Escola de Ciências Agrárias e Anbientais
Apresentação
A Escola de Ciências Agrárias e Ambientais, criada a 23 de Dezembro de 2011, oriunda do Centro de Formação Agrária do INIDA (Instituto Nacional de Investigação e Desenvolvimento Agrário), recebe o legado no que tange às experiências e ao capital técnico-científico acumulado. Após os primeiros anos do pós-independência do país, foi implementado nas instalações de São Jorge dos Órgãos, o Centro de Formação para o Desenvolvimento Rural. Durante três décadas de funcionamento, o Centro de Formação proporcionou diversas formações de curta e longa duração, cursos auxiliares, de nível profissional, médio e superior, em diferentes domínios do setor agrário.
Oferta Formativa
Licenciatura
Descrição do curso
Formação em Agronomia no formato “Ensino a Distância” com percursos de especialidade em Produção Animal, Extensão e Desenvolvimento Rural, Ambiente e Gestão de Recursos Naturais, Inspecção de Produtos Animais e Vegetais, Horticultura e Fruticultura.
Perfil de Entrada
Candidatos com certificado CESP de nível 5 em áreas agrárias e/ou de habilitação equivalente.
Prova de acesso
Sem Prova de acesso
Perfil de Saída
Técnico superior capacitado para: i) A identificação de problemas, dominar e aplicar saberes, conhecimentos e técnicas no domínio das novas tecnologias e processos de produção agrícola, pecuária e silvícola, adequados à realidade rural cabo-verdiana. ii) O planeamento, formulação, execução e acompanhamento de políticas agrícolas. iii) Planear e gerir empresas ou cooperativas agrícolas, projetar e conduzir pesquisas de investigação agrária e difusão de resultados. iv) O Controlo e certificação do sector agro-alimentar.
Saber maisDescrição do curso
Este curso tem como objetivo geral, a formação em Agronomia que aliem a sensibilidade para as questões ambientais, de saúde pública e sociais, com a dinâmica e empreendedorismo indispensável a qualquer atividade económica.
A licenciatura em Agronomia Socio Ambiental proporciona uma visão integradora de conhecimentos em diversas áreas como as ciências básicas (biologia, química, física, matemática), ciências do ambiente, ciências agrárias e ciências económicas e empresariais.
São contemplados todos os grandes domínios relacionados com as diferentes etapas envolvidas na produção agrícola, com especial ênfase na horticultura, fruticultura, agricultura biológica, zootecnia, controlo de qualidade, pós-colheita, economia e gestão da empresa agrícola.
Perfil de Entrada
12º ano, Via geral: Área Ciências e Tecnologias. Titulares de Cursos Estudos Superiores Profissionalizantes em áreas agrárias e/ou de habilitação equivalente.
Prova de Acesso
Biologia ou Matemática A
Perfil de Saída
Técnico superior capacitado para: i) A identificação de problemas, dominar e aplicar saberes, conhecimentos e técnicas no domínio das novas tecnologias e processos de produção agrícola, pecuária e silvícola, adequados à realidade rural cabo-verdiana. ii) O planeamento, formulação, execução e acompanhamento de políticas agrícolas. iii) Planear e gerir empresas ou cooperativas agrícolas, projetar e conduzir pesquisas de investigação agrária e difusão de resultados. iv) O Controlo e certificação do sector agro-alimentar.
Saber maisMestrado
ECAA - Escola de Ciências Agrárias e Ambientais
2ª Edição
Descrição
Em conformidade com as prioridades regionais e nacionais de desenvolvimento socioeconómico,o Programa de Pós-graduação e Mestrado em Gestão de Informação Agrícola e Agricultura de Precisão visa dar resposta às necessidades de formação avançada de profissionais qualificados numa área científica e tecnológica considerada de relevância estratégica para a prossecução das políticas de desenvolvimento em curso em Cabo Verde.
Perfil de Entrada
Os candidatos deverão ser titulares do grau de bacharel, ou equivalente. Também são aceites processos de candidatura de: Titulares de um grau académico superior estrangeiro conferido na sequência de um 1º ciclo de estudos organizado de acordo com os princípios de Bolonha por um Estado aderente a este Processo; Titulares de um grau académico superior estrangeiro que seja reconhecido como satisfazendo os objectivos do grau de licenciado pelo Consórcio AgIM.
Parceria
Instituto Superior de Estatísicas e Gestão de Informação da Universidade Nova de Lisboa
Enquadramento
A Escola de Ciências Agrárias e Ambientais (ECAA) da Universidade de Cabo Verde, no intuito de multiplicar o seu potencial de transferência de conhecimentos, cria o Doutoramento em Gestão e Políticas Ambientais, uma formação que se pretende de excelência, em termos de qualidade e mobilização de parceiros. Um curso de reconhecimento internacional que integra as Universidades que compõe a Rede de Estudos Ambientais dos Países da Língua Portuguesa (REALP) tendo como parceiros quatro universidades do Brasil, quatro de Portugal, uma de Angola e uma de Moçambique.
Apostar na especialização de um corpo técnico nacional, munido de aportes científicos, capaz de intervir no planeamento e na gestão das políticas ambientais; na definição de prioridades e ações para utilização dos recursos naturais, constituem valias que garantem a eficiência no funcionamento e a eficácia nos resultados. Outrossim, o plano de estudos proposto aporta conhecimentos que maximizam a definição de políticas e proposição de um quadro institucional de gestão ambiental intersectorial com relevância social, ambiental e académica.
No seu aspeto funcional, este Doutoramento seguirá o modelo itinerante, à semelhança do Mestrado em Gestão e Política Ambiental, praticado em Portugal pelas universidades da REALP assumindo, em consequência, o estatuto de doutoramento internacional e cumprindo, desta forma, a missão e objetivos da REALP, por meio de um trabalho coordenado de cooperação pedagógica e científica que promova a sustentabilidade dos países e das instituições membros.
O Doutoramento em Gestão e Políticas Ambientais contempla uma proposta inovadora de caráter interdisciplinar e é concebido de modo que os formados por ele tenham seus diplomas reconhecidos nos diferentes países da REALP; Brasil, Portugal, Angola, Moçambique e Cabo Verde.
Perfil de Acesso
Candidatos de todas as áreas do conhecimento provenientes de diversas unidades da Uni-CV, das universidades da REALP e de outras instituições governamentais e da sociedade civil. Devem possuir, no mínimo, o grau de Mestre e/ou experiência equivalente devidamente comprovada e avaliada pelo Conselho Científico da área da formação. Deverão, igualmente, demonstrar proficiência básica numa língua estrangeira (francês ou inglês).
Perfil de Saída
Profissionais com formação avançada interdisciplinar, com competências para abordagem de problemas sociais, ambientais e económicos de forma integrada, capazes de contribuir para a solução dos problemas ambientais globais.
>> Ver E-book sobre o curso (.pdf)
Curso financiado pela:
Serviços
Brevemente disponível
Contactos
Brevemente disponível