IC Ponte Chinesa

No passado dia 26 de maio, a sala multiuso do Instituto Confúcio na Universidade de Cabo Verde foi palco do concurso "Ponte Chinesa" destinado a testar a proficiência em mandarim de estudantes universitários e secundários em Cabo Verde.

A fase preliminar contou com a participação de concorrentes do Instituto, escolas secundárias da Praia, de São Domingos, de Santa Cruz e da Assomada. Um total de 178 concorrentes mostraram suas habilidades no idioma chinês e compreensão da cultura chinesa por meio de discursos, caligrafia e apresentações culturais (Tai Chi, dança moderna, musica chinês).

"Ponte Chinesa" é um projeto de competição internacional de chinês em grande escala, através de uma uma plataforma, cuja finalidade é fomentar o interesse dos alunos em aprender o mandarim, bem como entender a cultura chinesa. Por outro lado, visa construir uma ponte o para aprendizado mútuo, amizade e comunicação entre jovens na China e em outros países. 

Após uma competição acirrada, um total de seis estudantes universitários – Eliane Moniz, Tayssa Veiga, Ludmila Garcia, Edson Semedo, Erica Da Silva e Cátia Lopes – dez estudantes secundários – Eline Leal, Maura Pina, Saira Pina, Sonia Pina, Lenice Carvalho, Abiana Das Dores, Jennifer Lima, Rosa Silva, Leticia Brito e Jovane Martins – qualificaram-se para a fase final.

No final do evento, a Diretora Nacional do Instituto Confúcio, Ermelinda Tavares, parabenizou os participantes e incentivou os estudantes não qualificados no concurso a participarem da competição “Ponte Chinesa” no próximo ano.

Don't have an account yet? Register Now!

Sign in to your account