acompamento_SD.jpg

O Centro de Investigação e Formação em Género e Família (CIGEF) da Universidade de Cabo Verde, em colaboração com a Associação Cabo-Verdiana de Luta Contra a Violência Baseada no Género (ACLCVBG) e a Câmara Municipal de São Domingos (CMSD), realizou o IIº Acampamento Solidário e Comunitário de Cabo Verde na comunidade de Praia Baixo, Município de São Domingos, nos dias 28 e 29 de julho de 2023.

Sob o lema "Mulheres em Processos de Edificação da Paz, Segurança e Igualdade de Género e Combate à Violência contra as Mulheres", o acampamento teve como objectivo promover a consciência e a acção em torno desses temas fundamentais.

A sessão de abertura contou com várias personalidades, incluindo o Presidente da CMSD, Isaías Varela; a Presidente da ACLCVBG, Vicenta Fernandes; a Directora do CIGEF, Professora Clementina Furtado; e a Especialista do Programa da Boa Governação e Justiça do Sistema das Nações Unidas em Cabo Verde, Elisabete Mendes. Representantes da sociedade civil, da diocese e diversas personalidades ligadas à promoção da igualdade de género também estiveram presentes.

O evento incluiu uma conversa sobre o papel da religião na promoção da paz, dirigida pelo Reverendíssimo Padre Edson Soares. Uma dinâmica em torno da fogueira permitiu aos participantes reflectirem sobre o que desejam eliminar das suas vidas.

No segundo dia, painéis sobre Educação para a Cidadania, Turismo Sol e Praia, e Promoção do Turismo Cultural foram apresentados por especialistas. Uma sessão especial com crianças e adolescentes, dinamizada por assistentes do CIGEF, ofereceu uma oportunidade lúdica para aprender sobre África e Cabo Verde.

O acampamento resultou em várias recomendações, incluindo o agendamento de uma visita do Presidente da CMSD à Uni-CV para discutir a assinatura de um protocolo tripartido em prol do desenvolvimento sustentável e inclusivo do concelho.

O IIº Acampamento Solidário e Comunitário de Cabo Verde foi um marco na promoção da igualdade de género, paz e segurança em Cabo Verde. Através da colaboração entre ACLCVBG, CIGEF, CMSD e outros parceiros, o evento destacou a importância da educação, do diálogo e da acção comunitária na construção de uma sociedade mais justa e inclusiva.

Don't have an account yet? Register Now!

Sign in to your account