relacionados com truncaturas de sólidos, bem como, problemas de modelação. 
Conteúdos: 
Vetores, estudos de diversas propriedades com o GeoGebra. Matrizes para simular visualizações 3D a partir das janelas 2 D. Janela 3D, ferramentas e comandos associados. Construção de sólidos e problemas de truncaturas. Funções de R2 em R, estudo de propriedades e gráficos. Comandos para estudar derivadas e integrais de funções. Reflexão sobre o uso do GeoGebra na modelação Matemática.

Módulo 5 - Criação de tarefas com GeoGebra para a educação matemática. 
Objetivos: 
Esta oficina destina-se a discutir várias perspectivas educativas relacionadas com a tarefa em matemática e as implicações na criação de tarefas que envolvem o GeoGebra. Pretende-se que os participantes criem novas tarefas que usem o GeoGebra, discutindo metodologias e enquadramentos teóricos associados. A partir de produções de alunos os participantes serão convidados a analisar as mesmas à luz dos pressupostos que orientaram a aplicação das mesmas. 
Conteúdos: 
Tipos de tarefas em educação matemática. 
Protocolo de construção na análise de tarefas realizadas por alunos. 

Uni-CV realiza ação de formação de formadores para implementação do Instituto Geogebra

A Uni-CV vai iniciar uma ação de formação de formadores na cidade da Praia e em Mindelo (em vídeoconferência) de 9 a 10 de dezembro, das 8h ao 12h, na sala 314, do Campus do Palmarejo.

A acção será realizada com o formador visitante Professor Doutor José Manuel Dos Santos, Chair do Instituto GeoGebra Portugal, colaborador na Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico do Porto e pela Professora Doutora Astrigilda Pires Rocha Silveira, Vice-Reitora da Universidade de Cabo Verde.

A formação terá um total de 16 horas.

 

Primeira formação para a implementação do Instituto Geogebra termina com sucesso

instituto geogebra SV primeira formacao

A formação "Para uma Educação Matemática Renovada: Tecnologias Informáticas e a Matemática" foi realizada em São Vicente com a participação dos Professores de Matemática dos Ensinos Básico e Secundário, da Universidade de Cabo Verde e do Instituto Universitário de Educação de 14 de novembro a 6 de dezembro.

IMG 2143

A primeira formação "Para uma Educação Matemática Renovada: Tecnologias Informáticas e a Matemática" para a implementação do Instituto Geogebra,  terminou com sucesso. A sessão de encerramento aconteceu na sexta-feira, dia 4 de novembro, no centro FOADeL, no Campus do Palmarejo, cidade da Praia.

No total foram 30 formandos a receberem os certificados.

Uni-CV inicia formação a docentes de matemática para instalação do Instituto Geogebra

montagem 1formacao instituto geogebra campus

A Universidade de Cabo Verde iniciou a primeira formação para a implementação do Instituto Geogebra. A formação "Para uma Educação Matemática Renovada: Tecnologias Informáticas e a Matemática" foi proferida pela Vice-reitora para a Extensão Universitária, Professora Doutora Astrigilda Silveira, esta segunda-feira, dia 31 de outubro, no Campus do Palmarejo.

“Não podemos continuar a lecionar a matemática como há 30 anos”, afirmou na sessão de abertura do instituto que prevê inovar no ensino básico e secundário, abrangendo as três grandes áreas da Matemática, a Geometria, a Álgebra e o Cálculo.

"Esperamos que da conferência que se realiza hoje saiam daqui informações, conhecimentos e novas referências importantes para reforçar o conhecimento dos nossos estudantes", afirmou o Presidente da Faculdade de Ciência e Tecnologia, o Eng. Jorge Tavares.

"Conscientes do papel que a Universidade de Cabo Verde desempenha no ensino e do efeito transversal que a sua relação provoca a todos os níveis desde o secundário e o superior, tem-se vindo a reflectir e a implementar novas medidas para aumentar a performance dos estudantes a nível das disciplinas em que registam maiores dificuldades e contribuir para reduzir as taxas de insucesso", explicou a Reitora da Uni-CV, a Professora Doutora Judite Medina do Nascimento.

Esta formação inicial vai decorrer até ao dia 4 de dezembro. A abertura do Instituto Geogebra ainda vai contar com mais dois momentos, de 8 a 11 de dezembro de 2016 e o Seminário Final de 27 a 29 de julho de 2017, momento em que o instituto será sediado na Universidade de Cabo Verde.

O evento contou com a presença da Diretora Nacional da Educação, do Presidente do Instituto Universitário de Educação (IUE), do Delegado da Educação nacional da Praia, além de docentes da Uni-CV, do IUE, do ensino básico e secundário e vários estudantes.

 

Uni-CV inicia formação a docentes de matemática para instalação do Instituto Geogebra

Sem titulo 2

A Universidade de Cabo Verde inicia uma formação preparatória para capacitar os professores de matemática na estratégia de ensino e aprendizagem exploratória no sentido de abrir o Instituto Geogebra na Uni-CV. A formação começa na segunda-feira, dia 31 de outubro, às 8h30, no auditório do Campus do Palmarejo.

O evento vai ser iniciado pela conferência "Para uma Educação Matemática Renovada: Tecnologias Informáticas e a Matemática", proferida pela Vice-Reitora para a Extensão Universitária, a Professora Doutora Astrigilda Silveira.

No sentido de se estabelecer o Instituto GeoGebra de Cabo Verde, será desenvolvido um plano de formação de formadores que desenvolverão formação de modo a promover o uso do software gratuito GeoGebra nos diferentes graus de ensino.

A criação do Instituto Geogebra, à semelhança da criação deste mesmo organismo em Portugal e noutros países, prevê que os estudantes possam obter recursos modernos e apropriados para o estudo da matemática, podendo assim melhorar o processo de ensino e aprendizagem da mesma.

O Geogebra é um software gratuito que vai possibilitar ao estudante explorar, conjeturar, validar, compreender e comunicar os conceitos geométricos de uma forma interativa e atrativa.

A principal finalidade da formação é desenvolver competências matemáticas, didáticas e curriculares, nomeadamente na área da geometria, e tecnológicas onde a aprendizagem se assuma como o foco do processo educativo, apoiada por tecnologias informáticas.

  

montagem workshop matematica parcerias

No âmbito do Workshop “Planificação e aperfeiçoamento de metodologias de ensino de Matemática”, a Vice-Reitora para a Extensão Universitária da UniCV, em Mindelo, desenvolveu em parceria com o Liceu Ludgero Lima em Mindelo e com a Escola Secundária Polivalente Cesaltina Ramos na Praia ações de formação aos Professores de Matemática suportadas pelo GeoGebra, visando criar oportunidades para os professores/coordenadores de Matemática refletirem sobre as novas metodologias do ensino e a sua prática letiva. 

DSC01476

 Os workshops decorreram de 13 a 16 de setembro no Liceu Ludgero Lima e de 23 a 24 de setembro na Escola Secundária Polivalente Cesaltina Ramos.

geogebra liceu ludgerolima

 

Vice-reitora desenvolve várias ações de formação do software GeoGebra no Mindelo

A Vice-reitora para a Extensão Universitária, Professora Doutora Astrigilda Silveira, desenvolveu diversas ações de formação do software GeoGebra no Mindelo, entre 29 de setembro a 21 de outubro de 2016.

No dia 29 de setembro, no âmbito do evento "Women in Tech África", em São Vicente, foi realizada uma conferência para promoção do uso do software no ensino e aprendizagem de Matemática, junto dos estudantes, professores e diretores das Escolas Secundárias.

No dia 30 de setembro foi apresentada a tertúlia "O software GeoGebra para criação de panus di terra", que contou com a presença de estudantes da Escola de Negócios e Faculdade de Engenharias e Ciaências do Mar.

No dia 21 de outubro, a formação "Para a Inovação da Educação Matemática: Tecnologias Informáticas e Matemáticas" decorreu no Instituto Universitário de Educação no Mindelo.

 

Workshop "Planificação e aperfeiçoamento de metodologias de ensino de Matemática” no Liceu Domingos Ramos

logotipo unicv finalNo âmbito do Workshop “Planificação e aperfeiçoamento de metodologias de ensino de Matemática”, promovido pela Delegação do Ministério de Educação na Praia, a Vice-Reitora para a Extensão Universitária da Uni-CV, em Mindelo, e as Professores do Ensino Secundário do Liceu Domingos Ramos, nos dias 7, 8 e 9 de setembro, a Mestre Carla Marques da Silva e a Mestre Luísa Cardoso Monteiro desenvolveram e implementaram um programa de trabalho, com oficinas de formação, visando criar oportunidades para os professores/coordenadores de Matemática do Concelho da Praia refletirem sobre as novas metodologias do ensino e a sua prática letiva.

Igualmente, pretendeu-se o desenvolvimento profissional do professor, e, por conseguinte, viabilizar a relação transformadora entre a Universidade de Cabo Verde e o Ministério de Educação.

Em Cabo Verde, o Programa de Matemática dos Ensinos Básico e Secundário não reflete as mais recentes orientações internacionais para o processo de ensino e de aprendizagem da Matemática e, em particular, da geometria, área da máxima importância e na qual se registam mudanças relevantes, em particular no que respeita aos tópicos das Transformações Geométricas Isométricas no plano euclidiano e Simetrias.

Assim, as oficinas de formação foram suportadas pelo software matemático dinâmico GeoGebra para mostrar como é perspetivado as Transformações Geométricas Isométricas no plano euclidiano e o conceito de simetria nas novas orientações curriculares com vista a antecipar essa nova visão para ser, desde já trabalhada nos currículos de Matemática em Cabo Verde. Dos conteúdos lecionados fizeram parte: Construções Geométricas Básicas, Isometrias do Plano Euclidiano e Simetrias.

Acreditamos assim que, com o trabalho colaborativo, com partilha de experiências, com o ensino assente em práticas inovadoras e tecnológicas, estaremos a criar e a fortalecer condições para a promoção da inovação pedagógica e melhoria do processo de ensino e aprendizagem da Matemática.  

Programa