NU_UNICV.jpg

Numa iniciativa que salienta a crescente importância dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) no panorama global, a Universidade de Cabo Verde (Uni-CV) recebeu a Nova Coordenadora Residente do Sistema das Nações Unidas em Cabo Verde, Patrícia Portela de Souza, no Campus do Palmarejo Grande, na sexta-feira, 15 de setembro. Este encontro, de cariz estratégico, visou reforçar os laços entre as duas instituições e explorar novas áreas de cooperação alinhadas com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).

A delegação das Nações Unidas, encabeçada por Patrícia Portela de Souza, teve a oportunidade de se encontrar com a Equipa Reitoral da Uni-CV, assim como outros dirigentes da universidade. A reunião foi pautada por discussões produtivas, onde ambas as partes expressaram o seu compromisso para com o desenvolvimento sustentável de Cabo Verde.

A Uni-CV, sob a liderança do Reitor José Arlindo Barreto, tem desempenhado um papel fundamental na promoção dos ODS em Cabo Verde. Durante a reunião, Barreto sublinhou os esforços da universidade em direcção à internacionalização e cooperação. Ele abordou também os desafios sentidos pelos estudantes, especialmente no que toca a dificuldades financeiras, e a necessidade de apoio contínuo para assegurar que a educação de qualidade seja acessível a todos.

A Uni-CV tem empreendido esforços significativos para consolidar a sua presença no panorama internacional. Com uma média de 4.500 estudantes e uma infraestrutura robusta, a universidade tem procurado parcerias estratégicas que beneficiem não só a instituição, mas todo o país. O programa Erasmus+ foi apontado como uma ferramenta vital para a mobilidade académica.

Patrícia Portela de Souza manifestou a sua gratidão e entusiasmo pela parceria com a Uni-CV. Ela sublinhou a importância da colaboração contínua entre as Nações Unidas e a universidade, reconhecendo a contribuição significativa da Uni-CV para os ODS. Durante a sua intervenção, Patrícia salientou a relevância da integração entre investigação, ensino e extensão, e a necessidade de uma colaboração mais próxima entre as Nações Unidas e a comunidade académica.

O encontro culminou com uma visita ao campus, onde a delegação teve a oportunidade de conhecer várias instalações, incluindo o Centro de Investigação e Formação em Género e Família (CIGEF).

Com um compromisso mútuo pelo desenvolvimento sustentável e a promoção dos ODS, ambas as partes encontram-se bem posicionadas para fazer a diferença em Cabo Verde e além-fronteiras. A visita ao Campus do Palmarejo Grande reforça a importância da colaboração contínua e do empenho na excelência.

Don't have an account yet? Register Now!

Sign in to your account