confucio-5-ano.png

No dia 18 de dezembro de 2020, o Instituto Confúcio na Universidade de Cabo Verde celebrou o seu 5º aniversário. Nestes cinco anos, o Instituto cresceu do pequeno ao grande, com a dedicação e o envolvimento de mais de 50 professores e voluntários, e mais de 5000 alunos em prol do seu desenvolvimento e da promoção da língua e cultura chinesa. Esse crescimento faz-se sentir ao nível de ensino da língua e cultura chinesa, da gestão, do nível de cooperação e de intercâmbio da instituição. 

Desde 2015, o Instituto recebeu o total apoio, observação e atenção da Universidade de Cabo Verde, do Centro de Intercâmbio e Cooperação de Línguas Sino-estrangeiras do Ministério da Educação da China – Centro Hanban, do Ministério da Educação de Cabo Verde, representado por 17 escolas secundárias, da Associação Amizade Cabo Verde e China- AMICACHI, da Embaixada da China em Cabo Verde, das várias instituições financeiras chinesas sediadas em Cabo Verde, e da Universidade de Estudos Estrangeiros de Guangdong.

O Instituto tem desenvolvido e concluído com sucesso os seus planos de trabalho mensais e anuais, incluindo os planos orçamentais dos anos de 2017, 2018, 2019 e 2020, e o Plano de Desenvolvimento do Instituto Confúcio na Universidade de Cabo Verde (2018-2020).

O Teste de Proficiência em Língua Chinesa (HSK) e o Teste de Proficiência Oral em Língua Chinesa (HSKK) são realizados duas vezes por ano, com as eliminatórias e a final da competição “Ponte Chinesa”, para estudantes secundários e universitários de língua chinesa, de modo a aumentar o interesse dos alunos em aprender a língua chinesa. 

Todos os anos realizam-se formações de preparação profissional para professores voluntários de língua chinesa do Instituto Confúcio. Realizam-se também formações em língua portuguesa, com o objetivo de melhorar a capacidade de uso da língua portuguesa como instrumento de auxílio de ensino por parte dos professores chineses. Há um melhoramento contínuo das várias regras e regulamentos do sistema de gestão, de modo a aumentar a eficácia e a eficiência da gestão deste Instituto. 

Neste momento, o Instituto Confúcio na Uni-CV está na fase de preparação para a implementação do programa de Licenciatura em Educação em Língua Chinesa na Universidade de Cabo Verde e elevar o nível de ensino do mandarim.

O patamar e o nível de sucesso alcançado pelo Instituto Confúcio devem-se ao fortalecimento contínuo das boas e serenas relações de trabalho com o Centro de Intercâmbio e Cooperação de Línguas Sino-estrangeiras (Centro Hanban), a Universidade de Estudos Estrangeiros de Guangdong, a Universidade de Cabo Verde, a Embaixada da China em Cabo Verde, o Ministério da Educação de Cabo Verde, a Associação Amizade Cabo Verde e China (AMICACHI), a Associação das Instituições Financeiras Chinesas e a Equipa Médica Chinesa Sediada em Cabo Verde.  

Don't have an account yet? Register Now!

Sign in to your account