Carina_fernandes.jpg

A docente e investigadora Carina Fernandes, da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Cabo Verde, publicou os resultados da sua investigação na renomada revista "Journal of Food Composition and Analysis", editada pela conceituada editora académica ELSEVIER, especializada em conteúdos científicos, técnicos e médicos.

O artigo intitulado "Impact of frozen storage on quality and cold storage stability of smoked deep-skinned fillets from well-fed Atlantic mackerel" é um produto de uma investigação aprofundada na área da Ciência Alimentar, focada na análise da composição do pescado. Este projeto contou com a colaboração de renomados investigadores da Universidade da Islândia e do Instituto Islandês de Investigação em Alimentos, Matís, com apoio financeiro da UNESCO e do Fisheries Training Programme (FTP, Islândia).

Desenvolvido no âmbito do seu projeto doutoral, o estudo da investigadora da Uni-CV traz contribuições substanciais para o corpo de conhecimento na área de análise de alimentos, promovendo o avanço do sector pesqueiro, a criação de valor e a segurança alimentar em Cabo Verde e além. Os resultados de investigação também destacam a importância da investigação para a indústria de pescado, oferecendo insights sobre a preservação e processamento de pescado para garantir produtos de alta qualidade e prontos para consumo durante todo o ano.

A investigação explora o impacto do armazenamento congelado na qualidade e estabilidade de filetes de cavala do Atlântico durante o armazenamento refrigerado. Os resultados confirmam que filetes de cavala do Atlântico, congelados por até 20 meses, podem ser eficazmente utilizados para produzir filetes defumados de alta qualidade.

A publicação do artigo na "Journal of Food Composition and Analysis" reflete o compromisso contínuo da Uni-CV com a excelência académica e científica, reafirmando a sua posição como uma instituição líder na promoção da investigação científica em Cabo Verde. Esta investigação demonstra o potencial e a capacidade dos investigadores da Uni-CV de contribuir para o avanço global do conhecimento científico e técnico, promovendo soluções sustentáveis para desafios locais e globais.

O artigo pode ser acessado através do link: ScienceDirect - "Impact of frozen storage on quality and cold storage stability of smoked deep-skinned fillets from well-fed Atlantic mackerel".

Don't have an account yet? Register Now!

Sign in to your account